Um dos maiores pesadelos de todos os viajantes é ficar doente ou sofrer um acidente durante uma viagem internacional. Preciso confessar que eu passei mal no Camboja e precisei de atendimento médico e se não fosse o seguro viagem internacional, eu estaria no mínimo perdido.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o seguro viagem, como ele funciona e se é obrigatório para todos os países e se vale a pena fazer um seguro viagem. Eu vou tentar responder a maioria das perguntas que eu recebo frequentemente aqui e explicar como contratar o seguro viagem.
Tudo sobre seguro viagem internacional
Explicando rapidamente, o seguro viagem é como um convênio médico que você paga por um determinado período enquanto estiver viajando. Mas ele vai além da cobertura médica e tem planos que cobrem do extravio de malas até o repatriamento do contratante em caso de morte. Todas essas informações ficam bem claras na hora de contratar o seguro viagem e vocês podem escolher o que melhor atender às suas necessidades.
Qual é a diferença entre seguro viagem e assistência viagem
Aqui é onde surge a primeira dúvida do viajante, é que existe uma grande diferença entre assistência viagem e seguro viagem internacional.
O Seguro Viagem prevê que o usuário pague todas as despesas médicas e hospitalares e depois peça o reembolso junto à seguradora. Pode parecer um mal negócio, mas a vantagem é que você pode procurar qualquer lugar para ser atendido, independente da rede de estabelecimentos conveniados.
Já a Assistência Viagem é o contrário, neste caso o usuário não paga absolutamente nada. Mas ele precisa entrar em contato com a seguradora antes e ela vai indicar qual o hospital conveniado e às vezes pode ser bem longe de onde o contratante estiver. Só em casos de urgências que eles acionam o hospital mais próximo.
A maioria das seguradoras oferecem os dois serviços no mesmo pacote, mas vale sempre confirmar essa informação antes de contratar o serviço.
Quanto custa o seguro viagem?
Bem mais barato do que a maioria imagina! Fazendo uma pesquisa rápida e simulando uma viagem de 1 semana na Europa, a gente encontra planos a partir de R$ 77,52. É uma parcela super pequena do seu orçamento de viagem e vai representar uma dor de cabeça a menos durante uma viagem.
Olhado esse plano mais de perto, a gente vê que eles tem uma boa cobertura de até 40.000 dólares para despesa médica hospitalar, além de assistência odontológica e farmacêutica.
Mas este é só um exemplo, tem planos mais completos e vale muito pesquisar para saber qual é o plano vai te atender melhor, ok?
Seguro viagem internacional é obrigatório?
Sim! Para a maioria dos países o seguro viagem internacional é obrigatório. Na Europa, por exemplo, o viajante deve ter um seguro com cobertura de até 30.000 euros para despesas médicas e hospitalares.
E se no momento da imigração o oficial constatar que o viajante não possui a apólice de seguro viagem, ele pode ser proibido de entrar no país, e a sua viagem acaba ali mesmo.
Seguro viagem do cartão de crédito
Talvez você não saiba, mas o seu cartão de crédito pode ter seguro viagem incluído. Confesso que eu demorei pra descobrir que o meu cartão me oferecia esse benefício.
Em geral, cartões com status platinum ou superior incluem seguro viagem internacional. Alguns cartões exigem que a passagem aérea tenha sido comprada com o cartão, para outros, apenas a tarifa de embarque é exigida, bom para quem for viajar com milhas.
Recomendo entrar em contato com a operadora do seu cartão para saber se ele possui o seguro e como fazer para usar. No meu caso, a Mastercard tem um portal onde a gente insere os dados pessoais e ele emite a apólice de seguro. Tudo online e muito fácil, em menos de 10 minutos eu já resolvo tudo.
Como escolher a melhor seguradora
Escolha sempre uma operadora grande e com presença internacional, elas têm uma estrutura de atendimento melhor e uma rede conveniada mais ampla. E com as grandes seguradoras o processo de autorização de uso do serviço é mais rápido também.
No Camboja eu usei o seguro a AIG, conveniada a Mastercard. Na ocasião eu entrei em contato e o médico foi até o hotel me atender e medicar. Entre a ligação para a operadora e a chegada do médico, foram menos de 2 horas. Lembrando que não era uma situação emergencial. Eu também não gastei nada com medicamentos, tudo estava coberto.
Como fazer o seu seguro viagem internacional
Eu recomendo usar o site da SegurosPromo, ele é um grande agregador que faz a contação com diversas seguradoras, é tipo um Skyscanner do seguro viagem. Lá tem a Sulamérica, Assist Card, Travel Ace, Affinity e muitas outras.
O Vou na Janela tem uma parceria com a SegurosPromo com um cupom de desconto de 5% para os nossos leitores: VOUNAJANELA5.
Para fazer o seguro é muito fácil. Entre no site da SegurosPromo e coloque os dados da sua viagem. O site vai exibir todos os planos, escolha o que melhor te atenda.
No fim, insira o código de desconto do VOUNAJANELA5 e finalize a compra. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros e você receberá no seu email toda a documentação a instruções para viajar tranquilo.
Conselho de amigo
Nunca viaje sem o seguro viagens internacional, além de ser item obrigatória para entrar em diversos países, ter uma emergência médica no exterior e ter que pagar para ser atendido em dólar ou euro, vai custar uma fortuna! Atendimento médico na Europa ou nos Estados Unidos custa muito caro mesmo. Com o seguro viagem você não terá essa dor de cabeça e esse buraco na sua conta bancária no fim da viagem.
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Obrigado pela ajuda, conhece algum seguro europeu o internacional?
Adorei a dica muito boa mesmo amei.
Obrigado, Iara =)