Em dezembro do ano passado, eu viajei para Santiago pela LAN. Quando planejava a minha viagem, eu soube que a empresa estava iniciando os vôos para o Chile com os novíssimos Boeing 787 Dreamliner, o avião mais moderno em operação. São dois horários por dia operados com o modelo e eu queria muito voar para Santiago no 787 e comprovar se a fama era legítima.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar para Santiago com a LAN Airlines
Checkin
Desde setembro do ano passado, LAN e TAM operam seus vôos internacionais no novíssimo Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Eu cheguei ao aeroporto com 3 horas de antecedência, que sairia no fim da tarde, estávamos no horário de verão e como no Chile anoitece mais tarde nessa época, todo vôo foi diurno.
O checkin poderia ser feito nos tótens de autoatendimento, online ou via aplicativo. Eu fiz no app da TAM e só despachei a mala, o procedimento não demorou mais do que 5 minutos.
A aeronave
O avião, como eu disse, é um moderno Boeing 787-8 Dreamliner, a LAN está renovando toda sua frota de longo curso com essas aeronaves, modelos -8 e -9. O modelo já voa para a Europa e Estados Unidos a noite e durante o dia para destinos sul americanos. Até os vôos que partem de Santiago até Austrália e Nova Zelância, que antes eram operados pelos quadrimotores Airbus A340-300, já estão sendo feitos com os Dreamliners.
O Dreamliner vem com um enorme pacote e inovações, a começar pela aerodinâmica avançada, que usa o vento a seu favor. Lembram do vídeo do Dreamliner da Vietnã Airlines quase decolando na vertical?
As janelas são 30% maiores que as janelas dos outros modelos e não tem a tradicional cortina. Ela é escurecida eletronicamente pressionando um botão, com 5 níveis de luminosidade.
O avião também tem um sistema de ar condicionado que evita o ressecamento do ar, o que para mim, é uma das melhores inovações do modelo. Ele também vem com um sistema que evita turbulências e se forem inevitáveis, reduz os efeitos. Além de ser o avião mais silencioso em operação, na sua categoria. De acordo com a Boeing, 60% menos que os concorrentes.
Eles vem equipados com 247 lugares, sendo 217 na econômica na configuração 3-3-3 e 30 poltronas flat-bed na configuração 2-2-2 na executiva.
Embarque
O embarque começou a ser feito 40 minutos antes da decolagem. Primeiro as prioridades, seguido dos passageiros da executiva e membros fidelidade. Por último o pessoal da econômica, primeiro os da última seção da aeronave e depois os passageiros da parte central do avião.
Nas poltronas tinham travesseiros, mantas e fones de ouvido. A qualidade é sempre a mesma, né? Mas quebra um galho num vôo de menos de 4 horas até o Chile.
Todo o speech é feito em espanhol e inglês, mesmo sendo um vôo dominado por Brasileiros, mas não chega a ser um problema. A tripulação é toda chilena e são bem simpáticos e se esforçam para entender o português.
Serviço de bordo e entretenimento
O vôo saiu pontualmente e alguns minutos após atingir a altitude de cruzeiro, a tripulação começou o serviço de bordo. Só tinha uma opção: sanduíche frio, uma torta de chocolate de sobremesa, biscoitos e um queijinho. Para beber: sucos, refrigerantes, água e vinho. Para um vôo curto, é bem aceitável esse lanche, mas servindo de comparação, a SKY Airline serve uma refeição completa no mesmo trajeto.
Após o lache foi a hora de explorar o entreteninento de bordo. Eles tem uma boa variedade filmes, séries e programas de TV. Alguns filmes bem atuais, recém saído dos cinemas. As telas são de 9 polegadas touch screen. A boa surpresa é a porta USB para recarregar a bateria do celular ou conectar outros dispositivos.
Mas o melhor entretenimento é o sobrevôo da Cordilheira dos Andes e como o vôo foi todo diurno, deu para ver com clareza as montanhas. Uma dica importante: no vôo de ida, prefira as poltronas do lado direito e na volta, os lugares do lado esquerdo da aeronave.
O vôo todo foi super tranquilo, sem as famosas turbulências que sempre afetam as aeronaves no sobrevôo da Cordilheira. O pouso também foi muito suave, veja esse vídeo que eu fiz em time-lapse:
Eu fiz esse mesmo trecho também na SKY Airline e um outro ponto positivo para a SKY, além da refeição, é que a tripulação já distribui os dois formulários que devem ser apresentados na imigração ainda durante o vôo. O que facilita a vida dos passageiros no desembarque no aeroporto de Santiago.
***
Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.
Para mim, a Providencia é o melhor bairro para ficar em Santiago. No bairro temos fácil acesso a maioria das atrações da cidade.
Na minha primeira viagem eu fiquei no Hotel Boutique Tremo e foi uma excelente escolha. Era um hotel pequeno, com tudo novinho, confortável, com bom café da manhã e uma bela banheira de hidromassagem no quarto.
Na segunda viagem eu fiquei em um outro hotel ali pertinho, o Mito Casa Hotel Boutique, que também foi uma ótima escolha. Na terceira vez que eu estive em Santiago, eu me hospedei no NH Ciudad de Santiago, que por ser um bom hotel de rede, não tem muito como errar e eu recomendo muito.
Outro bairro muito procurado é a Bella Vista, eu tenho amigos que ficaram no The Aubrey Boutique Hotel e amaram. Em uma próxima ocasião eu tentaria me hospedar nele.
Como é passar pela imigração em Santiago
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago
O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno
Termas Colina e Embalse El Yeso
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra
O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Fui de Lan para o Chile em 2013.
Pensa num avião confortavel.
Eu adorei
Ela é ótima né? Também fui na Sky, tem review aqui no blog, foi bemmmm apertadinho.
Olá
Na ida você sugere as poltronas no lado direito de quem entra na aeronave, tipo A B C ?
Sds
No vôo de ida eu recomendo lado direito, poltrona L. Se for no 787, na econômica escolha as últimas poltronas pra asa não atrapalhar a visão. Na executiva não tem problema. Na volta, escolha o lado esquerdo, poltrona A.
Abraços!
Fiquei confuso com a informação sobre o melhor lado para ter a vista da cordilheira, por que vários blogs informam o inverso, que é melhor a esquerda na ida que da para ver o Aconcagua. O que me diz, irei no final de março nesse voo, chega em Santiago perto das 20:00, ainda estará claro para ver algo da cordilheira ?
Oi Alvaro, eu já fiz esse vôo 3 vezes. Na ida sempre foi melhor o lado direito e na volta o esquerdo. Se eu fosse voltar, compraria essas poltronas. Em março já vai estar escurecendo um pouco mais cedo, mas ainda vai dar pra ver.
Ola, apenas para deixar meu relato, voei no ultimo dia 20/03 e volta 01/04 ida e volta com o 787-8, foi bem legal, no meu caso, na ida que foi no meio da tarde serviram refeição, um ravioli, sobremesa e vinho, de pois wisky. Na volta que foi pela manhã um omelete com batatas além de frutas.
Quanto ao avião, não achei tão silencioso como ouvi falar, mas no mais é muito bom, realmente te da a sensação de um voo internacional ao contrario do narrow-body. Entretenimento a bordo muito bom, e a tripulação chilena, foi simpática e prestativa.
Quanto a vista da cordilheira, na ida deu pra ver e filmar, um pouco antes de escurecer, mas tinha pouca neve, já a volta pela manhã estava muito fechado e não deu pra ver nada.
O check-in na ida, deu para fazer dos 2 voos , Curitiba-SP e SP-Santiago imprimindo os bilhetes em casa, mas na volta o sistema só me permitiu fazer do voo doméstico, o voo da LAN Santiago-SP tive que fazer no aeroporto, não gostei dessa parte.
No mais, tudo muito bom.