
Na minha última passagem por Portugal, eu estava com duas amigas brasileiras que queriam muito apreciar o autêntico Fado em Lisboa, algo que eu recomendo muito para quem for a Portugal, mas leve uma caixinha de lenços pois a sofrência é grande.
Se você fizer uma busca na internet por casas de Fado em Lisboa, vai aparecer uma lista enorme de lugares para apreciar o Fado. Alguns eu já até conhecia, como o Clube de Fado, o mais famoso de todos, a Tasca do Chico, que é pequenina e em noites quentes o bacana é ficar na rua.

Mas todos esses lugares são bem turísticos, claro que você vai ter uma experiência legal, mas ainda não será aquela sensação de estar em um lugar onde só os moradores frequentam.
Claro, hoje em dia isso é bem complicado e difícil em cidades turísticas como Lisboa. Mas querendo apreciar o Fado, não existe lugar melhor que o bairro de Alfama.
Alfama é o bairro mais antigo e um dos mais típicos de Lisboa, seu nome vem do árabe Al-hamma que quer dizer algo como banhos ou fontes, e vem da época em que os mouros dominavam a península ibérica. E claro, o Fado que hoje é Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, surgiu com influência dos cânticos mouros.

Alfama fica nos pés do Castelo de São Jorge, é tomado por ruas estreitas, pequenos becos e vielas onde só dá para passar a pé. Lembra muito aos caminhos de uma medina (claro, influências árabes não faltam em Lisboa) e são nesses becos que ficam dezenas e talvez uma centena de pequenos bares, restaurantes com o bom e tradicional fado português.
Lembra que eu estava com duas amigas? Nós queríamos visitar o Clube de Fado, mas a gente acabou se perdendo pelas vielas de Alfama e foi a melhor coisa que aconteceu. Pois a cada curva, a cada pequena viela, a gente descobria lugares mais legais e com excelente música.
Paramos Largo de São Rafael, onde tinha um pequeno restaurante e uma cantora colocando toda a emoção na música, era o lugar. Ficamos ali comendo da boa comida portuguesa e tomando um excelente vinho. Pensa em uma noite perfeita? Acertou!
Mais tarde, andando pelos becos passamos por um lugar chamado A Baiuca onde tinha mais fado e da melhor qualidade. Saímos dali é ainda tomamos uma garrafa de vinho em outra casa de fado na mesma região.
Por tanto, a dica para quem quer ir a um show de Fado é: esqueça os guias, vá para Alfama, se perca pelos becos e descubra as muitas casas de fado que o bairro tem a oferecer.
Eu escrevi um artigo completo com dicas de onde se hospedar em Lisboa com os melhores bairros. E com acomodações para todos os gostos e orçamentos. Recomendo a leitura.
Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
O que fazer em Lisboa – Roteiro completo de 3 ou 4 dias
O que fazer em Lisboa em uma conexão
O que fazer em Sintra (bate e volta saindo de Lisboa)
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
