Há exatamente 10 anos eu escrevi um artigo aqui no Vou na Janela falando como era passar pela imigração em Lisboa. De lá pra cá, eu já voltei a Portugal um número incontável de vezes. Por tanto, chegou a hora de atualizar aquele conteúdo e mostrar para vocês como é a imigração em Lisboa em 2025!

***

O Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa é a principal porta de entrada do Brasil para a Europa. Diariamente o aeroporto recebe dezenas de voos vindos de diversas cidades brasileiras, operados na sua maioria pela TAP. Mas também recebe voos da Latam saindo do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo e da Azul, partindo de Viracopos em Campinas.  Além disso, existem os voos da Azul e da TAP que chegam no Porto, na parte norte de Portugal.

Mas falando sobre os voos com destino à Lisboa, a imigração de entrada no continente europeu é feita neste aeroporto. 

Eu sei que muitas pessoas têm dúvidas sobre onde vão fazer a sua imigração na Europa. Respondendo de forma rápida, a imigração é sempre feita no primeiro país de chegada, exceto se o seu primeiro país europeu for o Reino Unido, já que eles nunca fizeram parte do Tratado de Schengen, que unificou as fronteiras na Europa continental.

Recomendo ler os artigos abaixo para saber mais:
Onde vou fazer a imigração na Europa?
Como funciona o espaço Schengen na Europa
Guia de Lisboa para download

imigração em Lisboa
Aeroporto de Lisboa

Imigração em Lisboa: documentos

Primeiramente, entenda que não existe uma lista oficial de documentos exigidos para passar pela imigração em Lisboa. Mas de uma forma geral, além do passaporte, é recomendado ter estes documentos listados abaixo.

A imigração na Europa é uma caixinha de surpresas, não existe um protocolo igual entre os países, cada lugar pode proceder de forma diferente. Mas é bom ter todos os documentos em mãos.

Ainda falando sobre o passaporte, é preciso ficar atento à validade dele, para os países da Europa continental, aqueles que fazem parte do Acordo de Schengen que eu citei acima, o documento precisa ter validade de 3 meses após a sua data de saída do continente. Já para o Reino Unido, o período é de 6 meses

Passagem de retorno

É importante ter sempre com você o comprovante da sua passagem de retorno ao Brasil (ou de saída da Europa) e também de todos os trajetos internos que você fará na Europa. Existem países que não aceitam a versão online apresentada na tela do celular. Assim sendo, recomendo levar o comprovante impresso.

Comprovante de hospedagem

Também é preciso apresentar os comprovantes de hospedagem. Geralmente eles pedem só da primeira cidade do seu roteiro. De qualquer forma, recomendo levar tudo impresso para não ter problemas. Para quem vai se hospedar em Airbnb, leve o comprovante da sua reserva. E se você vai ficar na casa de alguém, precisa levar uma carta convite escrita no idioma local ou em inglês.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para entrada na Europa e ele precisa ter a cobertura de no mínimo 30 mil Euros e leve a apólice impressa em inglês. Atenção: Faça seu seguro viagem aqui já com cupom de desconto aplicado.

Comprovante financeiro

Os agentes de imigração podem questionar como você pretende se manter na Europa durante a sua viagem e a gente comprova isso com dinheiro, cartões de crédito, débito e cheques de viagem. Já ouvi casos deles pedirem para ver a última fatura do cartão de crédito para comprovar o limite, também ouvi relatos onde os agentes quiseram ver um extrato da conta corrente da pessoa. Também não existe um consenso sobre o valor diário para se manter na Europa, mas alguns países estabelecem a quantia de 65 EUR por dia.

Comprovante de vínculo com o Brasil

Para comprovar seu vínculo com o Brasil você pode levar uma carta do seu empregador dizendo que você está de férias e viajando naquele período. Se você tem uma empresa, leve os documentos da empresa, como o Contrato Social. Você também pode levar uma cópia do seu Imposto de Renda.

ETIAS

O ETIAS é o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (European Travel Information Authorization System). Um documento que passará a ser obrigatório para viajantes de 62 países, incluindo os brasileiros, para entrarem nos 26 países que compreendem o Espaço Schengen. E o Etias não é algo novo, na verdade, o projeto foi anunciado em 2016 e desde então vem sendo desenvolvido pela União Europeia. Estava previsto para entrar em vigor em 2025, mas agora o novo prazo é para o fim de 2026.

ETA

Já o ETA (Electronic Travel Authorisation) – Autorização Eletrônica de Viagens é um documento obrigatório implementado pelo Reino Unido para cidadãos de vários países que atualmente não precisam de visto para ingressar nos países que formam o Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales). O ETA não é um visto de viagem, mas uma autorização implementada para realizar a triagem de entrada e saída de visitantes de determinadas nacionalidades e também ajudar no controle imigratório nestes países. Se você vai voar para Lisboa com conexão em Londres, o documento é obrigatório mesmo para quem tem passaporte europeu! Faça o seu aqui.

Trabalho ou estudo na Europa

Se você está indo a trabalho ou estudo na Europa, apresente os documentos do seu empregador ou da instituição de ensino. Caso já tenha o visto de trabalho ou pretenda aplicar o visto depois de já estar em território europeu.

Como é passar pela imigração em Lisboa em 2025

Agora sim vamos falar de como é passar pela imigração em Lisboa em 2025. Primeiramente, tenha em mente que a imigração no Aeroporto Humberto Delgado é uma das mais congestionadas da Europa. Dependendo da hora em que o seu voo chegar em Lisboa, a fila pode estar gigantesca e demorar facilmente quase 2 horas para fazer a imigração em Lisboa.

imigração em Lisboa
Imigração de Lisboa

Eu sei, é muito tempo e eu digo isso pois muitas pessoas que fazem imigração em Lisboa estão em conexão para outros países e às vezes é uma conexão curta, com chances reais de perder o seu voo.

E não adianta pedir prioridade para o pessoal da TAP ou dos agentes de segurança que ficam circulando por ali, eles não vão te ajudar! E não tem fila exclusiva para quem voa na classe executiva, é todo mundo no mesmo balaio.  Só quem possui passaporte europeu que pode seguir direto pelos portões automáticos.

Chegando na imigração, apresente apenas o passaporte e o cartão de embarque. Espere o oficial pedir os documentos e comprovantes que ele julgar necessário. Não existe um protocolo de perguntas, aliás, cada agente vai fazer as perguntas que desejar. Mas de uma forma geral, pergunta o motivo da viagem, quanto tempo vai permanecer na Europa e a sua profissão no Brasil. Ele pode perguntar também o seu roteiro na Europa e talvez pedir os comprovantes de hospedagem, deslocamento e também de retorno ao Brasil.

Todo o processo dura em média 3 minutos, a não ser que ele estenda a entrevista ou você não tenha os requisitos para entrar na Europa. Por fim, o agente vai carimbar o seu passaporte e você estará oficialmente na Europa.

Conexão em Lisboa

Se você estiver em conexão para outro país europeu (aqueles do espaço Schengen), você fará novamente o controle de segurança para retornar à sala de embarque para pegar o seu voo seguinte, que em Portugal eles chamam de “voos de ligação”. E as malas – caso tenha despachado – seguem direto até o seu destino final desde que estejam no mesmo código localizador. Eu já escrevi um artigo completo sobre como funciona a conexão em Lisboa. Recomendo a leitura.


Eu escrevi um artigo completo com dicas de onde se hospedar em Lisboa com os melhores bairros. E com acomodações para todos os gostos e orçamentos. Recomendo a leitura.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa


O que fazer em Lisboa – Roteiro completo de 3 ou 4 dias
O que fazer em Lisboa em uma conexão
O que fazer em Sintra (bate e volta saindo de Lisboa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.