
Banhadas pelo mar do caribe, a cidade de Cartagena de Índias é o destino turístico mais procurado da Colômbia e um dos favoritos dos brasileiros. Uma cidade encantadora, com seu centro histórico charmoso, praias paradisíacas e uma vida noturna vibrante. É o lugar perfeito para uma viagem inesquecível. Se você está planejando uma visita e quer saber o que fazer em Cartagena na Colômbia, em um roteiro de 3 ou 4 dias, eu preparei esse guia completo para aproveitar ao máximo essa joia caribenha.
***
Cartagena sempre foi um dos destinos que eu mais gostaria de conhecer na América Latina, desde quando eu vi – ainda adolescente – na Sessão da Tarde o filme “Tudo por uma Esmeralda“. Quem aí se lembra dele? O filme lançado em 1984 tem locações na Cidade Amuralhada de Cartagena. Desde então, sempre desejei conhecer este pedacinho da Colômbia.
Leia mais:
Regras para fazer conexão e entrar na Colômbia
Recentemente eu tive o prazer de conhecer essa cidade única e vou compartilhar com vocês o meu roteiro com o que fazer em Cartagena. Contudo, para ajudar no planejamento da sua viagem, recomendo assistir ao meu vídeo em Cartagena, com todo o meu roteiro na cidade.
Um lugar carregado de história
A história de Cartagena nasce lá no comecinho do período colonial na América Latina. Fundada em 1533 pelo conquistador espanhol Pedro de Heredia, Cartagena de Índias rapidamente se tornou um dos portos mais importantes do Caribe.
E por conta do seu porto e de sua posição estratégica, durante o período colonial, a cidade foi alvo frequente de ataques de piratas e corsários. Por essa razão, os espanhois decidiram construir uma muralha imponente para proteger a cidade. Obra que hoje é o maior símbolo da cidade.
Nessa época, Cartagena chegou a ser considerada uma espécie de “caixa forte” dos espanhois no continente americano pois a cidade guardava todas as riquezas extraídas das colônias antes de serem enviadas para a Espanha.
Cartagena também desempenhou um papel fundamental na luta pela independência da Colômbia, sendo uma das primeiras cidades a declarar sua liberdade da Espanha, em 1811. Hoje, seu centro histórico, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, preserva o charme colonial e atrai visitantes do mundo todo.

Como chegar em Cartagena
Atualmente não existem voos diretos do Brasil para Cartagena. A Avianca já operou essa frequência no passado, todavia a empresa diz que poderá voltar com a rota caso apareça uma demanda que justifique o voo.
Contudo, é fácil chegar em Cartagena fazendo uma conexão em Bogotá voando com a Avianca. Também é possível chegar de forma muito conveniente em Cartagena via Santiago do Chile ou Lima voando com a Latam. Outra rota bastante utilizada é fazendo uma conexão na Cidade do Panamá voando com a Copa Airlines.
Veja aqui as regras e documentos para entrar na Colômbia

Onde se hospedar em Cartagena
Cartagena possui uma excelente rede hoteleira, mas existem algumas particularidades e escolher bem onde se hospedar na cidade vai ser determinante para o melhor aproveitamento da sua viagem.
O ideal é se hospedar dentro da Cidade Amuralhada ou no máximo ao redor dela. Neste mapa abaixo, é essa área em destaque. Dessa forma, você conseguirá conhecer praticamente tudo o que a cidade tem a oferecer, sem precisar de transporte.

Recomendo o Bastión Luxury Hotel, um hotel lindão, super confortável, com ótimo café da manhã e excelente custo-benefício. É o tipo de acomodação para não ter dor de cabeça. Eu só tenho elogios e valeu cada centavo pago para me hospedar no Bastión Luxury Hotel.
Outra opção imbatível de hospedagem em Cartagena é o Cinco Quintas Hotel Boutique que possui uma das notas mais altas do Booking.com e excelente custo-benefício. O meu plano era me hospedar nele, mas já estava esgotado quando eu fui fazer a reserva. Quem sabe na próxima?!
Para quem busca economizar um pouco com hospedagem, recomendo o Hotel Don Pedro De Heredia, que fica em uma localização excelente da Cidade Amuralhada e tem diárias a preços imbatíveis.
Outra opção econômica é o Casa Bugó Centro Histórico, que funciona em um casarão histórico bem no meio da Cidade Amuralhada. O hotel tem uma das notas mais altas no Booking.com e os hóspedes elogiam bastante.

Como andar em Cartagena
Para ir do aeroporto até o meu hotel eu peguei um táxi da cooperativa local logo no desembarque e paguei 20.000 COP (que deu menos de R$ 30). Já para voltar ao aeroporto eu chamei um Uber pois seria mais rápido e custou 25.000 COP (cerca de R$ 35). Falando nisso, o Uber funciona bem em Cartagena.
Entretanto, se você estiver hospedado dentro da Cidade Amuralhada, conforme eu sugeri acima, você não precisará de transporte para visitar as atrações turísticas, a não ser para visitar o Castelo de San Felipe de Barajas que fica fora da Cidade Amuralhada.
Quando visitar Cartagena
Cartagena fica no Hemisfério Norte, então quando aqui é verão, lá é inverno. Mas não espere frio, a cidade é bastante quente o ano inteiro, com temperatura sempre acima dos 30 graus e sensação térmica de 35 a 40 graus por conta da umidade.
Mas apesar do calor constante, existem algumas particularidades. No verão colombiano (junho, julho, agosto) existe mais probabilidade de chuvas, o que pode estragar os seus planos. Pode chover por dias seguidos e por conta de mais umidade, a sensação térmica é ainda mais elevada. Já no inverno colombiano (dezembro, janeiro, fevereiro) o clima é mais seco e chove menos.

O que fazer em Cartagena
As muralhas de Cartagena
As Muralhas de Cartagena são um dos maiores símbolos da cidade e quase tudo acontece dentro dela. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1984, a construção começou em 1586, após o ataque do pirata Francis Drake. O engenheiro italiano Bautista Antonelli foi um dos responsáveis pelo projeto inicial. Ao longo dos séculos, as fortificações foram sendo ampliadas e reforçadas, formando um sistema defensivo robusto.

Diferente de outras muralhas, a de Cartagena é mais baixa, porém, mais larga. De tal forma que ela fosse mais robusta, representando uma barreira intransponível. Dessa forma, as muralhas poderiam proteger bem as riquezas que os colonizadores extraíam das colônias na América Latina antes de serem enviadas para a Europa.
Ao todo são 11 km de extensão, embora atualmente cerca de 6,8 km estejam preservados e passear pelas muralhas é uma das principais atividades turísticas em Cartagena. E uma curiosidade é que elas foram construídas com corais retirados do mar e argamassa. Aliás, basta olhar atentamente para ver os restos de corais nas muralhas.

Baluarte de Santo Domingo
Conforme eu coloquei acima, as muralhas hoje são um dos principais atrativos turísticos da cidade, proporcionando vistas incríveis do mar e de Cartagena. Todavia, é dela que temos o pôr do sol mais incrível da cidade e ele pode ser apreciado do Baluarte de Santo Domingo.

O baluarte era um dos principais pontos de defesa de Cartagena com tropas e canhões potentes. Foi um dos primeiros baluartes construídos em Cartagena, projetado pelo engenheiro italiano Bautista Antonelli no final do século XVI.
Durante muito tempo funcionou nele o Café del Mar, um restaurante que cobrava preços absurdos para quem fosse assistir ali o pôr do sol. No ano passado o estabelecimento foi fechado pela prefeitura e hoje qualquer um pode apreciar o mais belo pôr do sol de Cartagena sem pagar uma fortuna.


Torre do Relógio
A Torre do Relógio é o icônico portão de entrada da Cidade Amuralhada. Construída no século XVII, essa estrutura amarela vibrante dá as boas-vindas aos visitantes que desejam explorar o centro histórico de Cartagena. Ao passar pelo portal, você encontrará uma cidade repleta de histórias e charme colonial.
Durante o período colonial era a principal porta de entrada da cidade, por onde passavam os mais ricos e endinheirados. Ela marca muito bem a separação da Cidade Amuralhada e das outras partes históricas de Cartagena.

Praça Santo Domingo
A Praça Santo Domingo é um dos epicentros da Cidade Amuralhada. Rodeada de lindíssimas construções históricas, a praça possui ótimos restaurantes, cafés como o Café San Alberto que produz um dos grãos mais premiados da Colômbia.


Na frente do café fica a Igreja de Santo Domingo, uma das mais importantes da cidade e na porta da igreja fica a famosa escultura “Gertrudis”, de Fernando Botero. Artista colombiano famoso por suas pinturas e esculturas de pessoas mais cheinhas.
Tem tese, a praça seria um excelente local para relaxar, tomar um drink e observar a movimentação dos turistas e moradores locais. Entretanto, o assédio dos vendedores e rapazes fazendo rap com os turistas (e coagindo os mesmos por dinheiro), torna a experiência na praça bastante desagradável.


Passear pelas ruas do centro histórico
Uma das principais atrações na cidade é explorar as lindas ruas coloridas e claro, esse passeio não pode ficar de fora do seu roteiro com o que fazer em Cartagena.
O casario histórico da cidade amuralhada de Cartagena é um dos grandes tesouros arquitetônicos da Colômbia. Suas ruas estreitas, casarões coloniais coloridos e varandas floridas são, para mim, uma das grandes atrações de Cartagena. São cenários lindos a cada ruazinha, a cada esquina. Particularmente me lembrou muito a cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.


As construções seguem a arquitetura colonial espanhola, mas com influências mouriscas e andaluzas. Suas fachadas coloridas com cores vibrantes (amarelo, azul, rosa, laranja) dão vida às ruas da cidade. Além disso as varandas de madeira esculpidas e muito floridas e cheias de bougainvilles, elas são um dos cartões-postais da cidade.


Inclusive, um dos restaurantes que eu melhor comi em Cartagena fica em uma charmosa rua da Cidade Amuralhada, San Valentín. Recomendo de olhos fechados, mas reserve com antecedência para não ficar muito tempo na fila.

Castelo de San Felipe de Barajas
Localizada fora das muralhas da cidade antiga, a Fortaleza / Castelo de San Felipe de Barajas é uma fortificação construída para fazer parte do sistema defensivo de Cartagena.
Com suas muralhas imponentes e túneis subterrâneos, o local oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e permite entender mais sobre sua importância estratégica na época colonial. A fortaleza foi construída entre 1639 e 1657, é considerada a maior construção militar dos espanhois no continente americano.


A subida é cansativa, mas vale a pena pois além de ser uma construção muito interessante e de enorme importância histórica, a vista lá de cima é linda. Aliás, foi justamente essa visão privilegiada que era importante para os espanhois não serem pegos de surpresa com os ataques inimigos.
Falando nisso, em 1741 a fortaleza resistiu ao cerco inglês liderado por Edward Vernon, que trouxe nada menos que 186 navios e 27 mil homens – mas foi derrotado pelos espanhóis e afrodescendentes sob o comando de Blas de Lezo.

A visita ao Castelo de San Felipe de Barajas é imperdível e não pode ficar de fora do seu roteiro com o que fazer em Cartagena. A entrada custa 33.000 pesos colombianos (cerca de R$50) e fica aberta todos os dias das 7h às 18h.

Bairro Getsemaní
Getsemaní é um dos bairros mais visitados e também um dos mais importantes de Cartagena pelo contexto histórico. Durante o período colonial, a elite vivia dentro da Cidade Amuralhada e a classe trabalhadora vivia em Getsemaní.


Em 1811, Getsemaní foi um dos primeiros focos da luta pela independência da Colômbia. Seus moradores, conhecidos como “Pardos y Morenos”, desempenharam um papel crucial na resistência contra o domínio espanhol. Por isso Getsemaní é tão importante para a história de Cartagena e também da Colômbia.


Mas durante o século XX, Getsemaní passou por um período de decadência, mas nas últimas décadas se revitalizou e se tornou um dos bairros mais visitados e vibrantes de Cartagena. Com suas ruas estreitas, casas coloridas e muita arte de rua, o bairro é um ponto de encontro de artistas e viajantes. Além disso, é repleto de bares e restaurantes descolados, sendo perfeito para curtir a noite cartagenera.
Aliás, um restaurante muito recomendado em Cartagena fica em Getsemaní, La Cocina de Pepina. Eu almocei lá, é um espaço pequeno e muito concorrido, minha dica é chegar antes do meio-dia ou depois das 14h.

Ilhas do Rosário
Apesar de estar no mar do caribe colombiano, Cartagena não possui praias bonitas. Se você quiser desfrutar de belas praias e ilhas caribenhas durante a sua viagem a Cartagena, recomendo fazer um passeio até as Ilhas do Rosário.
As estão localizadas a aproximadamente 35 km de Cartagena e são um dos destinos mais paradisíacos dessa região. O arquipélago faz parte do Parque Nacional Natural Corales del Rosario y San Bernardo, uma área protegida que visa preservar os recifes de corais, a fauna marinha e os ecossistemas costeiros da região.

As Ilhas do Rosário são conhecidas por suas águas cristalinas de tons azul-turquesa, praias de areia branca e uma impressionante biodiversidade marinha. Os recifes de coral abrigam diversas espécies de peixes tropicais, tartarugas marinhas, estrelas-do-mar e outros organismos marinhos, tornando o arquipélago um excelente destino para mergulho e snorkel.
Recomendo reservar o passeio através deste link e fugir de golpes que são constantemente aplicados em Cartagena.