Como é voar com a Lao Airlines, a principal empresa aérea do Laos e que oferece um serviço correto e pontual entre as principais cidades do Laos e países vizinhos.
***
Na minha última viagem pela Ásia, eu procurava uma forma mais barata de ir de Luang Prabang no Laos para a capital do país, Vientiane. A distância entre as duas cidades é de 340 quilômetros e o trajeto pode ser feito de ônibus, mas a viagem pode durar de 10 a 12 horas por conta das estradas ruins do Laos, opção automaticamente descartada. Existem duas empresas que voam direto entre as duas cidades, a minúscula Lao Skyways que só tem uma aeronave turboélice de fabricação chinesa e a Lao Airlines, a linha aérea de bandeira do país.
A Lao Airlines me pareceu de longe a melhor opção. A empresa tem uma frota de 11 aeronaves Airbus A320 e ATR72 e voa para 20 cidades no Laos, Camboja, China, Tailândia, Vietnã, Cingapura e Coréia do Sul.
A compra da passagem eu fiz pelo site deles (laoairlines.com) que está disponível também em inglês. A compra foi super tranquila, o processo é todo intuitivo e sem pegadinhas. O pagamento eu fiz com meu cartão de crédito e em questão de minutos recebi o e-ticket no meu email.
Vale dizer que todos os passageiros podem despachar uma mala de até 20 kgs e também levar uma bagagem de mão de até 7 kgs para voos domésticos e 10 kgs para voos internacionais. Eu levei uma mala de 19 kgs e uma mala de mão de quase 9 kgs, além de uma terceira bolsa tipo carteiro e em nenhum momento eles conferiram o peso ou questionaram a terceira bolsa.
O voo partiu do Aeroporto Internacional de Luang Prabang com destino ao Aeroporto Internacional Wattay em Vientiane, um trajeto com duração de 45 minutos.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Lao Airlines
Check-in e segurança
Eu fiz o check-in no balcão da companhia no Aeroporto Internacional de Luang Prabang, no momento eles tinham 4 posições atendendo e eu esperei cerca de 3 minutos para ser atendido. O funcionário pegou meu passaporte, despachou a minha mala e me deu o cartão de embarque. Não fez nenhuma pergunta sobre itens proibidos na bagagem de mão, ou pesou a minha mala de mão.
Logo ao lado dos balcões de check-in ficam os balcões de conferência dos voos domésticos e internacionais. Depois dessa parte, independente se passageiro estiver indo para fora do Laos ou para algum destino doméstico, a verificação de raio-x e sala de embarque são as mesmas.
Diferente de outros países, não me pediram para retirar o computador da mala ou retirar os sapatos. Também não olharam passaporte ou cartões de embarque e em questão de dois minutos eu já estava na sala de embarque.
Embarque
O embarque começou exatamente na hora prevista e pela pela primeira vez na vida, eu vi passageiros respeitando a ordem de chamada para embarque. Só se levantavam quem fosse embarcar naquele momento.
A tripulação foi super simpática e algo que chama bastante atenção nessas companhias asiáticas são os uniformes das comissárias, acho lindo. Todos os anúncios são feitos em laociano, o idioma oficial do Laos, e inglês.
A aeronave
O voo foi operado por um Airbus A320, a aeronave estava com 6 anos de uso e foi entregue nova para a Lao Airlines e confesso que foi uma ótima surpresa. O avião está configurado com 16 poltronas da executiva (layout 2-2) e 126 na econômica (layout 3-3).
O avião estava limpo, as poltronas de couro verde, carpete azul escuro e cintos de segurança amarelos davam um tom alegre. Parecia um pouco com as poltronas da Ethiopian Airlines.
O espaço entre as poltronas era excelente, parecia uma premium economy. Eu tenho 1,77cm e pude até cruzar as pernas. As poltronas tinham também apoio de cabeça ajustável, sistema de entretenimento de bordo individual e entrada USB. Mas que não estavam funcionando nesse voo, acredito que por ser um trajeto muito curto.
Voo e serviço de bordo
Começamos o push-back 20 minutos antes do previsto, acredito que em razão da organização da empresa e dos passageiros que foram ordeiros e educados. Pouco antes de decolar os comissários distribuíram toalhinhas refrescantes.
Esse voo não teve serviço de bordo, nem daria tempo mesmo. Mas a tripulação distribuiu garrafinhas de água para os passageiros.
Como o sistema de entretenimento de bordo estava indisponível, uma opção era a revista da empresa, a Champa Meuanglao, uma publicação bem mediana que precisa urgente de um plano editorial.
O voo foi super tranquilo, mas na descida em Vientiane fomos pegos por uma tempestade, o avião foi jogado de um lado para o outro, tocou a pista com certa dificuldade e custamos para parar.
A chuva era tanta que ficamos presos dentro do avião por uns 30 minutos até poder desembarcar. Os voos domésticos estão chegando em um terminal improvisado no aeroporto de Vientiane e ele não tem fingers. Como a rampa estava alagada por conta da chuva, nem os ônibus da empresa conseguiam chegar até o avião.
Quando a chuva diminuiu, conseguimos desembarcar. Os funcionários da Lao Airlines foram acompanhando os passageiros um por um com guarda chuvas até os ônibus.
O desembarque foi bem bizarro, o ônibus saiu do aeroporto e parou na porta de entrada do terminal. Nós entramos pela porta da frente, passamos pelo diminuto saguão e entramos na área fechada para poder retirar as malas. Nenhuma conferência foi feita. Qualquer pessoa poderia entrar na área fechada do aeroporto tranquilamente. Eu fiquei um pouco chocado com a preocupação zero com a segurança das autoridades aeroviárias do Laos.
Não sei se foi por conta da chuva ou se esse procedimento é normal no Laos. Depois de uns 40 minutos a minha mala chegou naquela sala apertada e com apenas uma esteira velha para todos os voos. Foi extremamente caótico.
Conclusão
Voar com a Lao Airlines foi uma excelente surpresa. A companhia é super pontual, conta com aeronaves boas e confortáveis e tem funcionários muito simpáticos e prestativos. A experiência ruim no aeroporto não tem nada a ver com a empresa. Mas uma falha de infraestrutura do principal aeroporto internacional do país. Certamente eu voltaria a voar com eles.
Imagem de capa: Suparat Chairatprasert (Airliners.net)
***
Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Luang Prabang: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.
Luang Prabang fica na margem do Rio Mekong e é também cortada pelo Rio Nam Khan, a área da cidade que é circundada por esses dois rios é a melhor parte para se hospedar.
Eu me hospedei no hotel Mekong Charm Riverside, um hotel super simples mas com tudo que a gente precisa para descansar. Tinha um quarto espaçoso e confortável, uma cama boa, ar condicionado, televisão, internet e café da manhã incluso. O meu quarto tinha ainda uma varandinha com vista para o Rio Mekong.
Na minha segunda viagem eu fiquei no The Belle Rive Boutique Hotel. O lugar é um charme, funciona em um enorme casarão de arquitetura típica da Indochina na beira do Rio Mekong. O hotel mais charmoso e confortável que eu fiquei no Laos e os funcionários são extremamente simpáticos.
Se você pode investir um pouco mais, recomendo o 3 Nagas Luang Prabang. Um hotel espetacular e que fica na rua onde acontece o Despertar dos Monges. O hotel é confortável e muito charmoso, esse não tem como errar.
Mas se você quiser dar uma olhada em outros hotéis e hostels para se hospedar em Luang Prabang, dá uma olhada na nossa lista de hotéis: clique aqui.
Como conseguir o visto para o Laos na internet
Como é passar pela imigração no Laos
Dicas do Laos pra organizar a sua viagem
Internet no Laos: qual operadora usar
Onde ficar em Luang Prabang
O que fazer em Luang Prabang
Como visitar as cachoeiras de Kuang Si
Passeio de pôr do sol no Rio Mekong
O Despertar dos Monges em Luang Prabang
O que fazer em Vientiane, capital do Laos
Laos, além das minhas expectativas
O seguro viagem é obrigatório para visitar o Laos, além de ser extremamente recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.