
O Castelo de São Jorge foi a primeira imagem que eu tive de Lisboa na minha primeira viagem a Portugal. Da janela do avião, às 6h da manhã de um dia de março de 2014, pouco antes do pouso no Aeroporto Internacional de Lisboa. Ele estava lá, brilhando com a luz dos primeiros raios da manhã. E ele segue assim, há mais de 8 séculos sendo um dos pontos mais marcantes da capital portuguesa. Desde então eu voltei inúmeras vezes a Lisboa e nunca deixei de admirar a beleza do Castelo de São Jorge.
***
Um dos lugares mais visitados de Lisboa, o Castelo de São Jorge foi construído para proteger a cidade dos invasores romanos quando Coimbra ainda era a capital do reino português. Quando Lisboa passou a ser a capital em 1255, o castelo ganhou mais importância como Paço Real, Palácio dos Bispos e claro forte militar. Foi lá que Vasco da Gama foi recebido ao descobrir o caminho para as Índias.
Leia mais:
Onde ficar em Lisboa
Os 10 melhores hostels de Lisboa
Quanto custa viajar para Portugal
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem



Mas tudo mudou em 1755, com o grande terremoto que devastou Lisboa. A residência real desceu as colinas de Alfama rumo ao Ribeira e assim, o Castelo de São Jorge foi caindo no abandono. E acreditem, só em 1990 que ele foi totalmente restaurado e aberto aos visitantes.
Hoje podemos vislumbrar toda sua força, basta atravessar o imponente Arco do Castelo na Rua Chão de Freira para adentrar em um universo de mais de 800 anos. O imenso pátio onde outrora soldados vigiavam o Tejo, hoje brinda os visitantes com a melhor vista de Lisboa.


A visita ao castelo
No Miradouro do Castelo de São Jorge vemos toda a Baixa, o Bairro Alto, Praça do Comércio, a Ponte 25 de Abril e se os olhos forçarem um pouco, conseguimos ver até Belém. Definitivamente é a melhor vista da capital portuguesa e se você ainda não se apaixonou pela cidade das 7 colinas, a hora é essa.
Mais adiante, atravessamos o Arco de São Jorge e entramos na fortaleza de pedra. Um enorme complexo de muralhas medievais, torres, pátios e salas que guardavam os tesouros de Portugal e coloque nessa lista o ouro do Brasil. Suba até a torre mais alta, a 110 metros de altura era lá que ficavam as jóias da Coroa Portuguesa. Por ser o ponto mais alto do castelo e o mais inacessível para os invasores.



No centro do castelo, um grupo de atores encenam uma batalha medieval, todos vestidos a caráter, claro. O passeio pelas muralhas é o ponto alto da visita e em cada canto uma vista mais bela. Olhe pelas frestas de pedra que já foram alvos de ataques muçulmanos que devastaram Lisboa entre 1179 e 1183, muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil.



Se bater uma fome, dentro das muralhas do castelo tem um ótimo restaurante, o Casa do Leão, a comida é boa e os drinks são melhores ainda. O preço? Bom, como é de se esperar, mais salgado que bacalhau cru! Vale pela experiência de jantar dentro de um castelo já que a comida das várias tascas viela abaixo são bem melhores.

Como chegar ao Castelo de São Jorge
Não existe um caminho exato para chegar até lá e eu acho que é nessa imprecisão que está o melhor do passeio. Você pode pegar um táxi, um Uber ou tuk-tuk para te levar pelas vielas, mas qual a graça?
O ponto de partida é a Rua da Madalena, dela começam várias pequenas vielas, uma mais bonita, colorida e até misteriosa que a outra. Mas não tem muito mistério, para o alto e sempre. Se perder por essas vielas também é um encontro com o passado, andar por ruas mais antigas que o descobrimento do Brasil, se deslumbrar com os azulejos que cobrem todas as fachadas e ser observado o tempo inteiro pelas senhorinhas nas suas janelas.
Siga pela Costa do Castelo até a Rua Bartolomeu de Gusmão, vire na Rua Chão de Freira e pronto, você chegou ao Castelo de São Jorge
Quando visitar o Castelo
O Castelo de São Jorge fica aberto todos os dias das 10h às 20h (primavera e verão) e das 9h às 18h (outono e inverno). Sendo que a última entrada acontece 30 minutos antes da hora de encerramento. A entrada custa 10 Euros e pode ser comprada no site oficial.
***
Eu escrevi um artigo completo com dicas de onde se hospedar em Lisboa com os melhores bairros. E com acomodações para todos os gostos e orçamentos. Recomendo a leitura.
Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
O que fazer em Lisboa – Roteiro completo de 3 ou 4 dias
O que fazer em Lisboa em uma conexão
O que fazer em Sintra (bate e volta saindo de Lisboa)
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.