A cidade de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel no Arquipélago dos Açores é o ponto de partida para quem deseja se aventurar pelo arquipélago. É como se fosse a capital, também é a maior cidade e com melhor infra estrutura para receber o turismo.
Apesar de funcionar como ponto de partida e base para percorrer a ilha, Ponta Delgada tem alguns lugares bem legais para visitar e dá para fazer praticamente tudo em um dia. Dependendo da hora da chegada do seu voo, dá para aproveitar o restante do dia para conhecer a cidade.
O que fazer em Ponta Delgada
Portas do Mar
Em 2008 a orla de Ponta Delgada passou por um enorme processo de revitalização e se tornou um dos lugares mais agradáveis da cidade. Ótimo para caminhar, apreciar a arquitetura açoriana, olhar ao fundo os vulcões da ilha e se o dia estiver favorável, tomar um banho de mar em uma piscina natural.
Este foi o primeiro lugar que eu fui logo após desembarcar em Ponta Delgada e apesar de ser outono, quase inverno, o dia estava em torno dos 25 graus e tinha uma galera tomando banho de mar nessa piscina.
A área tem vários restaurantes, bares e a marina, de onde saem os barcos de passeios de observação de cetáceos. Só para ter uma ideia, os Açores reúnem aproximadamente um terço das 86 espécies de cetáceos do mundo. Desde a gigante baleia azul, que pode chegar a 27 metros de comprimento e pesar 120 toneladas, aos golfinhos que volta e meia dão o ar da graça próximo a orla.
Portas da cidade
Um conjunto arquitetônico que representa as portas da cidade. Antigamente quando foram construídas, elas ficavam junto ao mar e era por aqui que todos que chegavam a Ponta Delgada passavam. Em 1952 elas foram retiradas do seu lugar original para dar passagem a uma nova avenida.
Igreja Matriz de São Sebastião
Até quem não gosta de turismo religioso vai se apaixonar por essa igreja cheia de personalidade e história. A arquitetura dela tem estilo gótico com influências do estilo Manoelino e Barroco.
Algo que chama bastante atenção em Ponta Delgada é a semelhança entre a arquitetura açoriana com as cidades históricas de Minas Gerais e Parati e não é coincidência, já que fomos colonizados por portugueses e muitos açorianos migraram para o Brasil séculos atrás.
Forte de São Brás
Em uma das extremidades da orla de Ponta Delgada fica o Forte de São Brás e dentro dele funciona o Museu Militar dos Açores. A construção é muito bem preservada e data do século XVI que foi erguida para defender a cidade e piratas e corsários.
Além de um enorme acervo militar, o bacana do forte é explorar as muralhas e apreciar a vista sensacional de Ponta Delgada.
A entrada custa 3 euros (adultos) e 1 euro (crianças e adolescentes), ele fica aberto de segunda a sexta das 10h às 18h e nos finais de semana das 10h às 13h30 e de 14h30 às 18h.
Dica: saindo do forte, dê a volta por trás dele e chegue ao antigo porto, tem uma escada que leva a uma muralha de onde a gente tem uma vista ótima da cidade.
Jardins
Saindo do centro de Ponta Delgada tem dois jardins que vale a pena a visita, em um deles é onde fica o Palácio de Santana, que é a sede administrativa da ilha e os jardins são abertos a visitação. A entrada custa 1 euro.
Ao lado dele fica outro jardim super bonito, o Jardim Botânico José do Canto, outro lugar que também vale a visita.
Andar pelas ruas
Esse é um dos meus programas favoritos em qualquer lugar, em Ponta Delgada foi o que eu fiz numa tarde de domingo com as ruas vazias eu pude apreciar melhor a arquitetura açoriana.
O centro é cheio de pequenas ruas, lembra bastante as vielas de Lisboa, mas saem os azulejos e entram os elementos arquitetônicos do barroco, parece muito com as nossas cidades históricas.
Louvre Michaelense
É mais uma dica de onde comer e tomar um bom café do que uma atração turística. O lugar é um café todo com decoração retrô que nos leva de volta a décadas atrás. Um ambiente super agradável e com preço excelente.
Mais informações: https://www.facebook.com/louvremichaelense/
Outros roteiros nos Açores
Roteiro das Sete cidades e Lagoa do Fogo no Arquipélago dos Açores
Roteiro pela região de Furnas na Ilha de São Miguel nos Açores
Trilha da cachoeira do Salto do Prego em Faial da Terra
Em novembro de 2016 eu viajei para o Arquipélago dos Açores e contei com o apoio daEasyJet, FUNtastic Azores e Platano Hotels. O Vou na Janela só faz parcerias com empresas em que recomenda seus serviços.
Imagem de capa: FUNTastic Azores
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Olá tudo bem? Gostei muito de suas dicas de passeio em Ponta Delgada 🙂 Se puder tirar uma dúvida: viajo para lá de navio em abril de 2018, gostaria de saber se o porto é nessa foto aí de cima, ou seja, a impressão que tenho é que desembarco e já posso ir a pé para a cidade. O horário é das 9 as 15h. É isso mesmo? Gostaria de fazer o passeio livre sem a excursão do navio 😉 Gratidão!
Oi Daniela, tudo bem? O porto é esse da foto mesmo, dentro da cidade e foi construído uns anos atrás justamente para facilitar a chegada dos turistas. Dali você consegue fazer todo esse passeio aí a pé. Fora da cidade – os passeios mais famosos, vulcões, as crateras, mirantes – tem que ser com tour.