Você já pensou a dor de cabeça que é perder seus documentos? Agora imagine perder o passaporte no exterior? Considerando que ele é fundamental para que você continue sua viagem e retornar ao Brasil, o que fazer se isso acontecer? Calma que pra tudo tem um jeito.
A primeira ação a tomar é procurar a polícia local e registrar um boletim de ocorrência, seja por furto, roubo ou simplesmente perda do passaporte.
Aqui temos dois casos diferentes e vai depender da sua viagem. Se você perdeu o passaporte, e vai seguir viagem por outros países, você vai precisar de uma passaporte de emergência. Entre no site do Portal Consular do Itamaraty e preencha o formulário online de pedido de passaporte de emergência. Imprima esse formulário e leve-o junto do BO ao Consulado do Brasil ou embaixada na cidade onde você estiver.
O passaporte de emergência é emitido em até 10 dias, o que pode ser uma dor de cabeça caso você tenha poucos dias naquela cidade ou país. O taxa de emissão é o dobro do valor cobrado aqui no Brasil, ou seja, R$312,14. Lembrando que o passaporte vem zerado, sem os vistos.
Se você vai voltar ao Brasil em seguida, não existe a necessidade da emissão do passaporte de emergência, você vai solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Uma amiga perdeu o passaporte em Portugal e o pessoal da embaixada do Brasil em Lisboa emitiu para ela a ARB em poucas horas. No site do Itamaraty diz que a ARB demora até 3 dias para ficar pronta, no caso dela, foram poucas horas.
Se você estiver em uma cidade ou até mesmo país sem representação brasileira, você deve entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores do Itamaraty pelo telefone 55 (61) 8197-2284 ou 55 (61) 2030-6456 ou email: [email protected].
Agora, todo cuidado é pouco com o seus documentos. O passaporte brasileiro é bem cobiçado no mercado negro, com ele é possível entrar em 146 países sem visto e como o brasileiro é um povo miscigenado, fica fácil para qualquer povo se passar por um de nós.
Tenha sempre com você uma cópia do seu passaporte e se possível, tenha todas as páginas com carimbos e vistos escaneada. As cópias não tem validade para você entrar ou sair de lugar nenhum, mas ajuda no processo de pedido do passaporte de emergência. Tenha com você, sempre o endereço e telefone das representações brasileiras nos países por onde vai passar.
Eita, essa foto é minha 😛 Vez por outra encontro ela pela internet…
Nossa, eu peguei em um banco free. Quer que eu troque ou te dê o crédito?