
Quem anda pelas movimentadas ruas de Londres, não imagina que o subterrâneo da cidade tem bem mais a oferecer que os túneis do metrô, aqui chamado de “Tube”. Uma cidade que sobreviveu a guerras e incêndios tem lá seus segredos bem guardados
São estações de metrô que foram abandonadas, assim como túneis, rotas de fugas que foram usadas durante a Segunda Guerra Mundial contra os devastadores ataques Nazistas além de muitos abrigos de guerra.

Londres tem hoje 26 estações de metro abandonadas por diferentes razões e se for somar as partes desativadas de outras estações, são 40 ao todo. Algumas tinham baixa demanda, outras eram tão antigas que não ofereciam segurança para os passageiros ou outras por serem próximas demais de outras estações. Enquanto isso aqui em São Paulo faltam estações.

Uma dessas estações é a Aldwych que ficava próxima a região do Covent Garden e Waterloo. O legal é que ela recebe visitas sazonais guiadas e organizadas pelo London Transportation Museum ou pela British Movie Tours.
Aldwych, antigamente chamada de Strand, foi construída no comecinho do século XX e fechada em 1914. Depois ela foi reaberta durante a expansão da Northern Line e voltou a ser fechada no fim dos anos 80. O legal da visita é poder observar um lugar que ficou congelado no tempo e incrivelmente preservado. Além disso, a estação é usada para filmagens, “V de Vingança” foi rodado aqui.

A antiga estação Embankment foi aberta em 1870 e fechada em 1957, quando outra estação mais moderna tomou o seu lugar. Todos os túneis, acessos e plataformas continuam lá, periodicamente são organizadas visitas guiadas, todas organizadas pelo London Transportation Museum.

A estação Brompton Road é outra que foi fechada por fica a apenas alguns metros entre as estações Knightsbridge e South Kensington. Ela foi aberta em 1906 e fechada em 1934. O prédio está lá, intacto na Brompton Road com a Fullhan. Quem passa pela calçada nem imagina os segredos escondidos por trás daquela fachada de tijolos vermelhos.


Londres é uma cidade que nunca deu as costas para o seu passado e toda essa estrutura subterrânea que foi esquecida por muito tempo agora está sendo usada de outras formas. Como o projeto que está usando os túneis abandonados como hortas subterrâneas. Ou o projeto pretende transformar esses locais em cliclovias para interligar estações do metrô.
Londres sempre se reinventado e usando o passado a seu favor. É apenas mais uma das razões para amar essa cidade.
Onde ficar em Londres
Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar em Londres e onde evitar. Clique aqui.
Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.
Veja aqui a relação completa de hotéis em Londres
Onde ficar em Londres
Como usar o metrô de Londres
Imigração no aeroporto de Heathrow
10 dicas para iniciantes em Londres
Como chegar a Stonehenge
O que fazer em Londres (roteiro de 4 ou 5 dias)
O que fazer em Londres sem gastar nada
30 coisas para fazer em Londres
7 parques e jardins em Londres para conhecer
Um passeio por Canden Town
Como andar nos ônibus de 2 andares de Londres
Londres e a Agulha de Cleópatra
Como é o passeio pela London Eye
Um passeio pelos subterrâneos de Londres
5 lugares para ver Londres de cima
Troca da guarda no Palácio de Buckingham
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Obrigado pelo link, seus lindos =)
Muuuuuuito interessante! Fica a dica para uma nova visita a Londres. O subterrâneo de Berlim também pode ser visitado, os bunkers da 2a guerra e da guerra fria, muito legal.