Se você está agora planejando uma viagem para Malta deve estar se perguntando, como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade, não é mesmo? Pois bem, neste post eu explico tudo e ainda explico alguns detalhes muito importantes para você organizar a sua viagem.
***
Malta é um país bem pequeno, o arquipélago tem 316 km2 de extensão. O país tem apenas um aeroporto que fica em Luqa, no interior da ilha de Malta. Apesar de estar no interior da ilha, a distância do aeroporto de Malta para a capital Valletta é de apenas 8 kms.
Explicando um pouco sobre Valletta, a cidade é cercada por outras cidades que ajudam a formar a região metropolitana da capital. Valletta é bem pequena, tem pouco mais de 6 mil habitantes. Ao lado dela ficam Sliema e Gzira de um lado. E do lado oposto fica Senglea, Vittoriosa (que lá eles chamam de Birgu) e Cospicua, que são conhecidas como as Três Cidades de Malta.
Como ir do aeroporto de Malta ao centro
As únicas formas de ir do aeroporto de Malta até as cidades da região metropolitana é de transfer, táxi ou ônibus. Não existe metrô ou trens em Malta.
Táxi
O preço do táxi, claro, vai variar de acordo com o seu destino, mas para servir de base, um táxi do aeroporto de Malta até Valletta vai custar cerca de 20 euros. Já o trajeto até St.Julians ou Sliema vai custar de 25 a 30 euros.
A gente sabe que transporte para aeroporto é sempre caro, mas honestamente eu acho extremamente caro pagar 20 euros para um trajeto de 8 quilômetros. Sobretudo para quem viaja sozinho, mas se você estiver em grupo, a conta já fica mais mais aceitável.
Transfer
O transporte por vans é mais barato que o táxi e o preço também varia de acordo com o destino final e do horário. O transporte na madrugada é mais caro que o transporte diurno.
O transfer do aeroporto de Malta até Valletta vai custar cerca de 10 euros. Já o trajeto até St.Julians ou Sliema vai custar em torno de 15 euros. Mas como disse acima, o preço final vai ser de acordo com seu destino final.
Apesar de ser mais barato que o táxi, a desvantagem do transfer é ter que esperar a van completar a lotação, além de ir deixando os passageiros em seus respectivos hotéis.
Ônibus
Existem várias linhas de ônibus que ligam o aeroporto de Malta às cidades da região metropolitana e outras partes da ilha. São as linhas X1, X2, X3 e X4. Recomendo consultar o itinerário de cada uma para ver qual delas melhor atende.
Eu me hospedei em Sliema e optei pelo ônibus para chegar no hotel. Para isso eu peguei a linha X2 que me deixou em frente ao hotel. Os ônibus que fazem o trajeto são simples, mas tem ar condicionado e lugares para colocar as malas.
O preço da passagem é dinâmico e varia de acordo com o horário, mas vai de 1,50 euro a 3 euros. A passagem pode ser comprada diretamente com o motorista, mas tenha moedas para o pagamento.
Contudo, caso você fique mais de 3 dias, vale investir no Explore Card 21, um cartão que permite viagens ilimitadas em todo o país por 7 dias e que custa 21 euros. O cartão pode ser comprado no aeroporto na loja da Malta Public Transport ou nos totens que ficam na porta da loja.
Minha dica aqui é comprar o cartão nas máquinas, que raramente tem filas, enquanto a fila na loja era quilométrica. Acho que as pessoas têm medo dessas máquinas, pois nada explica.
Apesar do ônibus ser muito barato, a desvantagem é o tempo da viagem. Do aeroporto até o meu hotel em Sliema eu levei 1h20 para percorrer 17 kms. O ônibus faz diversas paradas ao longo do caminho. Para ir do hotel até o aeroporto foi um pouco mais rápido, o ônibus fez a viagem em 1 hora.
***
Bom pessoal, espero ter ajudado vocês a decidirem qual a melhor opção para ir do aeroporto de Malta até as cidades. Eu usei o ônibus e não me arrependi, mas eu estava viajando sozinho e com a mala de bordo, apenas.
Vídeo da viagem
***
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Malta, onde eu explico onde ficar em Valletta e quais cidades ficar nos arredores da capital. Recomendo a leitura.
Quando eu estive em Malta, optei por ficar em Sliema. Eu me hospedei no Sliema Hotel by ST Hotels. O hotel tem um bom custo benefício, uma vista sensacional do quarto, o que para mim foi o ponto alto do hotel, assim como a cordialidade dos funcionários.
Nesta mesma região, com as mesmas facilidades de acesso e ótima vista, fica o The Waterfront Hotel. É uma acomodação padrão 4 estrelas com ótimo custo benefício. Ao lado dele e com preço mais em conta fica o Hotel Kennedy Nova em Gzira.
Se você quer ficar no coração de Valletta e com estilo e conforto, recomendo o Palazzo Prince d’Orange. Um verdadeiro palácio do século 17. Outro “pallazo” e com preço excelente é o Palazzo Paolina Boutique Hotel, bem no coração de Valletta.
Ainda em Valletta, outras opções que você pode confiar são a belíssima Casa Ellul, o Ursulino Valletta que tem uma belíssima vista para as Três Cidades e o Grand Hotel Excelsior, outro hotel que não tem como errar.
Dicas para organizar a sua viagem
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade
Como andar em Malta usando o transporte público
Dicas e Roteiro em Malta
Valletta, a menor capital europeia
As três cidades de Malta
Mdina, a cidade silenciosa de Malta
Marsaxlokk e St.Peter’s Poll
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.