Eu estava devendo para vocês uma resenha das rotas internacionais da Gol. Eu já voei com eles duas vezes entre o Brasil e a Argentina e acabei não fazendo nenhum post. Mas agora eu vou pagar a minha dívida e contar para vocês como é voar para Santiago com a Gol.
A Gol opera três serviços diários de domingo a sexta-feira e um voo aos sábados entre São Paulo e Santiago. Todas as rotas estão sendo operadas com o Boeing 737-800 equipados com a cabine Gol Premium, uma espécie de premium economy da Gol. Eu vou contar como é voar com a Gol para Santiago nesta cabine em outro post. Hoje é dia de voar de classe econômica.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar para Santiago com a Gol
Eu escolhi voar para Santiago com a Gol por causa do melhor preço, mas nem sempre os valores praticados pela companhia são os mais atraentes. Recentemente Gol e Latam perderam a concorrência da Emirates que operava quatro serviços semanais entre São Paulo e Santiago. Era um prolongamento do voo que vinha de Dubai no Boeing 777-200LR. Agora este voo está saindo do Rio de Janeiro, uma ótima opção para os cariocas. A título de informação, o voo diário da Emirates para São Paulo no Airbus A380 segue firme e forte.
Eu comprei a passagem pelo site da Gol, escolhi a tarifa mais barata, aquela que não dá direito a despacho de bagagem ou marcação de poltrona. Eu sempre escolho essa tarifa, pois como meu status no Smiles é Gold, ele permite o despacho de bagagem, marcação de poltrona, uso da Sala VIP da Gol e prioridade de embarque mesmo comprando a tarifa light.
Check-in, sala vip e embarque
Eu fiz o check-in pelo app da Gol, o procedimento foi simples e intuitivo. Como não despachei bagagem, eu cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo faltando duas horas para a partida.
A Gol opera os seus voos internacionais no Terminal 2 de Guarulhos e o setor internacional do terminal estava vazio. Não tinha ninguém na fila para o raio-x e controle de imigração. Eu não levei nem 5 minutos para fazer todos os procedimentos.
Depois eu fui esperar pelo embarque na Sala Vip Smiles da Gol. Achei o espaço bom, tinha uma boa variedade de comidas e bebidas. Um bom buffet de café da manhã estava a disposição dos clientes.
Faltando 40 minutos para o embarque eu desci para o portão, a aeronave não estava no finger, mas o povo já estava fazendo fila. Qual é a lógica disso, gente?
Não demorou muito e trouxeram a aeronave até o finger. O embarque seguiu as prioridades por lei, seguido dos passageiros voando na Gol Premium e membros Gold e Diamante do programa de fidelidade da Gol e das companhias aéreas parceiras.
A aeronave
A aeronave que opera a rota é o Boeing 737-800, que já é velho conhecido dos passageiros que viajam com a Gol. A diferença é que essas aeronaves são equipadas com 16 lugares na Gol Premium no layout 3-3 com a poltrona do meio bloqueada e 154 lugares na classe econômica, também no layout 3-3.
As poltronas são bem bonitas, revestidas em couro cinza, com detalhe em laranja no padrão da Gol. O espaço entre elas não era o melhor, mas nada insuportável para um voo de cerca de 4 horas.
Nas poltronas tinham travesseiros e cobertores, um ponto positivo, até porque, em se tratando da Gol, qualquer mimo é bem vindo. Estas aeronaves são equipadas com internet wi-fi e o sistema de entretenimento da Gol, que é acessado por dispositivos mobile. As poltronas também são equipadas com portas USB.
Achei o sistema de entretenimento bom, tinha uma variedade bacana de filmes, séries e sinal de TV ao vivo. Além de acesso a um mapa de navegação básico. Nas poltronas também tinham uma cópia da revista da Gol.
Voo e serviço de bordo
O voo deixou o finger em Guarulhos no horário, mas o longo táxi até a pista e o tráfego do horário fez com que o avião decolasse com um pouquinho de atraso. Mas honestamente, nada muito crítico.
Logo após a decolagem eu fui explorar o sistema de entretenimento, assisti um pouco de TV, uma série e logo em seguida começou o serviço de bordo.
Sim, o voo entre São Paulo e Santiago teve serviço de bordo gratuito e pasmem, uma refeição quente. Eu não me lembro se tinha mais de uma opção, mas eu comi o frango acompanhado de arroz com brócolis e legumes. Na bandeja veio um pão, que estava bem gostoso, manteiga e pudim de sobremesa. Também fiquei surpreso com as várias opções de bebidas como cerveja, vinho, sucos, refrigerantes e água. Copos e talheres eram de plástico.
Depois do almoço eu fui ver um pouco mais de TV, até que começamos a sobrevoar a Argentina e em seguida o momento mais esperado da viagem: a Cordilheira dos Andes.
Sobrevoar a cordilheira é sempre um momento muito esperado, com paisagens lindas e de encher os olhos. Mesmo com a neve praticamente toda derretida – esse voo foi em março – ainda é lindo. Essa travessia sempre tem turbulência, por tanto, não se assustem.
Logo depois já fizemos uma curva à esquerda e iniciamos a descida até o Aeroporto Internacional Santiago. A chegada foi bem tranquila e o pouso no horário previsto.
Conclusão
Voar para Santiago com a Gol foi uma experiência muito boa e me surpreendeu o fato da empresa oferecer manta, travesseiro e refeição quente neste voo. Eu certamente voltaria a voar com eles, desde que o preço fosse bom, claro. Mas um voo com mais de 4 horas de duração já seria um caso a ser pensando.
Vídeo
No canal do Vou na Janela no Youtube eu já publiquei um vídeo completo desse voo. Confira abaixo:
Onde se hospedar em Santiago
Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago. Leia aqui
Ou você pode olhar a nossa lista completa de hospedagem em Santiago: clique aqui ou no box de ofertas abaixo. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.
Leia mais sobre Santiago
Planejando a sua viagem
Chegando em Santiago: imigração e transporte
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago
O que ver em Santiago
O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera, o prédio mais alto da América do Sul
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno
Passeios
Termas Colina e Embalse El Yeso em Cajón del Maipo
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana, a maior vinícola orgânica do mundo
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram