Se você tentou reservar hotéis para a Copa do Mundo do Qatar nas mais conhecidas plataformas, como o Booking.com, provavelmente não encontrou disponibilidade. Ou talvez tenha encontrado poucas opções de acomodação e todas com preços estratosféricos. Não, você não está fazendo a busca de forma incorreta. A falta de opções de hospedagem para Copa do Qatar é um problema real e pode se tornar um fiasco.
Em 2010 o Qatar, este pequeno emirado localizado na região do Golfo Pérsico, ganhou o direito de sediar o evento. O primeiro mundial a ser realizado em um país do mundo árabe venceu concorrentes de peso como os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a Austrália.
Há mais de uma década o país se prepara para o evento e se antecipou em diversas frentes. Construiu do zero um enorme sistema metroviário que já conecta o Aeroporto Internacional Hamad, a principal porta de entrada do Qatar à zona hoteleira e aos estádios. Será a copa com maior mobilidade onde vai ser possível assistir a mais de uma disputa por dia, em diferentes localidades.
O Comitê Supremo da Copa do Qatar fez brotar das areias do deserto uma cidade inteira, Lusail, uma das cidades-sede. Renovou estádios clássicos como o Khalifa International e construiu novos estádios que já estavam prontos antes mesmo da Copa da Rússia, realizada em 2018, chegar ao fim.
Doha, a capital do Qatar, se renovou, despontando como uma das mais vibrantes metrópoles da região. Um legado que vai perdurar para sempre neste pequeno e rico país do oriente médio.
Porém, talvez tenham se esquecido de um detalhe importante ou até mesmo subestimado a popularidade de um evento destas dimensões, o primeiro desde o começo da pandemia da Covid-19, está faltando hospedagem no Qatar.
Leia mais:
Regras atualizadas para entrar no Qatar
O que fazer em Doha em 3 dias
Onde ficar em Doha
Como funciona a conexão no aeroporto de Doha
Pode faltar hospedagem para a Copa do Qatar
A Copa do Qatar terá 5 cidades-sede: Doha, Lusail, Al Wakrah, Al Khor e Al Rayyan. Com exceção de Al Khor, todas as outras cidades orbitam ao redor de Doha. Al Khor é a cidade mais distante da capital, localizada a 50 km ao norte de Doha.
Por conta da proximidade das cidades-sede com a capital, toda a infraestrutura voltada para acomodar os visitantes foi concentrada em Doha e este pode ter sido um grande erro, já que no fim do dia, todos os visitantes irão se afunilar na cidade.
O grande desafio do Qatar agora não é construir estádios, vias de acesso ou um sistema de transporte em massa, mas encontrar soluções para acomodar 1,2 milhões de pessoas que devem comparecer ao evento.
Doha possui uma excelente rede hoteleira, que atende a todos os gostos e orçamentos. Rede que consegue atender com folga e até mesmo com ociosidade a demanda normal de visitantes, muitos em longas conexões com a Qatar Airways. Entretanto, esta rede não está preparada para absorver uma explosão demográfica instantânea que chega a 40% da população do país, que é de 2,8 milhões de habitantes.
Some a isso o enorme interesse do mundo pelo primeiro grande evento dessa possível era pós-covid. Um exemplo claro do interesse serão os três voos diários que a Qatar Airways pretende operar entre São Paulo e Doha com aeronaves Boeing 777-300ER, o que soma mais de mil pessoas por dia viajando entre os dois países. Imaginem este interesse em escala global?
O que está sendo feito?
O Qatar não quer fazer feio na Copa e depois de tanto planejamento na construção da impecável infraestrutura esportiva, faltar opções de hospedagem pode tirar o brilho do evento.
Depois que o alerta vermelho soou no gabinete que cuida do evento, cerca de 100 novos hotéis começaram a ser construídos a toque de caixa e ficarão prontos até a Copa. Estes novos hotéis, somados a mais de uma centena de hotéis já existentes, disponibilizarão mais de 50 mil leitos. Contudo, apesar do esforço, a conta ainda não fecha.
Além dos hotéis, o país está se movendo em busca de opções alternativas como barcos e navios de cruzeiro ancorados na orla de Doha, apartamentos, casas, tendas beduínas e até acomodações em residências particulares. Fazendo uma busca hoje, já é possível encontrar algumas opções de acomodações alternativas, como barcos ou iates.
O comitê organizador do evento contratou dois navios de cruzeiro da MSC que juntos podem ofertar até 8 mil leitos.
Em Al Wakrah, cidade ao sul de Doha e nas proximidades do Aeroporto Hamad, é uma das cidades sede e nela estão sendo construídos dois bairros inteiramente novos, Madinatna e Barahat Al Janoub que acomodarão mais de 35 mil visitantes e depois da Copa serão bairros residenciais.
Se receber os viajantes de longas distância é inevitável, o país vai facilitar a entrada dos vizinhos e estimular as viagens no esquema de “bate e volta”. A Qatar Airways lançou voos e pacotes para os torcedores do Kuwait, Omã, Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
A ideia é oferecer aos torcedores destes países o acesso rápido, chegando pela manhã, assistindo a um dos jogos e retornando aos seus países de origem no fim do dia, sem a necessidade de hospedagem.
Como reservar um hotel para a Copa do Qatar
Para tentar controlar as reservas e otimizar os leitos disponíveis, o governo do Qatar limitou os hotéis a comercializarem os seus leitos, seja através de seus canais próprios ou de plataformas de reservas como o Booking.com.
É possível encontrar opções de acomodações no Booking.com para o período da Copa, como vocês podem verificar neste link. Contudo, são poucas as opções e ideais para grupos de pessoas.
Por outro lado, o comitê local contratou a Accor para fazer a gestão das reservas das novas acomodações e que só podem ser feitas através dos canais oficiais e muitas opções estão vinculadas a pacotes que já incluem os ingressos para alguns jogos.
Quanto custa assistir um jogo na Copa do Qatar?
Se por um lado será uma copa da mobilidade, onde será possível assistir mais de um jogo por dia, certamente, a Copa do Qatar promete ser a mais cara da história.
Comprando o pacote mais barato, para assistir a apenas 1 jogo, o custo é de 940 dólares. Assim, o sistema abre para você uma janela de 4 diárias em Doha, sem a possibilidade de adicionar mais diárias. Em seguida é preciso reservar o hotel e na ocasião da produção deste texto, a acomodação mais barata para 4 diárias em Doha estava em 4.950 dólares. Ingresso e hospedagem, no câmbio de hoje custaria mais de 30 mil reais além do IOF de quase 7%, apenas para ver um jogo da Copa do Qatar.
E os preços só tendem a subir, nunca baixar, visto que o turismo está altamente aquecido neste momento e a Copa do Qatar será o primeiro grande evento mundial deste possível momento pós-pandemia.
***
E vocês, têm planos de ir para a Copa do Qatar? Conte aqui nos comentários. O Vou na Janela criou um portal só sobre o Qatar, com todas as informações necessárias para organizar a sua viagem. É o Guia do Qatar!
***
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar