Confesso que eu não esperava encontrar na Cidade do México um lugar como o Museu Memória e Tolerância, um espaço que trata de crimes de ódio que assombraram a humanidade. É que lugares assim, geralmente estão instalados em países que fizeram parte do contexto histórico que eles retratam, o que não é o caso do México.
O Museu Memória e Tolerância conta de forma impecável algumas das páginas e capítulos mais tristes da nossa história, estão lá o holocausto, o genocídio de Ruanda, do Camboja, Darfur, Guatemala e Iugoslávia.
Mas é o extermínio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial que chama mais a nossa atenção. É a maior exposição, a mais completa e por onde o passeio começa. Mostrando exatamente como os alemães chegaram ao ponto de exterminar cerca de dois terços dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto.
Leia mais:
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar o México. Faça o seu aqui
O que fazer na Cidade do México (roteiro de 4 ou 5 dias)
Onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Como é passar pela imigração na Cidade do México
Como ir do aeroporto até o centro da cidade
Fotos, vídeos, testemunhos de sobreviventes, projeções, objetos originais e cenários ajudam a contar essa triste história. Mas quando a gente fica frente a frente e entra em um vagão de trem que transportou judeus para campo de concentração de Auschwitz a pele arrepia e o ar fica denso.
O vagão é original, foi usado para levar prisioneiros para a Polônia. Ele foi doado, restaurando e depois levado para o México. Entrar naquele vagão foi forte, imaginar quantas vidas perdidas ali dentro.
Talvez seja exatamente esse o sentimento e a sensação que o Museu Memória e Tolerância queira despertar na gente. O Holocausto aconteceu nem nem faz tanto tempo assim e no mundo volátil que vivemos, será possível que tudo volte a acontecer? Acho que basta ligar o noticiário para ter certeza.
O museu é um espaço para a gente entender como a discriminação e a violência geraram alguns dos piores crimes contra a humanidade.
Imagem e capa: divulgação
Como visitar o Museu Memória e Tolerância
O Museu Memória e Tolerância fica na Plaza Juarez no centro da Cidade do México, perto do Zócalo. Vale combinar a visita com o roteiro que eu escrevi sobre o centro histórico da Cidade do México. Reserve pelo menos mas 3 horas para a visita.
A entrada custa 75 pesos (13 reais). O museu funciona de terça a sexta das 9h às 18h e sábado e domingo das 10h às 19h. Tem visitas guiadas ou você pode fazer por conta própria, o que eu acho melhor.
A estação de metrô mais próxima é o Bellas Artes. Para saber como usar o metrô da Cidade do México, leia esse post.
Procurando hospedagem na Cidade do México?
Aqui tem um post com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui), ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com:
Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.
Reserve aqui seus passeios na Cidade do México
Mais posts sobre a Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México
Planejando sua viagem
10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram