
Considerada a praça mais importante de Lisboa, a Praça do Comércio já foi a principal porta de entrada da capital portuguesa, muito antes de existirem os aviões que hoje pousam freneticamente no Aeroporto Internacional de Lisboa. E essa história é bem bacana, dá uma olhada!
***
Em 1755, Lisboa foi atingida por um terremoto destruidor, que reduziu praticamente toda a cidade aos escombros. O chamado “grande terremoto” arrasou a capital forçando uma massiva reconstrução ao longo dos anos seguintes.
Neste cenário que entra em cena a Praça do Comércio, que foi construída onde ficava o antigo Palácio Real, que desabou no grande terremoto.

Finalizada em 1873, a Praça do Comércio se tornou a principal porta de entrada de Lisboa e consequentemente de Portugal. Todo o comércio marítimo acontecia ali, como o vai e vem de mercadorias de todas as partes do mundo e, claro, das colônias portuguesas. Nesta época o Brasil já era independente de Portugal, contudo, todo o comércio entre os dois países acontecia ali.

Quando inaugurada, a praça era chamada de Terreiro do Paço, por conta do Palácio Real que ali existia e que era chamado de Paço da Ribeira. Inclusive, até hoje, muitos portugueses se referem ao lugar dessa forma.
O que ver na Praça do Comércio
Com seus 36 000 m², ela é considerada uma das maiores praças da Europa. Rodeada por casarões históricos desenhados pela equipe do Marquês de Pombal e que ainda abrigam setores governamentais. Entretanto, a função divide espaço com centros culturais, museus, bares e restaurantes.

No centro da praça, a imponente estátua de José I olha em direção do Rio Tejo. Esculpida em bronze em 1775 por Machado de Castro, ela homenageia o monarca que governava Portugal na época do grande terremoto.
Ao fundo da Praça fica o imponente Arco Triunfal da Rua Augusta. Finalizado em 1873, o arco celebra a reconstrução de Lisboa. Entretanto, é lá de cima temos uma bela vista da Praça do Comércio e claro, da Rua Augusta, a mais importante da baixa.


Mas o que atrai uma pequena multidão todos os dias à Praça do Comércio é a bela vista que temos do Tejo, especialmente ao fim do dia. Certamente um dos lugares mais bonitos para curtir o pôr do sol, que na minha opinião, só perde para a vista do Elevador da Justa.

Como visitar
Se você estiver na baixa – região central de Lisboa – basta seguir reto pela Rua Augusta.

Contudo, o acesso também pode ser feito através da estação do metrô Terreiro do Paço, que é atendida pela linha azul. Ou pela estação Baixa/Chiado, que é servida pelas linhas verde e azul. Veja como usar o metrô de Lisboa.
Reserve um passeio em Lisboa
Eu escrevi um artigo completo com dicas de onde se hospedar em Lisboa com os melhores bairros. E com acomodações para todos os gostos e orçamentos. Recomendo a leitura.
Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
O que fazer em Lisboa – Roteiro completo de 3 ou 4 dias
O que fazer em Lisboa em uma conexão
O que fazer em Sintra (bate e volta saindo de Lisboa)
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.