Você provavelmente sabe que o Burj Khalifa em Dubai é o prédio mais alto do mundo com 828 metros de altura e 163 andares. Mas olhando aqui, para a nossa região, você sabe qual é o prédio mais alto da América do Sul? Neste artigo eu vou mostrar como é a visita ao Sky Costanera em Santiago, o mirante mais alto da América latina.
***
O nome oficial dele é Grand Torre de Santiago, mas todo mundo conhece o prédio como Costanera Center ou Sky Costanera, nome do seu observatório. Ele é atualmente o edifício mais alto da América do Sul e por um período foi o mais alto da América Latina, perdendo o posto para uma das Torres Obispado no México.
Hoje vamos conhecer um pouco mais deste ícone da cidade de Santiago e claro, conhecer o seu famoso mirante a 300 metros de altura.
Leia mais:
O que fazer em Santiago em 3 ou 4 dias
Roteiro em Valparaíso e Viña del Mar
Onde ficar em Santiago (dicas de hospedagem)
Vídeo:
Sky Costanera: Por que um prédio tão alto em Santiago?
Prédios enormes como a torre de Santiago são frequentemente associados como símbolos de poder econômico, progresso e inovação. E mundo afora, grandes cidades e empresas usam esses edifícios para demonstrar sua prosperidade e modernidade. Para se firmarem naquele território.
Além da função prática, que é abrigar uma infinidade de serviços, estes monstros de aço, concreto e vidro servem para chamar atenção e eventualmente, se transformando em verdadeiras atrações turísticas.
De acordo com o ranking da PWC que analisou o PIB PPC de todas as cidades do continente americano, Santiago é a quinta cidade mais rica da América Latina, atrás apenas de São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro.
E a pujança da economia chilena alcançada nos anos 2000 ajuda a explicar a necessidade de fazer brotar uma torre envidraçada de 300 metros de altura no meio do distrito financeiro da cidade e aos pés da Cordilheira dos Andes.
Como é a visita ao Sky Costanera
Inaugurado em 2013, o edifício abriu o observatório Sky Costanera para visitação em 2015 e rapidamente se tornou uma das atrações mais populares de Santiago.
O Sky Costanera fica no 61º andar da torre que faz parte do complexo do Shopping Costanera Center.
Primeiramente, recomendo comprar as entradas com antecedência pela internet, já que as filas para comprar na hora podem ser longas e o tempo de espera pode ser de até 40 minutos. Comprando pela internet você não precisa enfrentar filas, é só chegar e subir. Vocês podem comprar a entrada através deste link.
Atualmente a entrada custa 18 mil pesos chilenos. Crianças entre 4 e 12 anos pagam 6 mil mesos.
O elevador faz a viagem em 40 segundos e infelizmente ele não é panorâmico e ele nos deixa no 61º andar de onde já temos uma vista fantástica da cidade. Mas esse ainda não é o topo, precisamos pegar uma escada rolante para subir até o open deck no 62º andar.
Do open deck temos uma vista de 360º de Santiago. Dá pra ver praticamente toda a cidade lá de cima. Mas sem dúvidas a hora mais procurada é pouco antes do pôr do sol. Alguns sites informam que o horário de permanência é de 1 hora, mas eu fiquei 2 horas lá em cima e em nenhum momento eles fizeram esse tipo de fiscalização.
Como chegar?
Chegar até lá é bem simples, só pegar a linha vermelha do metrô e descer na estação Tobalaba. Depois é só seguir as placas que indicam a saída para o Shopping Costanera Center (Costanera Mall). A entrada para a torre fica no piso inferior (Planta Baja) mas é tudo bem sinalizado.
O Sky Costanera funciona das 10h da manhã às 22h sendo que o último elevador sobe às 21h. E o Sky Costanera abre todos os dias, nos feriados eles recomendam consultar o horário de abertura com antecedência.
Mas quer uma dica? Visite o Cerro San Cristobal lá pelo meio da tarde, suba de funicular e desça pelo lado oposto pelo Teleférico. A vista é sensacional e você estará pertinho do Costanera Center. É uma caminhada curta de uns 10 minutos e pronto. Lá pelo fim do dia, suba até o Sky Costanera é a melhor hora para visitar o mirante.
Vale a pena visitar o Sky Costanera?
Visitar o Sky Costanera é uma experiência bem bacana em Santiago. Especialmente durante o pôr do sol. Afinal, é o prédio mais alto da América do Sul e o mirante mais alto da América Latina.