Na minha segunda viagem pela Ásia eu fiz vários voos com a Air Asia, a maior companhia aérea do segmento low-cost da Ásia e que oferece as melhores tarifas para voar pela região. Nesse post eu vou falar como é voar com a Air Asia de Bali para a Tailândia.
No ano passado eu já tinha voado com eles de Bangkok a Siem Reap no Camboja (leia o review aqui) e esse ano a Air Asia foi a companhia que ofereceu as melhores tarifas e nos horários e destinos que eu precisava.
Os voos foram de Singapura a Yogyakarta na Indonésia; de Yogyakarta até Denpasar em Bali e de Denpasar até Bangkok. Nesse post eu vou falar justamente desse último trecho, que foi o mais longo.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Air Asia de Bali para a Tailândia
Eu tenho um limite 1h30 para aguentar um voo a bordo das aeronaves de empresas aéreas low-cost, a razão? O aperto absurdo das poltronas. Eu não me considero um cara alto, eu tenho 1.77cm e mesmo assim, aquele aperto é um sofrimento. Fico imaginando quem tem mais de 1.80cm.
Agora, imagina um voo de pouco mais de 4h de duração nesse aperto? Bom, vou dizer o que eu fiz para aguentar essas horas dentro de um Airbus apertado da Air Asia. Tudo começou na compra da passagem.
Compra da passagem
Eu não sei o que acontece quando tento comprar passagens pela Air Asia, às vezes eles aceitam meu cartão de crédito, outras vezes não. O banco não sabe dizer o que acontece e nem a Air Asia.
Já me falaram para fazer a operação em dólar, também disseram para fazer a operação sempre escolhendo a moeda local na hora de fechar a compra, fato é que, depois de 4 trechos comprados (três esse ano e um ano passado), ainda não decifrei o mistério da Air Asia. O jeito é ir tentando até dar certo.
A medida que você vai avançando na compra, eles começam a oferecer produtos, como marcação de poltrona e despacho de bagagens.
Vale lembrar que na tarifa padrão da Air Asia o despacho de bagagem não está incluso e recomendo que faça a compra desse adicional quando for comprar a passagem, se deixar para pagar no check-in, irão te cobrar uma pequena fortuna.
Eu tinha uma mala para despachar e comprei o pacote com despacho de uma mala de até 20 quilos, marcação de poltrona e ainda vinha um sanduíche de lanche.
Como era um voo de pouco mais de 4 horas até Bangkok, eu optei em comprar uma poltrona na saída de emergência e foi a melhor coisa que eu fiz.
No fim das contas, o despacho da mala, lanche e a poltrona na saída de emergência me custou 100 reais e ainda assim, a passagem ficou 200 reais mais barata que na Thai, que oferecia o mesmo trecho, mas claro, com um serviço bem diferenciado com refeição completa a bordo, sistema de entretenimento, marcação de poltrona e despacho de bagagem.
Achei uma boa economia, se fosse um voo mais longo, optaria pela Thai sem dúvidas.
Embarque
O embarque começou 20 minutos depois do previsto, mas tudo muito organizado por zonas de embarque.
A tripulação da Air Asia é bem jovem, mas muito descontraída e cordial. Sempre muito bem vestidos e atenciosos.
A aeronave
A Air Asia opera uma frota formada por aeronaves Airbus A320 e o braço de longa distância, a Air Asia X, voa com aeronaves wide-body Airbus A330-300.
Os aviões são todos novos, uma característica desse tipo de empresa, justamente para não terem gastos com manutenção.
Os A320 da Air Asia vem na configuração padrão de layout 3-3 com 180 poltronas. A Air Asia chama as 5 primeiras fileiras de “Hot Seat” e são vendidas separadamente, mas elas são exatamente como as demais poltronas, a diferença é que quem senta ali embarca primeiro e desembarca antes da multidão.
ítens de conforto? Não tem! Sistema de entretenimento? Nadinha! A não ser a revista de bordo da Air Asia, que é bem feita por sinal.
Voo e serviço de bordo
Apesar do atraso para começar o embarque, o voo saiu no horário, uma característica bem positiva que eu notei em todos os voos internos que eu fiz nessa última viagem pela Ásia.
Logo após a decolagem, a tripulação começou o serviço de bordo, que é pago. Eles tem uma boa variedade de opções e os preços são honestos. Nem a água é de graça!
Como eu tinha comprado o pacote com despacho de bagagem, eu recebi um sanduíche bem modesto e um copinho de água.
Se você for voar de Air Asia e não quiser pagar pelo serviço de bordo, leve algo para comer na bolsa, mas nada de frutas ou alimentos crus, eles não são permitidos na maioria dos países, a não ser que você consuma tudo antes do desembarque. Após o serviço de bordo eles distribuíram o formulário de imigração na Tailândia.
Mesmo tendo encerrado o serviço, a qualquer momento os passageiros podem fazer pedidos. Eles aceitam o pagamento em cartões e moeda local, tanto da origem, quanto do destino do voo.
O voo foi super tranquilo e pousamos no Aeroporto Dom Mueang em Bangkok, que é o antigo aeroporto internacional de Bangkok e hoje é usado pelas low-costs.
Vale dizer que eu odeio aquele aeroporto, ele é antigo e ultrapassado, a fila da imigração estava lotada e eu demorei mais de uma hora para ser atendido. Depois veio o trânsito de Bangkok e demoramos mais de 2 horas até o hotel. Socorro!
Conclusão
Vale a pena voar pela Air Asia se for uma boa economia, pois as aeronaves são apertadas, desconfortáveis, sem sistema de entretenimento e serviço de bordo. Honestamente, acho que não voltaria a voar com eles se for uma diferença pequena de preço.
Postado em
11 de agosto de 2017
Imagem de capa: Pixabay
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram