Eu preciso começar esse post me redimindo com a Alitalia. Eu fiz uma viagem em novembro com eles e escrevi um post sobre como foi a experiência. Resumindo, foi ruim por diversos motivos e vocês podem ler aqui. Três meses depois eu voltei a voar com eles e para a minha surpresa aconteceu um upgrade de equipamento, saiu o Boeing e entrou o Airbus, o que mudou completamente a experiência a bordo. Nesse post eu vou contar como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330.
Antes de entrar no review, deixa eu explicar que a aeronave que atende o serviço de Roma a São Paulo é o Boeing 777-200. Com a introdução se um segundo voo diário, o Boeing tem alternado com os Airbus A330-200 no trecho, que são aeronaves mais novas e modernas e que também voam do Rio de Janeiro para Roma.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330
Compra das passagens
Eu emiti as passagens com milhas Smiles, os trechos: São Paulo x Roma x Moscou e Budapeste x Roma x Buenos Aires x São Paulo por 80.000 milhas. Uma condição boa para um voo tão longo.
Check-in
Eu fiz o check-in pelo site e só nesse momento consegui marcar a minha poltrona e foi nessa hora que eu descobri que a aeronave que operaria o trecho seria o A330, confesso que fiquei muito feliz. Chegando no aeroporto eu fui no balcão de check-in despachar a mala e pegar o boarding pass. Praticamente não tinham filas.
A aeronave
Como disse acima, o voo foi operado com um Airbus A330-200 com 7 anos de uso, estava bem conservado e sem sinais de desgaste. Esses aviões estão configurados em três classes de serviço, sendo 21 lugares na Business (layout 1-2-1), 17 lugares na Premium Economy (layout 2-3-2) e 219 poltronas na classe econômica (layout 2-4-2).
Conforto
Em todas as poltronas tinham um cobertor e travesseiros de qualidade razoável, honestamente, já vi piores. Logo depois da decolagem a tripulação distribuiu fones de ouvido descartáveis. Eram ruins e a minha dica é sempre levar os seus.
A distância entre as poltronas foi um fator muito positivo, são bem superiores aos Boeings 777 e pela primeira vez na Alitalia, voando em classe econômica, eu não me senti em uma lata de sardinha.
Embaixo dos assentos das janelas ficam as caixas de circuito do sistema de entretenimento, mas essas são menores e não atrapalha o conforto. Mas na dúvida, escolha a poltrona do corredor. O apoio de cabeça é bom, é do tipo articulado e ajuda bastante na hora de dormir, ou tentar.
Todas as poltronas são equipadas com telas de led com touch-screen e portas USB, algo impensável na maioria dos ultrapassados Boeings 777-200 que ela tem na frota. Essa foi uma das melhores surpresas e o sistema é uma versão mais moderna do que eles usam no 777. Outro ponto positivo foi o catálogo de filmes bem maior e vasto.
O controle remoto fica em um compartimento dentro do braço da poltrona, o legal é que por isso, o descansa braço é mais largo e confortável.
A porta USB é um luxo em se tratando de Alitalia e para minha surpresa, essa aeronave é equipada com TV ao vivo (tinha só a BBC e a CNN, mas varia de acordo com a rota) e internet. Os preços estão nos prints abaixo. Eu não usei, achei que não valia a pena.
Voo e serviço de bordo
O pushback foi iniciado com 20 minutos de atraso e para minha felicidade, não tinha ninguém sentado do meu lado. Quem viaja sozinho sabe como é.
Aproximadamente 40 minutos após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, da primeira cabine até a última, onde eu estava. A comida demorou quase 1 hora para chegar até mim, mas ainda tinham as duas opções: carne ou massa.
Fui de carne pois a massa feita em São Paulo não é boa como a que é preparada na cozinha da Alitalia em Roma, fica a dica!
Veio uma carne cozida com purê de batatas e ervilhas. Frios de entrada e uma salada de frutas de sobremesa. Além de dois pães que estavam secos e frios. Para beber eu pedi um vinho tinto que estava excelente.
Logo após o serviço principal eles serviram um café e já apagaram as luzes da cabine para que os passageiros pudessem dormir.
Diferente do meu voo de novembro, não teve lanchinho durante a madrugada, mas na galley traseira ficam sanduíches e bebidas para servir a vontade.
Eu não sou do tipo que dorme fácil em avião e só consegui fechar os olhos depois de dois filmes. O sistema de entretenimento ajudou muito.
O voo foi extremamente tranquilo e faltando 1 hora para o pouso foi servido o café da manhã. Não tinham opções, veio uma bandeja de frios, dois pães, iogurte, geleia e manteiga.
O pouso em Roma foi com tempo ruim, mas super suave. Desembarque rápido e pronto para minha conexão até Moscou, onde eu aguardei na Casa Alitalia, a sala VIP deles e que eu prometo falar disso em breve.
Imagem de capa: reprodução internet, autor desconhecido
Leia mais
Como é voar para Roma na Alitalia (Boeing 777)
Como é voar para Roma na Alitalia (Airbus A330)
Como é voar na Premium Economy da Alitalia (Boeing 777)
Como é voar de Roma para Paris com a Alitalia (Airbus A321)
Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou (Airbus A321)
Como é passar pela imigração em Roma
Procurando hospedagem em Roma
Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui
Leia nosso post com dicas para escolher um bom lugar para se hospedar em Roma. Clique aqui.
Reserve aqui os seus passeios em Roma
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Olá Fabricio! O seu voo estava programado pra ser no B777-200, e eles só mudaram em cima da hora certo? Tomara que o mesmo aconteça comigo!!! Sabe em quais voos eles estão usando o B777- 300?
Sim, seria o 777-200 e mudaram 2 dias antes.
Olá Fabrício! Tenho voo com eles no inicio de junho saindo do RJ. Será em um Airbus, espero que eu pegue essa mesma aeronave.
Em voos para Europa tenho boas experiências com a gigante Luftansa. Espero que meu voo com os italianos seja bom.
Minha dúvida é sobre o tamanho das poltronas deste Airbus, e se ele chegou no horário previsto em Roma.
Oi Lucas, tuco bem? As poltronas era na média das econômicas, nada muito confortável, mas aceitável. O voo chegou no horário certinho.
Fabricio, vou sair de Guarulhos para Roma na próxima semana com a Alitalia… Confesso que estou apreensiva com tantos comentários ruins sobre a empresa…Você sabe como anda o processo de venda da empresa?? O que sai de Guarulhos é o Boeing 777-200?? Muito desconfortável??
Oi Isabela, tudo bem? Não tem muito pra onde fugir, se for um voo operado pelo 777-200, vai ser como foram as minhas viagens. Se por sorte eles alterarem para um A330, aí a coisa muda muito. Eles tem na frota um 777-300 menos velho, esse também garante uma experiência melhor. Mas é uma grande loteria, a Alitalia é zoneada, a gente nunca sabe o que vai encontrar pela frente.
Olá Fabricio!
Vivo procurando formas de fazer com que minhas milhas Smiles rendam… Só por curiosidade, essa “pequena volta” que você deu por 80.000 milhas Smiles, foi uma promoção que você conseguiu ou foi com a tarifa normal? tem algum macete?
Desde já agradeço!
Abraço!
Oi Lisandra, tudo bem? Foi uma tarifa normal que eu consegui, mas já vi por até 35.000 o trecho Brasil x Europa com conexão em Roma pela Alitalia. Às vezes o Smiles faz algumas promoções com milhas reduzidas, mas não foi o caso dessa vez.
Oi Fabrício.
Tenho uma passagem de Roma x Sp agora no final de janeiro e no meu bilhete não tem informação de qual aeronave. Tem como ja saber qual será a aeronave ou só na hora do check in?
Muito obrigada.
Oi Lais, no caso da Alitalia é só na hora do check-in mesmo, e mesmo assim ainda não é 100% garantido pois às vezes eles mudam o avião em cima da hora. A Alitalia é uma zona.