Trilhas

Essa semana só está dando a região de Aparados da Serra aqui blog e se você está caindo de pára-quedas agora, pode ver todos os posts da viagem clicando aqui.

Uma trilha bem legal que a gente pode fazer lá na região, é a trilha do Rio Malacara, esse foi o primeiro passeio que fizemos quando chegamos a Praia Grande. Para não perder o dia, já que chegamos depois das 15h vindos de Porto Alegre, é um passeio ideal para fazer na metade do dia.

Boa parte da trilha é pelo leito do rio
Boa parte da trilha é pelo leito do rio

A trilha dura umas 4 horas fazendo com calma e percorre o leito rochoso do Rio Malacara por dentro da Serra Geal. Nós fizemos esse passeio com o Paulo, da Verdes Canyons e como eu disse em outros posts, nunca faça esse tipo de trilha sem um guia. Você pode se perder, se machucar ou coisa pior poderá acontecer.

Nem preciso dizer que a água é extremamente limpa
Nem preciso dizer que a água é extremamente limpa

O leito do rio é tipico de regiões serranas, com muitas pedras e água incrivelmente cristalina. Como durante a trilha a gente caminha bastante pelo leito do rio, é recomendado usar calçados apropriados. Sabe aqueles tênis Timberland que aguentam até uma bomba atômica, então, é o tipo de calçado ideal.

O guia também providencia umas caneleiras que protege as pernas das pedras e cobras. E se não fossem essas caneleiras eu teria me machucado feio, depois de tomar um belo tombo em uma pedra coberta de lodo. A cicatriz está aqui para contar a história.

Além de limpa, a água é muito gelada
Além de limpa, a água é muito gelada

A trilha passa por dentro da mata, um misto de restos de mata atlântica com florestas de eucalípto. Essa região já foi fonte de extração de madeira, felizmente aqui não mais.

No fim da trilha, a melhor surpresa de todas, um enorme conjunto de piscinas naturais que nem a água super gelada me afastou de dar um mergulho. Foi para lavar a alma.

A recompensa no fim da trilha
A recompensa no fim da trilha
A água estava muito gelada, mas foi impossível não entrar
A água estava muito gelada, mas foi impossível não entrar

Leia também:
Todos os posts sobre Aparados da Serra

***


Eu me hospedei no Hotel Morada dos Canyons, bem no meio dos cânions entre a cidade de Praia Grande e o topo da serra, o que faz do hotel um lugar com visual muito bacana.

Se você busca acomodações tão confortáveis quanto o Morada dos Canyons, recomendo o Caminho dos Canyons, que tem preços bem mais em conta, localização excelente, além de super confortáveis.

A Pousada Flor de Lótus tem chalés confortáveis, com bom preço e uma vista extraordinária do interior dos cânions. É também uma excelente opção de hospedagem nos cânions de Aparados da Serra.

Outra boa opção com bons preços é a Pousada Aracema, que tem acomodações simples, mas confortáveis e fica no meio de uma das áreas mais lindas de Aparados da Serra.

Cânions de Aparados da Serra: com chegar e o que fazer
Parque Nacional de Aparados da Serra e Itambezinho
Trilha do Rio Malacara
Duas cachoeiras para visitar no Rio Grande do Sul
O que você precisa saber para visitar o parque










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.