Cidadãos brasileiros que pretendem visitar o Laos precisam de visto para entrar no país. Não existe representação diplomática do Laos no Brasil, para casos urgentes, a embaixada da Tailândia em Brasília presta serviços para o Laos. Mas a melhor forma de conseguir o visto para o Laos é na chegada ao país.
Visto para o Laos
O visto para o Laos pode ser emitido nos aeroportos internacionais e em alguns postos de fronteira terrestre e fluvial. Se você vai chegar ao Laos de avião, antes de desembarcar você receberá dois formulários, um para o pedido de visto e outro em duas partes para a imigração, um para a sua chegada e outro para a sua saída do país.
Os formulários não tem muito segredo para preencher, é bem semelhante a maioria dos formulários de visto e imigração que a gente vê por aí.
Os formulários precisam ser preenchidos com letras de forma e eles exigem duas fotos 5×3, como está escrito no formulário, se bem que na minha vez eles devolveram uma das fotos. Se você não tem a foto, eles vão cobrar 1 dólar americano para escanear a foto do seu passaporte.
O passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses e precisa ter uma folha inteira disponível para colar o visto.
Ao desembarcar basta seguir as placas “Visa on Arrival”. No aeroporto de Luang Prabang, que foi onde eu entrei, o balcão estava logo na entrada da área de desembarque. Na fila o funcionário pegou o meu passaporte, os formulários, fotos e cartão de embarque.
Depois a gente precisa esperar em outro balcão para pagar e retirar o visto. Para brasileiros, o visto para 30 dias custa 30 dólares americanos, mais uma taxa de 1 dólar e precisa pagar em moeda, por tanto, tenha esse valor na mão quando chegar ao Laos. Não dá para pagar em outra moeda ou cartão de crédito e antes dessa área não tem casa de câmbio no aeroporto.
Imigração no Laos
Após o visto, a gente segue para a imigração, que nada mais é do que um balcão ao lado de onde o visto é emitido. Não me fizeram nenhuma pergunta, só pediram para eu olhar para a câmera para tirar uma foto, carimbaram o passaporte e pronto.
O processo todo demorou uns 15 minutos, mas os caras são lentos, então, não tenha pressa e já vai se desligando da correria e se acostumando com o ritmo mais devagar do Laos.
Transporte do aeroporto para a cidade
Logo no desembarque do aeroporto de Luang Prabang existe um balcão de madeira com serviço de taxi. Só existe ele e esse é o único meio de transporte que você pode contratar para sair do aeroporto. Os taxis são vans compartilhadas que deixam os passageiros porta a porta nos hotéis.
O serviço é cômodo, confortável e barato. Eu paguei 50.000 KIPs (cerca de 19 reais) para um trajeto de aproximadamente 20 minutos. Na volta para o aeroporto o pessoal do hotel chamou a van para mim e o valor foi o mesmo.
Da cidade para o aeroporto você pode ir também de tuk-tuk, são baratos, em média 20.000 KIPs (7 reais) mas é aquela coisa né? Sem conforto e sacudindo no calor e poeira do Laos.
Se você chegar por Vientiane, outra porta de entrada para o país, no aeroporto existem alguns balcões que oferecem o mesmo tipo de serviço.
***
Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Luang Prabang: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.
Luang Prabang fica na margem do Rio Mekong e é também cortada pelo Rio Nam Khan, a área da cidade que é circundada por esses dois rios é a melhor parte para se hospedar.
Eu me hospedei no hotel Mekong Charm Riverside, um hotel super simples mas com tudo que a gente precisa para descansar. Tinha um quarto espaçoso e confortável, uma cama boa, ar condicionado, televisão, internet e café da manhã incluso. O meu quarto tinha ainda uma varandinha com vista para o Rio Mekong.
Na minha segunda viagem eu fiquei no The Belle Rive Boutique Hotel. O lugar é um charme, funciona em um enorme casarão de arquitetura típica da Indochina na beira do Rio Mekong. O hotel mais charmoso e confortável que eu fiquei no Laos e os funcionários são extremamente simpáticos.
Se você pode investir um pouco mais, recomendo o 3 Nagas Luang Prabang. Um hotel espetacular e que fica na rua onde acontece o Despertar dos Monges. O hotel é confortável e muito charmoso, esse não tem como errar.
Mas se você quiser dar uma olhada em outros hotéis e hostels para se hospedar em Luang Prabang, dá uma olhada na nossa lista de hotéis: clique aqui.
Como conseguir o visto para o Laos na internet
Como é passar pela imigração no Laos
Dicas do Laos pra organizar a sua viagem
Internet no Laos: qual operadora usar
Onde ficar em Luang Prabang
O que fazer em Luang Prabang
Como visitar as cachoeiras de Kuang Si
Passeio de pôr do sol no Rio Mekong
O Despertar dos Monges em Luang Prabang
O que fazer em Vientiane, capital do Laos
Laos, além das minhas expectativas
O seguro viagem é obrigatório para visitar o Laos, além de ser extremamente recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Oi amigo!
Parabéns pelas informações, irei usar com certeza.
Fiquei com uma duvida vc diz: “precisa pagar em moeda, por tanto, tenha esse valor na mão quando chegar ao Laos. Não dá para pagar em outra moeda ou cartão de crédito e antes dessa área não tem casa de câmbio no aeroporto” Mas qual moeda? Dólar ou a moeda local? caso for local onde vc trocou?
Sucesso e mtas viagens!
Oi Sandro, o pagamento é em dólar. Obrigado pela mensagem.