Este ano a Nok Air da Tailândia foi premiada com a melhor companhia aérea no segmento low-cost do país pelo ranking da Skytrax. Reconhecimento muito justo para uma companhia super simpática e que concorre em um mercado acirrado com outras companhias aéreas low-costs.
E estava pesquisando sobre como chegar a Sukhothai, cidade histórica aqui na Tailândia e que é considerada o berço da civilização Tailandesa. A Bangkok Airways voa direto de Bangkok para Sukhothai, mas com preços bem salgados. Aí eu descobri que a Nok Air voa para Phitsanulok, uma cidade vizinha e que junto da passagem ela oferece o serviço combinado de transfer. Bingo! Foi a melhor solução e de quebra, ia voar pela primeira vez com eles.
A Nok Air opera uma frota de aeronaves Boeing 737-800, Bombardier Q400 e ATR 72. A companhia é famosa por pintar um bico de pássaro no nariz das aeronaves, pois “Nok” significa “pássaro” em tailandês. E todas as aeronaves possuem pinturas diferentes que remetem a pássaros.
A Nok Air tem uma ótima rede doméstica, além de voar para Ho Chi Minh no Vietnã e Yangon em Mianmar. Além disso, as suas companhias aéreas irmãs, Nok Scoot e Soot Airlines voam para a China, Japão, Singapura, Taiwan e Austrália.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Nok Air da Tailândia
Eu comprei a passagem direto no site da empresa, que tem versão em inglês e muito simples e fácil de usar. Não tem pegadinhas ou página complicadas. A Nok Air tem um serviço chamado Fly & Ride, onde eles vendem o transfer junto da passagem aérea. Eles tem também o Fly & Ferry, onde inclui o transfer de van e barco até as ilhas onde ela não opera ou onde não existem aeroportos. Inclusive foi assim que eu cheguei em Koh Lipe, mas esse voo fica para o próximo flight report.
Eu comprei a tarifa mais barata, sem despacho de bagagem e sem serviço de bordo. Que você pode comprar também dentro da aeronave, porém, alguns pratos especiais só estão disponíveis para quem fizer a compra pelo site.
Pela tarifa sem franquia de bagagem, a gente pode levar uma mala de até 7 quilos na cabine. Para uma viagem curta, eu levei apenas a minha mochila.
Check-in e embarque
Como não tinha nada para despachar, eu fiz o check-in pelo app da Nok Air e já gerei o cartão de empaque. A Nok Air opera no Aeroporto Internacional Don Mueang aqui em Bangkok, que é o antigo aeroporto internacional da cidade e hoje é usado pelas low costs.
Chegando no aeroporto eu já fui direto para a sala de embarque, passei por uma rápida conferência do cartão de embarque na tela do celular. Para a minha surpresa, eles não fazem nenhuma verificação digital, achei uma falha grave de segurança. Passei pelo raio-x e já acessei e enorme sala de embarque do terminal doméstico do Don Mueang.
Como o voo seria operado por um Bombardier Q400, uma aeronave pequena e baixa, o embarque em Bangkok foi na posição remota e foi tudo muito rápido.
A aeronave
Como disse, o voo foi operado por um Bombardier Q400, uma aeronave bimotor turbo hélice fabricada no Canadá e com capacidade para 86 passageiros na configuração da Nok Air.
Essas aeronaves são usadas em voos domésticos e regionais na Tailândia e em outros lugares do mundo. Eu já fiz um voo com o Q400 na AirBaltic de Tallinn na Estônia para Riga na Letônia.
O Bombardier Q400 é uma aeronave estreita, todos são configurados no layout 2-2 e as poltronas são bem apertadinhas. Para um voo de 1 hora estava tudo bem e felizmente esses aviões não fazem viagens com mais de 1h30 de duração, pois seria um sofrimento.
Por se tratar de uma low-cost, eles não tem sistema de entretenimento, por outro lado, os Boeing 737-800 mais novos tem internet grátis e a velocidade é excelente. No bolsão da poltrona fica uma cópia da revista Jib Jib, que é muito bem feita, mas praticamente é toda em Tailandês. Apenas alguns títulos e um box ou outro em inglês, uma pena.
Voo e serviço de bordo
Como era um avião pequeno, o embarque foi rápido e decolamos no horário com o avião totalmente cheio. O voo DD 8406 tem 1 hora de duração e nós decolamos às 13h50 em ponto. Depois de alguns sacolejos na decolagem, alcançamos o céu de Bangkok e rumamos para o norte.
Após o sinal de cintos de segurança serem desligados a tripulação de duas comissárias começou o serviço de bordo. Primeiro para quem tinha comprado pelo site e segundo para os pedidos feitos na hora. Uma simpática garrafinha de água é distribuída para todos os passageiros. Achei bacana, pois a Airasia nem água oferece sem pagar.
O voo foi rápido a uma altitude baixa, essa aeronaves tem um teto de operação mais baixo e com isso temos uma vista melhor. Bacana ver os campos de arroz do interior da Tailândia bem verdes agora com o fim das monções.
Logo em seguida começamos a descida até Phitsanulok, onde chegamos no horário. O aeroporto é pequeno, mas atende bem. Tem apenas 1 ponte de embarque e as operações do Q400 são no pátio mesmo.
Na porta do avião fica um carrinho com sombrinhas da Nok Air, para quem quiser se proteger do sol forte ou da chuva. Mais um carinho da empresa com os passageiros.
Caminhei pela rampa, onde vi um antigo 747-100 abandonado, entrei no terminal, passei direto pela única esteira de bagagens e saí na área pública. Logo na porta já encontrei o motorista da Nok Air com uma plaquinha com meu nome me esperando para me levar até Sukhothai. Aqui mais uma surpresa, o transfer foi feito um um carro de luxo, pois eu era o único passageiro.
Conclusão
A Nok Air merece o título de melhor low-cost da Tailândia. Na real, é uma das melhores que eu já voei. Pequenos detalhes como internet gratuita a bordo, garrafinha de água e até mesmo sombrinhas para proteger os passageiros do clima brutal dessas bandas somam pontos para a empresa. Recomendo!
Reserve a sua hospedagem aqui
Resolva a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Fabricio, bom dia! Rapaz fiz uma compra errada, não prestei atenção em todos os seus detalhes da viagem, só agora vi a besteira que fiz. Comprei uma passagem para Phaitsanulok de Bangkok, querendo ir para Sukhothai, pensando que o transfer eu compraria na hora no aeroporto, depois que vi seus comentarios. Será que tem alguma opção para eu comprar pelo site da Nok air, só o trasnfer? Comprei a passagem para o dia 07/05/2020.
Desde já agradeço a sua atenção.
Oi José, tudo bem? Eles não vendem o transfer separado e provavelmente para alterar a reserva terá um custo. Recomendo checar com o seu hotel se eles tem uma opção de transfer.
Ok Fabricio! Muito obrigado, vou verificar isso agora.