A palavra Kremlin em russo significa “fortaleza” ou “cidade fortificada” e a Rússia tem algumas dezenas de deles e claro, o mais famoso é o da Praça Vermelha. Mas outro lugar bem conhecido entre os russos é o Kremlin de Izmailovo.
Ele fica no distrito de Izmailovo, nas cercanias de Moscou, foi construído entre 1998 e 2007. Por tanto, não é um lugar histórico, mas um centro de resgate e preservação da cultura russa. A arquitetura do Kremlin de Izmailovo é inspirada nos antigos palácios dos Czares e nas ilustrações de livros de conto de fadas russos.
A primeira impressão que a gente tem do Kremlin de Izmailovo é de exagero. Uma profusão de cores de detalhes revestindo torres, pavilhões, passarelas e pontes. Uma confusão visual, que a gente não sabe exatamente para onde olhar.
Passado o quase susto inicial, é hora de explorar o lugar. Por ser um grande centro cultural, o Kremlin de Izmailovo tem vários museus, espaços de atividades, feiras de artesanato e muitas barraquinhas e restaurantes típicos. Como a grande maioria dos visitantes são russos, a gente não encontra praticamente nenhuma informação em inglês. O que compromete a experiência, então a gente fica só no visual.
Entre os museus que funcionam lá dentro, estão o Museu da Frota Russa, Museu dos Brinquedos, o Museu de Costumes Russos, o Museu do Pão, até um museu dedicado ao chocolate. O Museu dos Brinquedos é interessante, mas o mais procurado é o Museu da História da Vodka.
O museu, claro, conta a história da bebida nacional, possui mais de 1000 variedades e o ingresso dá direito a uma degustação.
Como chegar ao Kremlin de Izmailovo
A melhor maneira de chegar até lá é de metrô, tem duas estações pertinho, a Estação Izmailovo (linha 14) e a Partizanskaya (linha 3), esta é a melhor opção. Já que a estação Izmailovo fica mais longe.
Saindo do metrô, basta virar a esquerda e seguir reto, passando a primeira esquina você já vai ver o Kremlin a uns 400 metros.
Lei aqui como usar o metrô de Moscou sem complicações
Para entrar no Kremlin de Izmailovo a gente não paga nada, só os museus e atividades que são cobrados.
Dicas de hospedagem barata em Moscou
Eu escrevi um post explicando os melhores lugares para se hospedar em Moscou e também onde evitar. Leia o post aqui.
Confira aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Moscou: clique aqui
Compre aqui seus passeios em Moscou
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram