Se você estiver com viagem marcada para Riga, capital da Letônia, e for chegar de avião, deve estar se perguntando como ir do aeroporto de Riga até o centro da cidade, correto? Dúvida absolutamente normal quando planejamos uma viagem ao exterior, especialmente para lugares onde conhecemos pouco.
O Aeroporto de Riga é pequeno, mas bem moderno e fica distante 9 km da Old Town, onde a maioria das pessoas se hospedam e onde eu recomendo muito que você fique.
Leia mais aqui: Onde se hospedar em Riga
Mas antes, quero abordar aqui um outro assunto que as pessoas sempre tem dúvidas, a imigração.
Imigração em Riga
Não existem voos diretos do Brasil para a Letônia, quem visita o país faz conexão em algum país europeu, por isso, é muito provável que você não faça a imigração em Riga. E como a Letônia faz parte da União Européia, sendo um país que pertence ao Acordo Schengen, o visto de entrada é válido para a permanência de 3 meses no território.
Uma exceção é se você voar do Brasil até Riga com a Turkish Airlines com conexão em Istambul, aí sim, você fará a imigração em Riga.
Como ir do aeroporto de Riga até o centro da cidade
Só existem três opções para ir do aeroporto até o centro: taxi, van compartilhada ou ônibus. Não existe trem ou metrô e acho que eles nem tem demanda para transportes em massa como esses.
Táxi
Essa foi a opção que eu escolhi, eu até cogitei a possibilidade do ônibus ou da van compartilhada, mas fazia um frio tão absurdo que eu queria algo rápido.
Eu usei os serviços da Baltic Taxi, que é a empresa de táxi da Air Baltic, a companhia que eu tinha voado de Paris até Riga, mas não precisa ter voado com eles para contratar o serviço.
Logo no desembarque eu localizei de longe o balcão da Baltic Taxi e o serviço custou 15 euros. Achei um bom valor em se tratando de aeroportos. A viagem durou uns 20 minutos.
Do lado de fora do aeroporto é só localizar a fila de carros verdinhos, apresentar o bilhete e pronto.
Van ou ônibus
Tanto van, quanto o ônibus, você pode comprar o bilhete no balcão de turismo do aeroporto, o “Welcome to Riga!”. Dá para comprar também com o motorista, mas é melhor comprar dentro do aeroporto por causa do troco ou da possibilidade de pagar com cartão de crédito.
A van custa 5 euros e o ônibus 3 euros (valores de novembro de 2017) e ambos te deixam dentro da Old Town, aí você vai ter que achar o seu hotel por conta. Mesmo sendo uma boa economia, devido ao meu nível de cansaço, eu ainda prefiro o táxi.
E ambos os veículos a gente consegue pegar logo na saída do aeroporto, o ônibus é a linha 22 e a van (eles chamam de “minibus”) são as linhas 222 e 241.
Se você estiver procurando onde ficar em Riga, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui. Mas deixo algumas dicas abaixo.
Eu me hospedei no hotel Rixwell Domus que tinha a localização incrivelmente perfeita e um preço excelente. Claro que isso pode variar, mas eu paguei apenas 22 euros na diária com café da manhã em um quarto enorme e super confortável.
Outra ótima opção nesta mesma área é o Rixwell Centra Hotel, que é da mesma rede do Rixwell Domus, porém, mais confortável. O preço dele é ligeiramente mais alto que o Domus, porém, a diferença justifica o valor.
Preciso salientar que hospedagem em Riga é barato, e que tal aproveitar esse fator para ficar hospedado com todo luxo no Hilton Garden Inn Riga Old Town? No Hilton você vai achar diárias a partir de 80 euros.
O Redstone Boutique Hotel tem uma excelente localização e como diz o nome, ele é um hotel boutique super confortável e lindo. Os quartos são amplos e confortáveis.
Se você pode investir um pouco mais em uma hospedagem, recomendo o Grand Hotel Kempinski Riga. O hotel fica em uma das entradas da Old Town e de frente para um parque lindão, o que garante o fácil acesso.
O que fazer em Riga
Como ir do aeroporto de Riga até o centro
Roteiro pelos países Bálticos
Dicas de ônibus nos países Bálticos
Como é voar com a Air Baltic
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.