A minha relação com o México começou quando eu estava na escola e fizemos um trabalho sobre povos pré-colombianos. Aqueles que habitavam as américas antes da chegada de Cristóvão Colombo. No meio dessa avalanche de informações eu descobri os Mayas, os Aztecas e claro, as pirâmides de Teotihuacan no México.
Teotihuacan quer dizer “lugar onde os homens se transformam em deuses” e a história da origem da cidade é povoada de lendas e mistérios. Ninguém sabe exatamente quem construiu e quando. Também é incerto a época de sua ascensão e o declínio.
Leia mais:
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar o México. Faça o seu aqui
O que fazer na Cidade do México (roteiro de 4 ou 5 dias)
Onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Como é passar pela imigração na Cidade do México
Como ir do aeroporto até o centro da cidade
Teotihuacan teria sido um dos maiores e mais importantes centros da mesoamérica e em algum momento seu povo, chamado de Teotihuacanos, desapareceu. Tempos depois as ruínas foram ocupadas pela civilização Azteca, que após andanças encontraram o lugar e o consideraram sagrado, usado para rituais, incluindo os sacrifícios humanos.
Andar por Teotihuacan é caminhar por séculos – talvez milênios – de história, é o mais importante sítio arqueológico do México e o mais visitado. Chegando em Teotihuacan o que mais chama atenção é a Pirâmide do Sol, com 65 metros de altura. Mas poderia ter sido ainda mais alta, pois lá em cima havia um templo. De longe vemos a fila de pessoas subindo e ocupando o topo, parecem formigas.
No lado oposto a ela fica Pirâmide da Lua, menor e com 45 metros de altura. Fica de frente para a Praça da Lua, o centro energético de Teotihuacan e da longa Calçada dos Mortos, rodeada de pirâmides menores – que os astecas acreditavam ser túmulos reais – e por onde os inimigos caminhavam antes do sacrifício.
A Calçada dos Mortos tem 4 quilômetros de comprimento por aproximadamente 45 metros de largura, vai da Pirâmide da Lua até a Cidadela, um lugar que pode ter sido uma instalação militar, algo deduzido pelos espanhóis, séculos depois.
Do lado direito da Pirâmide da Lua fica o Palácio de Quetzalpapálotl, ou o que sobrou dele, mas é possível ver murais e padrões gráficos restaurados e bem preservados. Parece ter sido o lugar mais luxuoso da cidade, habitado talvez por seu líder. A cor vermelha dos padrões foram extraídas do fruto do Nopal, a espécie de cacto bem comum nessa região. Andando pelo sítio, vemos o Nopal por todos os lados, algo que não mudou, mesmo tanto tempo depois.
Da Pirâmide da Lua a gente tem a melhor vista de toda a cidade, com sua paisagem cênica e misteriosa. A cabeça viaja tentando imaginar como era em seu apogeu, dizem que as pirâmides tinham cores, eram vermelhas. Como foram construídas, como fizeram tudo aquilo sem os equipamentos e ferramentas de hoje.
Um mistério que permanece sem respostas e talvez nunca a tenhamos, deixa a imaginação se encarregar disso.
Como chegar as pirâmides de Teotihuacan no México?
Dá pra ir de transporte público, os ônibus saem da estação Autobuses del Norte, que é atendida pelo metrô e os ônibus seguem até a Entrada número 1 de Teotihuacan. Mas saiba que o metrô da Cidade do México é abarrotado e os ônibus idem.
A maneira mais prática e cômoda é contratando um tour, foi o que eu fiz e paguei 560 pesos (98 reais) pelo tour de um dia. Saímos por volta das 10h da manhã e retornamos antes das 18h. O chato é que o tour passa em alguns lugares meio pega turista, mas ainda assim, foi uma ótima opção. Eu recomendo pois você não vai perder tempo com o ônibus que pode demorar até 2 horas da Cidade do México a Teotihuacan, uma distância de 48 quilômetros.
Eu contratei o tour direto no balcão do hotel onde eu me hospedei, algo fácil de fazer na Cidade do México. Tem pacotes que percorrem vários pontos turísticos, nesse mais compacto, não aceite por mais de 600 pesos.
Dicas: Normalmente lá é muito quente e não tem sombra, por isso, chegue cedo para fugir do sol quente. Eu fui em um dia frio e nublado, foi ótimo, mas dias assim são uma exceção. Se faltar fôlego para subir nas duas pirâmides, escolha a da Pirâmide da Lua, é de onde a gente tem a vista mais bonita.
Procurando hospedagem na Cidade do México?
Aqui tem um post com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui), ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com:
Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.
Reserve aqui seus passeios na Cidade do México
Mais posts sobre a Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México
Planejando sua viagem
10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar na Cidade do México. Recomendo a leitura, mas você pode conferir as principais dicas aqui embaixo:
Eu me hospedei no hotel One Ciudad de Mexico Alameda. É uma rede e para quem não conhece, é tipo um Ibis melhorado, vale super a pena. O quarto tinha um bom tamanho, cama confortável, bom banheiro. O café da manhã é simples, mas atendia bem.
Nesta mesma região, outro hotel muito bem recomendado é o NH Mexico City Centro Historico. O hotel oferece restaurante, academia, bar e lounge. O NH Mexico City Centro Historico é o tipo de hotel para você não ter dor de cabeça.
Quem busca uma excelente opção no coração do cetro histórica da Cidade do México, a minha dica é Santo Domingo Hotel Boutique. O hotel funciona em um casarão antigo que foi revitalizado.
O Hilton Mexico City Reforma é ideal para quem busca conforto, busca uma hospedagem na região do centro histórico e pode pode investir um pouco mais em hospedagem.
Agora, quem busca hospedagem confortável e com preços baixos, o City Express Ciudad de Mexico Alameda é uma excelente opção.
Se você procura luxo, mas em quebrar o cofrinho, O St.Regis Mexico City é uma excelente opção. Conhecido como um dos melhores hotéis da Cidade do México, o St.Regis Mexico City tem quartos grandes e confortáveis, 3 restaurantes, piscina, academia e amenidades de luxo.
O Mexico City Marriott Reforma Hotel é uma excelente opção de hospedagem na Cidade do México da região da Reforma.
10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México
30 coisas para fazer na Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Olá
Gosto muito de dar uma voada por blogs de viagem e gostei muito de encontrar o seu, seu jeito de escrever, suas imagens está 100 % próximo do que acredito, não sou crítica do trabalho de ninguém porém é gratificante ler além da informação pertinente e necessária , imagens perfeitas e um discurso genuíno.Parabéns pelo texto, se eu era encantada com o México agora então vou pra cima rs.
Fiquei fã.
Abraços e uma ótima tarde.