Definitivamente o meu lugar favorito em Havana é o La Bodeguita del Medio, o bar cheio de particularidades e que ficou mundialmente conhecido por conta de seus clientes famosos, entre eles o escritor Ernest Hemingway, Fidel Castro e Nate King Cole que faziam uma parada lá para tomar o melhor mojito de Cuba.
O La Bodeguita fica em Habana Vieja, pertinho da Plaza de La Catedral. Em frente ao bar a gente já enxerga de longe a multidão de pessoas na rua. Muitos se acotovelando para pedir um mojito no balcão.
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar Cuba. Faça o seu aqui com desconto
Talvez a maioria não saiba, mas do lado esquerdo do bar tem um corredor que leva aos fundos e a um segundo andar. O La Bodeguita tem vários outros ambientes que são reservados para quem vai beber ou comer. Lá dentro o atendimento é ótimo, algo bem raro em Cuba.
Todas as salas são pintadas de azul e as paredes cobertas por assinaturas de gente de todos os cantos do mundo, muitos brasileiros e claro que eu fiz questão de deixar o meu nome lá.
O famoso mojito é vendido por 5 CUCs (5 dólares), não é barato, mas é realmente o melhor. A comida também é maravilhosa, vale pedir a Ropa Vieja (uma carne desfiada cozinhada por horas) com batata frita e Moros y Cristianos, um prato de arroz com feijão que até eu que não curto feijão comi e adorei.
Sempre tem uma banda tocando, no final eles passagem pedindo gorjeta ou tentando vender um CD. Se você não pretende dar gorjeta para os caras, evite filmar, fotografar ou ficar muito empolgado com a música.
Nos três dias em que eu fiquei em Havana, fui todos os dias no La Bodeguita, uma prova de que eu realmente amei o lugar e recomendo muito para quem for a Havana.
Seguindo pela Havana de Hemingway, fui para o El Floridita. Um bar que ficou famoso também por conta de outro drink, o daquiri.
Diferente do La Bodeguita del Medio que é um bar bem rústico, o Floridita é mais elegante e explora muito a imagem de Hemingway. Tem um enorme balcão onde o povo se amontoa e ao lado, uma estátua de bronze em tamanho real de Hemingway e que todo mundo vai tirar uma foto com o mestre.
O famoso daquirí custa 6 CUCs (6 dólares), é caro, mas vale cada gole e ainda mais por se tratar de um lugar tão especial.
Como chegar ao La Bodeguita e Floridita
O bar fica na Calle Empedrado, quase na esquina da Catedral de Havana. De longe a gente vê a muvuca e o famoso letreiro amarelo, não tem erro.
O El Floridita não fica muito distante da Bodeguita, ele está no fim da Calle Obispo, a mais famosa de Habava Vieja
Procurando hospedagem em Havana?
Aqui no blog tem um post com todas as dicas de onde se hospedar em Havana e também onde evitar. Clique aqui
Ou você pode olhar a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.
Booking.com
Reserve um passeio em Havana
Mais sobre Cuba
Planejando a sua viagem
Que moeda levar para Cuba
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba
Quando visitar Cuba
Onde se hospedar em Havana
Como se locomover por Cuba
Como usar a internet em Cuba
Mais coisa para fazer em Cuba
O que fazer em Havana (Roteiro completo)
Fortaleza de La Cabaña
La Bodeguita del Medio
Museu da Revolução Cubana
Varadero e as praias cubanas
Guia de Havana para download
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram