Harajuku é daqueles lugares que você não pode deixar de fora do seu roteiro em Tóquio e você já vai entender o porquê.
***
Apesar de ser considerado um bairro de Tóquio, Harajuku fica dentro de Shibuya. Que é um grande bairro de Tóquio. E coladinho em Harajuko fica o Santuário Meiji, dois lugares que eu visitei no meu primeiro dia em Tóquio. E por conta da proximidade, você pode conhecer todos eles de uma vez só.
E a razão de Harajuku ser um lugar tão especial, é que ele é o grande reduto da cultura pop japonesa em Tóquio. É lá que você vai achar a galera fazendo os melhores cosplays do mundo de um lado e as ultra fashionistas do outro. E no meio disso um mundo de animes, musicas, cores, luzes pulsantes e comidas pensadas meticulosamente para ficarem lindas no Instagram. Na verdade, tudo em Harajuku é instagramável.
Harajuku é a disneylândia da cultura pop japonesa, onde os mais antenados vão para serem vistos. Onde o estranho e o bizarro caminham lado a lado em Takeshita, uma das ruas que ligam a Meiji-Dori a estação Harajuku.
A Takeshita é o centro dessa loucura toda, especialmente nos finais de semana quando a galera coloca o seu melhor look ou montam o seu melhor cosplay. Alguém se lembra da música Harajuku Girls da Gwen Stefani? Quer fotografar? Não se preocupe, para eles é o maior elogio.
Nessa pequena rua de pedestre ficam as lojas mais loucas, mas também tem uma Daiso de três andares. Falando nisso, se você vai ao Japão, não pode deixar de se enfiar em uma Daiso. E o preço? Sensacional, quase tudo custa de 100¥ a 150¥, impossível sair de lá sem comprar nada. Nesse tipo de loja a gente acaba descobrindo coisas que nem sabia que existia e imediatamente passa a precisar daquilo.
Cansou de tanta loucura? Vale uma passadinha no Tokyu Plaza, um shopping que fica em frente a estação de metrô. A entrada dele é uma das coisas mais lindas (e loucas) que você vai ver no seu primeiro dia em Tóquio. Mas no terraço do Tokyu Plaza tem uma praça. E não, você não leu errado. Uma praça cheia de lugares para sentar, com muitas árvores e plantas. Pegue um café no Starbucks em frente e aproveite a vista.
Como visitar Harajuku
A melhor forma de chegar em Harajuku é de metrô e a estação que atende ao bairro é a Meiji-jingumae. Não confunda com a estação Harajuku, esta é exclusiva para os trens da JR. A estação Meiji-jingumae é atendida pela linha C (estação número 3) e pela linha F (estação número 15). Chegando na estação, procure pela saída 4 ou 5, elas ficam exatamente em frente ao Tokyu Plaza. Recomendo ler o post onde eu explico como usar o metrô de Tóquio.
Se você estiver em Shibuya, dá para ir a pé, o bairro fica distante aproximadamente 1km do Shibuya Crossing.
***
Dicas para organizar a sua primeira viagem para o Japão
Como tirar o visto para o Japão
Como é passar pela imigração no Japão
Como comprar a passagem para o trem bala
Como é a viagem de trem bala
Como ir do aeroporto de Narita ao centro de Tóquio
Como usar o metrô de Tóquio
Onde ficar em Tóquio (dicas de hospedagem)
Roteiros e o que visitar:
O que fazer em Tóquio: roteiro de 4 dias
Santuário Nezu
Tokyo Tower e Tokyo Skytree
Templo Asakusa
Bairro de Harajuku
Santuário Meiji
Cruzamento de Shibuya
Onde fazer compras em Tóquio
O que fazer em Kyoto
Onde ficar em Kyoto (dicas de hospedagem)
Como visitar o Castelo de Osaka
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.