
Muitas pessoas vão para Luang Prabang especialmente para ver as famosas cachoeiras do Laos, conhecidas como Kuang Si Falls. Depois de ver algumas fotos e vídeos dessa maravilha eu não tive dúvidas e coloquei o país no roteiro da minha última viagem pela Ásia.
Distante a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Luang Prabang, as cachoeiras atraem visitantes de todos os cantos do mundo, especialmente a galera mochileira que vem descobrindo o Laos por suas paisagens incríveis e preços baixos.

As famosas cachoeiras do Laos ficam dentro do parque Ta Kuang Si e logo que entramos, passamos por uma área onde vivem ursos pretos asiáticos que foram resgatados. São animais que vieram de circos, criadores particulares e do tráfico de animais. É uma espécie em extinção e que não teriam condições físicas de serem soltos novamente na natureza, por isso, vivem nesse abrigo dentro do parque.
Depois seguimos pelas trilhas até a primeira cachoeira, talvez a mais acanhada de todas, mas já chama atenção por sua cor azul-turqueza. As águas das cachoeiras do Laos variam do azul ao verde esmeralda, a explicação é pela quantidade de minerais suspensos na água, especialmente o calcário.


A medida que seguimos pelas trilhas e passamos pelas outras cachoeiras, o cenário vai ficando ainda mais bonito, até que chegamos a última delas, uma queda d’água de 60 metros que despenca do alto da montanha.
Existe uma trilha até o topo da montanha, eu não fiz, mas o nível de dificuldade é moderado. Mas dizem que a vista lá de cima é realmente linda.
Para quem quiser se aventurar nas águas, se prepare, pois é muito gelada e algumas piscinas são bem fundas e apesar de estar dentro de um parque com certa estrutura, eu não vi salva-vidas por ali.



Existe a recomendação de não nadar com ombros e joelhos a mostra – algo bem comum no Laos – mas eu vi os turistas em geral nadando de biquíni, maiô e sunga. Desculpa aí, mas eu entrei de calção de banho mesmo, mas olha, tem que ter coragem pois a água é realmente gelada e eu fiquei tremendo por uns 10 minutos, mesmo com o calorão do Laos.
As cachoeiras são repletas de peixes de várias espécies e tamanhos, um verdadeiro aquário natural. As cachoeiras de Kuang Si são realmente lindas e fazem jus à fama, certamente um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro pelo Laos.




Como visitar as cachoeiras do Laos
Chegar até lá não é difícil, a maioria das pessoas que visitam Luang Prabang alugam motos e se este for o seu caso, é só seguir as placas e mapas, quem estiver com chip de internet no celular, fora do Luang Prabang o sinal é fraco ou inexistente.
Você pode contratar um tuk-tuk até lá por 30.000 KPIs (12 reais), mas tenha em mente que apesar da pouca distância (30 kms) as estradas são ruins e a viagem de tuk-tuk é bem desconfortável.
Outra opção mais cômoda é contratando um tour em vans compartilhadas, todos os hotéis oferecem o serviço e custa 50.000 KPIs (20 reais) ida e volta e saem em dois horários 11h e 14h. Em geral, a gente fica 2h30 no parque, tempo suficiente para visitar tudo e ainda tomar um belo banho gelado.
A entrada do parque custa 20.000 KIPs (8 reais) e não está incluída no preço dos tours.
Dentro do parque tem banheiros, um restaurante e áreas de piquenique.
***
Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Luang Prabang: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.
Luang Prabang fica na margem do Rio Mekong e é também cortada pelo Rio Nam Khan, a área da cidade que é circundada por esses dois rios é a melhor parte para se hospedar.
Eu me hospedei no hotel Mekong Charm Riverside, um hotel super simples mas com tudo que a gente precisa para descansar. Tinha um quarto espaçoso e confortável, uma cama boa, ar condicionado, televisão, internet e café da manhã incluso. O meu quarto tinha ainda uma varandinha com vista para o Rio Mekong.
Na minha segunda viagem eu fiquei no The Belle Rive Boutique Hotel. O lugar é um charme, funciona em um enorme casarão de arquitetura típica da Indochina na beira do Rio Mekong. O hotel mais charmoso e confortável que eu fiquei no Laos e os funcionários são extremamente simpáticos.
Se você pode investir um pouco mais, recomendo o 3 Nagas Luang Prabang. Um hotel espetacular e que fica na rua onde acontece o Despertar dos Monges. O hotel é confortável e muito charmoso, esse não tem como errar.
Mas se você quiser dar uma olhada em outros hotéis e hostels para se hospedar em Luang Prabang, dá uma olhada na nossa lista de hotéis: clique aqui.
Como conseguir o visto para o Laos na internet
Como é passar pela imigração no Laos
Dicas do Laos pra organizar a sua viagem
Internet no Laos: qual operadora usar
Onde ficar em Luang Prabang
O que fazer em Luang Prabang
Como visitar as cachoeiras de Kuang Si
Passeio de pôr do sol no Rio Mekong
O Despertar dos Monges em Luang Prabang
O que fazer em Vientiane, capital do Laos
Laos, além das minhas expectativas
O seguro viagem é obrigatório para visitar o Laos, além de ser extremamente recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
muito bom o post e a experiencia . Valeu!
Obrigado, Carlos.