O que fazer em Sintra? A pequena cidade é o lugar perfeito e obrigatório para um bate-volta para quem estiver visitando Lisboa. O lugar é cheio de palácios, castelos e um centro histórico lindo.
Sintra fica distante 25 quilômetros de Lisboa, chegar lá é muito fácil. Para quem estiver em Lisboa, a melhor maneira é de trem, a viagem dura aproximadamente 40 minutos desde a estação do Rossio no centro de Lisboa e aqui tem um post explicando tudo. Recomendo a leitura.
Se você está procurando dicas e roteiros com o que fazer em Lisboa, recomendo ler estes posts:
O que fazer em Lisboa em 4 ou 5 dias
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal
Vale a pena ficar em Sintra?
Chegando em Sintra você pode estar se perguntando qual é a melhor maneira de se locomover pela cidade. Apesar de pequena, algumas atrações ficam no alto da Serra de Sintra, chegar a pé é bem cansativo, eu já fiz isso, mas tem que ter muita disposição e uma dose extra de tempo. Já outros lugares dá para visitar perfeitamente a pé.
Sintra tem um serviço de ônibus que passa pelos pontos turísticos, aqui no blog tem um post explicando como usar o transporte público em Sintra:
Como andar em Sintra usando o transporte local
Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.
O que fazer em Sintra
Agora que você já sabe como chegar e como andar pela cidade, vamos a lista com o que fazer em Sintra.
Castelo dos Mouros
O lendário Castelo dos Mouros fica em um dos pontos mais altos da Serra de Sintra, acho que vale começar o seu passeio por ele e depois seguir para o Palácio Nacional da Pena que fica mais acima dele.
A história oficial conta que o castelo começou a ser construído em 300 A.C. por Gregos, Galo-celtas e Túrdulos. Pertenceu aos Mouros que dominaram o lugar até a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147, que terminou com o domínio muçulmano do castelo.
O lugar é cheio de mirantes, torres, muralhas e um parque arqueológico enorme.
Leia mais:
Castelo dos Mouros em Sintra, Portugal
O Castelo dos Mouros fica aberto das 10h às 18h e a entrada custa 6,50 euros para adultos, crianças e adolescentes até os 17 anos pagam 5 euros.
Palácio Nacional da Pena
Logo acima do Castelo dos Mouros fica o Palácio Nacional da Pena, é certamente palácio mais bonito e até mais exótico de Portugal, por conta das muitas referências artísticas e arquitetônicas aplicadas na sua construção.
O Palácio da Pena começou a ser construído em 1836 por Dom Fernando II, Rei de Portugal de 1837 a 1853 e a intenção dele um palácio de onde ele pudesse ver lá de cima boa parte do seu reino e atestar o domínio sobre o Castelo dos Mouros, que tinha sido tomado por Dom Afonso Henriques alguns séculos atrás.
O Palácio da Pena é enorme, cheio de lugares para visitar por fora e uma ótima visita por dentro, onde passamos por aposentos reais com seus móveis originais.
Leia mais:
Como é a visita ao Palácio Nacional da Pena
O Palácio da Pena fica aberto das 10h às 18h e a entrada custa 11,50 euros para adultos, crianças e adolescentes até os 17 anos pagam 9 euros.
Quinta da Regaleira
Depois de visitar as partes mais altas de Sintra, é o melhor momento para se dedicar as partes mais baixas, onde fica a Quinta da Regaleira, um palácio com enorme com um jardim maior ainda e cheio de mistérios.
Um dos destaques principais é a famosa Torre Invertida, que na verdade se chama “Poço Iniciário”, uma torre dentro da rocha conectada a vários túneis em sua base e que dá acesso a diferentes partes da propriedade.
A torre é cercada de várias lendas, uma delas diz que é um lugar místico que une o céu e a terra – ou o paraíso ao inferno – e que já foi usada para rituais pagãos e até mesmo bruxaria.
Verdade ou não, a visita a Quinta da Regaleira é um passeio imperdível para quem vai a Sintra.
Leia mais:
Como é a visita a Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira fica aberta das 10h às 18h e a entrada custa 6 euros para adultos, crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos pagam 4 euros.
Palácio Nacional de Sintra
O Palácio Nacional de Sintra fica bem no meio do centro histórico da cidade, é também conhecido como Palácio da Vila. Ele foi construído em 1383 e passou por muitas mudanças até hoje e o curioso é que a cada ampliação ou reforma, os portugueses iam incorporando elementos artísticos e arquitetônicos dessas épocas, resultado é um mix de referências que passeiam do barroco ao medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica.
É bonito por fora, todo branco e chama bastante atenção, mas é bem mais interessante por dentro. A visita passa por salas e aposentos em torno de seus pátios, como a Sala dos Arqueiros, Sala Moura (meus parentes árabes haha), a Sala das Pegas, a Sala dos Cisnes e a Sala dos Brasões com uma coleção das armas de 72 famílias portuguesas, não deixe de visitar também a Sala das Sereias e a Sala das Audiências.
O Palácio Nacional de Sintra fica aberto das 9h30 às 18h e a entrada custa 8,50 euros para adultos, crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos pagam 7 euros.
Palácio Monserrate
O Monserrate também fica pertinho do centro histórico de Sintra e é mais um dos palácios portugueses cheio de referências arquitetônicas exóticas, tem até uma cara de palácio indiano, mas com influências árabes.
O palácio não é dos maiores, mas tem um jardim lindo e super bem cuidado e organizado por áreas geográficas. O Monserrate é bacana, mas só coloque em seu roteiro se você estiver com tempo sobrando, vale priorizar o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira se seu tempo estiver curto.
O Palácio Monserrate fica aberto das 10h às 18h e a entrada custa 6,50 euros para adultos, crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos pagam 5 euros.
Centro de Sintra
Não deixe também de explorar o centrinho de Sintra. É cheio de bares, restaurantes, lojinhas e cantinhos lindinhos por todos os lados.
Leia mais sobre Sintra
Como chegar em Sintra
Como andar em Sintra
O que fazer em Sintra
Vale a pena ficar em Sintra?
Quinta da Regaleira: o lugar mais místico de Sintra
Castelo dos Mouros
Palácio Nacional da Pena
Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.
Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.
Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.
E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.
Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.
Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal
O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Boa tarde.
Encontrei seu site hoje e estou gostando da maneira como passa a informação e as dicas. Estou desde agora começando a pensar num roteiro e seu site já me mostrou muitos lugares legais, especialmente Sintra, mas me parece que um dia é pouco para a quantidade de atrações que você citou nessa reportagem. Posso estar enganado, mas pegar um comboio as 9h sabendo que os castelos fecham as 18h não vai dar pra ver nem a metade. Não deveria ser pelo menos 2 dias pra ver alguma coisa, incluindo parada para refeições?
Abs.,
Oi Fabiano, tudo bem? Cara, se quiser ver tudo em Sintra tem que ser 2 dias mesmo, tanto que eu fui duas vezes, uma em 2015 e outra em 2016 para poder ver tudo.
Adorei suas dicas! eu estive la e so tive a oportunidade de so vir ao palacio de Palácio Monserrate e ao centro da cidade. Muito obrigada! agora sei onde vir para as próximas feiras.
saludos desde México!!!
Muito bom este saite.parabéns
Muito bacana o post. Obrigada pelo roteiro, explicação de cada um e principalmente os preços, o que ajuda muito no planejamento financeiro da viagem.
Obrigado, Amanda =)
Indo em 5 dias. Teu site ajudando demaaaaaais por aqui, valeu!
Que delícia! Segura a ansiedade!
Oi Fabrício, tudo bem?
Vou pra Lisboa em maio e tenho um dúvida, tu comprou o Lisboa Card alguma vez? Sabe se vale a pena? Ficarei 4 dias inteiros e tô na dúvida sobre comprar ou não. Outra coisa, as linhas que circulam em Sintra aceitam o Lisboa Card também?
Obrigada!!!
Oi Michele, tudo bem? No meu caso não valeu a pena, como eu geralmente me hospedo na região central, fiz muita coisa a pé. Em Sintra só alguns ônibus aceitam.
Ola! Adorei as dicas ! Estou indo para Portugal em 1 de setembro, vocês sabem me dizer se nessa época do ano é necessário comprar algum ingresso antecipado para evitar filas ?
Oi Ana! Setembro é um mês tranquilo, vai ter filas pois ainda é fim da alta temporada, mas nada além do que já costuma ser no resto do ano.
Olá Fabricio.
Muitos Parabéns pelo Blogue, está muito bom.
Sintra é definitivamente um local a não perder durante uma visita em Portugal, caso precisarem cá estaremos.
Obrigado
Hugo Gonçalves
Visit Sintra