A Torre de Belém em Lisboa é um dos maiores símbolos da capital portuguesa e, claro, de Portugal. Parada obrigatória para quem visita a cidade, a famosa torre está entre os monumentos portugueses mais visitados. Neste post eu mostro como visitar a Torre de Belém em Lisboa e o que esperar da visita.
***
Construída entre 1514 e 1519 – pouco depois da chegada dos portugueses ao Brasil, a torre foi erguida na entrada do Rio Tejo durante o reinado de D.Manuel I para proteger a cidade dos invasores. A torre também representa a expansão marítima de Portugal além de ser considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e Monumento Nacional.
Talvez você nem imagine, mas a torre ficava dentro do rio, como uma ilha de defesa da capital portuguesa. Com o passar dos anos, o assoreamento do rio e os aterros que foram feitos no bairro, a torre ficou junto da margem do Rio Tejo.
A torre possui riqueza de detalhes semelhante ao Mosteiro dos Jerónimos, afinal, ambas as construções seguem o estilo arquitetônico conhecido como “manuelino”, que surgiu justamente no reinado de D.Manuel I e por isso o estilo leva o nome do monarca.
Leia mais:
O que fazer em Lisboa em 3, 4 ou 5 dias
Onde se hospedar em Lisboa
Como visitar a Torre de Belém em Lisboa
Como o próprio nome diz, a torre fica localizada no emblemático bairro de Belém. Distante cerca de 7 quilômetros do centro de Lisboa e para chegar até lá, as melhores maneiras são: os bondes (eléctricos) ou os ônibus (autocarros), já que o metrô não chega até aquela parte da cidade.
Você pode pegar o Eléctrico 15E, que sai da Praça da Figueira e passa também em frente à estação de metro Cais do Sodré. É justamente neste ponto que eu costumo pegar o bonde quando vou a Belém. Um dos pontos de parada em Belém é exatamente em frente ao Mosteiro.
Sobre os bondes, existem veículos mais novos e biarticulados, assim como os clássicos e antigos eléctricos amarelinhos. O preço da passagem custa 3 Euros e precisa ser pago com os cartões Viva Lisboa/Viva Viagem ou gratuito com o Lisboa Card, que inclui o uso ilimitado dos transportes públicos de Lisboa (bondes, ônibus, metrô ou trem).
Já os ônibus, vocês podem pegar no mesmo ponto o 704, 714, 727, 728, 729, 751, 113, 144 ou o 149 que também seguem até Belém e a forma de pagamento é a mesma citada acima.
Chegando em Belém, basta seguir em direção à margem do Tejo para encontrar a Torre, que fica a uma curta distância do Padrão dos Descobrimentos e do Mosteiro dos Jerónimos.
Como comprar a entrada da Torre de Belém em Lisboa
As entradas custam 6 EUR e podem ser compradas na hora, entretanto, eu recomendo comprar online pois as filas são imensas e o fluxo de visitantes dentro da torre é controlado.
Contudo, a melhor forma de visitar a torre é com o Lisboa Card, o passe que inclui a entrada em várias atrações em Lisboa, além do uso ilimitado do transporte público. Com o Lisboa Card é só chegar, apresentar o cartão e entrar na torre. Lembrando que o cartão também vale para visitar o Mosteiro dos Jerónimos.
Aqui eu explico como usar o Lisboa Card e o que está incluído e você pode comprar o cartão online.
Como é a visita
A Torre de Belém em Lisboa é tão rica em detalhes quanto o seu irmão maior, o Mosteiro dos Jerónimos. Basta observar na fachada os inúmeros símbolos nacionais. Como os diversos brasões, elementos que simbolizam os navegadores portugueses, as conquistas e até mesmo detalhes pouco conhecidos, como o rinoceronte que o Rei D.Manuel I ganhou de um mandatário indiano.
A torre é pequena e a visita não leva mais de 1 hora. Entramos na torre por uma passarela de madeira e chegamos ao baluarte, a parte mais baixa da torre. Um belo salão com arcos no teto e que funcionava como o paiol. Ali ficavam os canhões que eram usados para defender a entrada do Tejo.
Subindo a escadaria estreita chegamos ao pátio externo da torre, o terraço do baluarte. Repleto de detalhes todos esculpidos a mão, era uma das principais áreas de defesa da torre.
Deste ponto, subimos pela parte mais alta da torre, que possui 4 andares e a entrada é controlada por grupos, para evitar o congestionamento nas escadas estreitas. Cada andar tinha uma funcionalidade, como a Sala do Governador, a Sala destinada aos Reis, uma sala para audiências e uma capela.
No primeiro andar temos uma excelente vista através de uma grande varanda. Se você achar que a torre se parece com um barco navegando pelo Tejo, você não se enganou. Afinal, a torre também celebra os grandes navegadores portugueses.
Visitar a Torre de Belém em Lisboa é parada obrigatória para quem visita a cidade. Recomendo combinar a visita com o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos.