A Iberia recebeu esta semana seu primeiro Airbus A350-900, batizado de “Plácido Domingo”, nome do famoso tenor espanhol. O avião faz parte de uma encomenda de 16 aeronaves que serão entregues pela Airbus até 2021.
O A350 é uma das aeronaves comerciais mais modernas em operação atualmente e tem seu principal concorrente o notável Boeing 787 Dreamliner. Este A350 da Iberia é o primeiro que sai da fábrica com um pacote de melhorias aerodinâmicas da Airbus, como um novo winglet, melhorias nas asas e reforço no trem de pouso, o que garante ao A350 um maior peso de decolagem.
O A350 consegue ser 25% mais econômico no consumo de combustível que outras aeronaves da mesma categoria, lembrando que o combustível representa a maior fatia de custos de operação de uma companhia aérea.
Que é moderno e rentável para o operador a gente já sabe, mas o que muda para o passageiro? A Iberia configurou seu A350 com 348 poltronas, uma configuração bem densa para o tamanho da aeronave, mas é o padrão Iberia já usado nas outras aeronaves empregadas em rotas de longa distância.
São 31 lugares na Business Class, 24 em sua nova cabine Premium Tourist e 293 lugares na classe econômica. Ainda não temos informações sobre o layout de distribuição dos assentos e o pitch (a distância entre as poltronas) do A350 da Ibéria. Mas a julgar pelo número de lugares, será bem parecido com o layout dos A350 da Latam Airlines.
Você pode ler o review de como é voar no A350 da Latam aqui
O modelo em 3D que foi enviado pela assessoria de imprensa da Iberia mostra uma Business Class com layout 1-2-1. Configuração que eu acho ser a melhor nesse tipo de aeronave, pois assim todos os passageiros tem acesso ao corredor. As poltronas são as mas mesmas já utilizadas nos Airbus A330 mais novos e nos A340 que foram retrofitados.
Todos os assentos vem equipados com sistema de entretenimento individual, conectores para recarregar dispositivos pessoais e Panasonic KU Wifi. Na classe executiva as telas individuais são de 18 polegadas.
Os primeiros voos comerciais do “Plácido Domingo” serão para Londres e Paris a partir de 20 de julho. A partir de 4 de agosto, o novo avião voará pela rota Madri-Nova York. Pelo visto, nada de Brasil ou América Latina por enquanto.
Com este A350-900, a Iberia continua com seu processo de renovação e expansão da frota iniciada em 2011. No total, 56 novas aeronaves foram encomendadas para a companhia aérea: 8 A330-300 e 12 A330-200, que já foram recebidos, 16 A350-900 e 20 A320Neo. A Iberia também renovou as 17 aeronaves A340-600 em sua frota para incorporar as novas cabines de longa distância, bem como o sistema de entretenimento individual e a conectividade Wi-Fi.
Com informações da Airbus e da Assessoria de Imprensa da Iberia
Leia todas as avaliações de companhias aéreas já publicadas aqui
Reserve sua hospedagem belo Booking.com aqui
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram