
Confesso que eu estava ansioso para passar pela imigração em Moscou, eu não fazia ideia do que poderia acontecer. Seria fácil? Algum interrogatório? Os Russos tem a fama de serem truculentos e a gente entende quando conhecemos o passado desse país.
Eu li relatos em alguns sites e blogs de viagens em que diziam que os Russos estavam mais flexíveis e amigáveis com quem visita o país. E realmente precisa ser, já que a Rússia é a sede da Copa do Mundo de 2018. E se você pretende visitar o país, sendo na Copa ou não, eu vou explicar como foi a imigração em Moscou e dicas de como ir do aeroporto até o centro da cidade.
Brasileiros precisam de visto para a Rússia?
A resposta é: não! Cidadãos brasileiros não precisam de visto para visitar a Rússia. A permissão é dada na entrada e vale para 30 dias. Caso você precise ficar um tempo maior, é necessário obter um visto de acordo com as suas necessidades direto nos consulados e embaixadas.
Como foi passar pela imigração em Moscou
Eu cheguei em Moscou pelo Aeroporto Sheremetyevo, um dos principais de Moscou. Além dele são outros dois aeroportos: Domodedovo e Vnukovo. Eu vinha de um voo procedente de Roma com a Alitalia e desembarquei em Moscou pouco depois das 3 horas da manhã.
O Aeroporto Sheremetyevo é moderno e funcional, mas não tem placas indicando o controle de imigração, porém, basta seguir as placas de saída (exit) ou restituição de bagagens (baggage claim) que você chega lá. Todas as indicações são em inglês e russo, o que facilita demais a nossa vida.
Em um ponto do aeroporto você vai encontrar o controle de imigração. São 3 filas: uma para diplomatas, uma para cidadãos russos – essas duas são sinalizadas em inglês com um letreiro luminoso – e a terceira, toda escrita e russo, que é a fila das demais nacionalidades.
O que não deixa de ser estranho, é que a fila onde deveria ter uma indicação em inglês, não tem. Mas é só ficar atento que não tem como errar.
Dica: nem pense em usar o celular enquanto estiver na fila, muito menos fazer fotos desse lugar, é proibido. E os guardas ficam de olho.
Quando chegou a minha vez, o oficial de imigração não tinha cara de muitos amigos e na Rússia isso é bem comum. Não espere um sorriso ou gentileza deles. O cara pegou meu passaporte, olhou todos os carimbos, folha por folha. Escaneou e me deu um formulário para assinar em duas vias.
Carimbou meu passaporte e pronto. Não fez nenhuma pergunta, confesso que por baixo do casaco pesado eu estava suando de nervoso. O formulário que eu assinei, uma via ficou com ele e a outra ele me devolveu. Não explicou nada, mas esse formulário precisa ser devolvido quando você for sair da Rússia, por tanto, é melhor não perder esse formulário por nada. Pronto! Sobrevivi a imigração em Moscou e eu nem sonhava que seria tão fácil.
Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Rússia. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.
Depois dessa etapa eu fui pegar a minha mala que já estava na esteira. Antes de sair da área fechada eu já comprei o bilhete do Aeroexpress, o trem que liga o Aeroporto Sheremetyevo ao centro de Moscou, falo melhor disso adiante. Em seguida passei direto pela fila da alfândega e já estava na área aberta do aeroporto.
Fuja dos taxistas
Quando você sair da área aberta, uma multidão de taxistas irá te abordar. A dica principal: fuja deles. Até mesmo o pessoal do aeroporto recomenda não pegar um táxi e eu li relatos assustadores em outros blogs.
Como tentativa de extorsão, ameaças e coisas desse tipo. Eu li um relato onde o passageiro combinou o valor da corrida e chegando no destino o cara cobrou novamente, diante da recusa o taxista abriu o porta-luvas do carro e mostrou um revólver.
E o trem que liga o Aeroporto Sheremetyevo ao centro de Moscou é excelente e mais barato que o táxi.
Como ir do Aeroporto Sheremetyevo ao centro de Moscou
O Aeroporto Sheremetyevo é conectado ao centro da cidade pelo Aeroexpress, um serviço de trem expresso que faz o trajeto em 40 minutos até a Estação Belorussky. Os trens partem a cada 30 minutos, das 5h da manhã até 0h30.
Eu comprei o bilhete de ida e volta em uma máquina de vendas dentro da área fechada do aeroporto. Mas do lado de fora da estação de onde parte o Aeroexpress tem várias máquinas e balcões de vendas.

O sistema das máquinas está disponível em vários idiomas (inglês, alemão, espanhol, italiano, francês, chinês e claro, em russo).
O procedimento é intuitivo e não tem erro, basta seguir o passo a passo. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito. Como eu ainda não tinha trocado dinheiro, eu paguei no cartão. A tarifa ida e volta custa 1.000 Rublos para classe econômica (deu 57,00 reais no câmbio do dia) e eu achei um ótimo preço.

Depois é só seguir as placas indicando o Aeroexpress até chegar na estação do trem. Mas prepare as pernas pois a caminhada é longa.


Chegando na estação, basta passar o bilhete no leitor da catraca, conferir de qual plataforma o trem irá partir (são duas plataformas) e embarcar.
O primeiro vagão do trem é da Classe Executiva e os demais da Classe Econômica, que é um ótimo serviço e honestamente, não vale a pena pagar o bilhete da Classe Executiva por esse trajeto, já que é uma viagem super curta. Dentro dos vagões tem alguns racks para colocar as malas maiores, eles ficam nas extremidades dos vagões.
Os trens também tem internet wi-fi, mas acabei não testando pois estou com um chip da EasySIM4U no meu celular.
A viagem é tranquila e a Estação Belorussky é conectava a imensa rede de metrôs de Moscou. De modo você pode chegar facilmente ao seu destino.





Como ir dos aeroportos Domodedovo e Vnukovo ao centro de Moscou
O Aeroexpress também funciona nesses dois aeroportos e o procedimento para compra é exatamente como eu coloquei acima.
Os trens que partem do Aeroporto Domodedovo chegam na estação Paveletsky e funcionam das 6h à 0h. Já os trens que saem do Aeroporto Vnukovo chegam na estação Kievsky e também funcionam das 6h à 0h.
Leia mais
Como usar o metrô de Moscou
Onde se hospedar em Moscou
Compre aqui seus passeios em Moscou
Reserve um hotel em Moscou
Confira aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Moscou: clique aqui
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Olá Fabricio, tudo bem?
Farei o mesmo caminho que você amanhã. Vou ficar em Moscou por cerca de um mês e meu vôo também será pela a Alitalia com conexão em Roma. Uma coisa que não ficou claro pra mim é se, chegando em Roma eu preciso passar pela imigração, já que a Rússia não faz parte do espaço Shengen ou se eu já posso desembarcar e me dirigir ao portão de embarque de uma vez. Você poderia esclarecer isso por gentileza? Procurei em muitos lugares e não achei informação conclusiva a respeito disso. Como você fez exatamente o mesmo trajeto, certamente saberá me dizer. Desde já agradeço pelas informações já contidas no post e por esclarecer. Abraço
Oi Wallisson, tudo bem? Não, você não precisa fazer a imigração. O portão de embarque dos voos que são para fora do espaço Schengen ficam antes da imigração. É bem provável que o seu desembarque do Brasil e o embarque para a Rússia sejam no mesmo satélite do aeroporto de Roma, onde a Alitalia opera os voos de fora do espaço Schengen.
Olá boa tarde Fabrício Moura! Amei seus post. Vou viajar a Rússia, na verdade imigrar e preciso de ajuda com os trâmites para esse fim. Por gentileza, poderia me dizer se Tem alguma assessoria que faz todo esse procedimento, Por favor ?! TEM INSTAGRAM?! O FACEBOOK NAO TE ENCONTRO. Obrigada!
Oi Cristina, eu não faço esse trabalho e também não conheço quem possa te ajudar.
Olá Fabrício, estou planejando uma nova trip e seus posts tem me ajudado muito. Sabe dizer se o aeroexpress faz uma parada intermediária na estação Okruzhnaya? Pelo google maps e pelo site do trem, parece que há uma estação assim, e para mim ficaria mais fácil descer nessa estação e cambiar pro metrô, do que descer na estação Belorrusky.
Oi Fabricio, tudo bem? Vi você falando que estava com o Easy Sim4you na Russia. Eu vou prá Russia em 20 dias e já comprei esse chip. Ele funciona direito em Moscou e São Petersbrugo?? Estou indo sem tour, sem guia, e se eu ficar sem internet para mapasvai ser dificil rsss. Abraços e Obrigada!
Oi Natália, tudo bem? Usei sim, e não funcionou direito, às vezes era tão lento que nem mensagem de texto eu conseguia mandar. De uma forma geral, a EasySim não funciona bem na Europa. Em maio e junho eu usei o chip da Yes Brasil e amei, a velocidade era perfeita. Pegava o 4G até nas vilinhas do interior da Polônia. Recomendo: http://www.vounajanela.com/usando-o-celular-no-exterior/chip-de-viagem-na-europa/
Oi Fabrício! Muito legal seu blog, parabéns! Vou à Moscou do Brasil e com conexão na França – CDG, o tempo de conexão é de 6h50min e não pretendo sair do aeroporto. Neste caso, você sabe se preciso passar pela imigração na França? Obrigada 🙂
Não precisa passar pela imigração, a não ser que vc saia do aeroporto.