A Ilha de Páscoa guarda um dos maiores mistérios da humanidade. Uma pequena ilha vulcânica, perdida na imensidão do Oceano Pacífico, salpicada com centenas de imensas estátuas de pedra, os Moais! Quais são os mistérios da Ilha de Páscoa?

***

A Ilha de Páscoa é a terra dos Rapa Nui e a história desse povo possui mais perguntas que respostas. De onde eles vieram, como se desenvolveram, por que criaram essas estátuas? E como esses gigantes de dezenas de toneladas foram transportados através da ilha, a distâncias de quase 20 quilômetros?

Recentemente eu realizei o sonho de conhecer a Ilha de Páscoa, eu fiquei 6 dias neste que é um dos lugares mais isolados do mundo. E se você pretende conhecer este lugar, eu vou deixar aqui embaixo alguns links para ajudar na sua viagem.

Leia mais:
Como chegar, imigração e regras para visitar a Ilha de Páscoa
Onde se hospedar
Como se locomover na Ilha de Páscoa

Lá no canal do Vou na Janela no Youtube eu publiquei um vídeo bem explicativo sobre os mistérios da Ilha de Páscoa.


Onde fica a Ilha de Páscoa?

Localizada no Oceano Pacífico Sul, geograficamente na Polinésia, a cerca de 3.700 km a oeste da costa do Chile. A Ilha tem uma área de aproximadamente 163,6 km² e, segundo dados de 2022, uma população de cerca de 8000 habitantes. E por conta da sua localização, a ilha foi apelidada de “umbigo do mundo”.

O que sabemos sobre o passado da Ilha de Páscoa?

Como não existem registros escritos – apenas poucas gravuras nas rochas – o que sabemos hoje da Ilha de Páscoa é baseado no conhecimento popular que passou de geração em geração, alguns registros históricos dos primeiros colonizadores e por meio de centenas de estudos que foram realizados na ilha.

Contudo, algo que sabemos é que a história da Ilha de Páscoa começou há milhares de quilômetros daqui. Por volta dos séculos XII e XIII, as tribos da Polinésia e do Taiti travavam guerras pelo domínio das ilhas e da supremacia das tribos polinésias.

Os mistérios da Ilha de Páscoa
Praia de Anakena

E como consequência, os grupos derrotados eram obrigados a abandonar as suas ilhas e vagar pelo oceano em busca de novas terras, a maioria condenada ao desaparecimento na imensidão do Oceano Pacífico.

Mas por volta do século XIII, um grupo de exilados teria sobrevivido ao grande desafio do mar e desembarcado em uma praia paradisíaca, de uma pequena ilha no meio do mar. Esse foi o começo da sociedade Rapa Nui.

Os mistérios da Ilha de Páscoa
Grupo de danças típicas Rapa Nui

Ao longo dos séculos, os Rapa Nui desenvolveram uma sociedade complexa com uma rica cultura e tradição. A sociedade deles era tradicionalmente estruturada em clãs e famílias, com uma hierarquia que incluía líderes, sacerdotes e artesãos. 

As cerimônias que envolviam a religião e as tradições tinham papel central na vida comunitária dos Rapa Nui. A economia dos Rapa Nui era baseada na agricultura, especialmente o cultivo de batatas-doces e outras plantas, além da pesca. 

Os Mistérios da Ilha de Páscoa

O que imortalizou o povo Rapa Nui foram os Moais. Esculpidos entre os séculos 13 e 14, estas estátuas representam ancestrais de grande importância, servindo como guardiões espirituais e símbolos de status e poder. 

Os Moais eram esculpidos na base do vulcão Rano Raraku, a partir de grandes blocos de pedra vulcânica com a utilização de ferramentas feitas de pedra e madeira. O tamanho deles pode variar de 2 a 9 metros e pesam de 10 a 20 toneladas.

Ahu Tongariki

Mas o maior moai descoberto, chamado “El Gigante”, permaneceu sempre em Rano Raraku – tem 20 metros de altura e um peso estimado de 200 toneladas.

As estátuas estão espalhadas por toda a ilha, muitas vezes alinhadas em plataformas cerimoniais, que são chamadas de ahus. A maioria posicionados de costas para o mar e de frente para o interior da ilha, como um símbolo de proteção.

Rano Raraku é conhecida pelas cabeças de Moais enterradas na terra. Olhando a distância, parece uma grande plantação.  E talvez vocês não saibam, mas algumas dessas cabeças em Ranu Raraku possuem corpos escondidos embaixo da terra. Escavações realizadas em 2012 mostram que as cabeças possuem corpos, assim como os outros moais espalhados pela ilha.

Conhecer a fábrica de Moais em Rano Raraku e Ahu Tongariki ajuda a entender como eles foram esculpidos. Mas o grande mistério é como eles eram transportados pela ilha, a distâncias de quase 20 km desde o lugar onde eles eram esculpidos.

Onde ficar na Ilha de Páscoa
Pedreira Rano Harako

Os mistérios da Ilha de Páscoa: algumas teorias

A maioria das teorias sugere que as estátuas foram movidas usando técnicas rudimentares, porém, inovadoras para a época e trabalho em equipe. 

Tecnologia rudimentar

Uma delas defende que os moais foram transportados sobre rolos feitos de troncos de árvores ou pedras, em um tipo de trilho improvisado. Esta técnica poderia ter sido combinada com a utilização de cordas e alavancas para facilitar o movimento das estátuas.

Essa teoria já foi testada e mostrou que é possível mover os moais dessa forma, mas por poucos metros já que os troncos não resistiram ao peso dos Moais. Sendo necessário cortar grandes quantidades de árvores, o que explica a falta de árvores na ilha.

Os Moais andavam

Outra teoria, mais recente, sugere que os moais foram “andando” até seu destino. De acordo com essa teoria, os trabalhadores usavam cordas para balancear a estátua de um lado para o outro, de maneira semelhante a uma caminhada. Pesquisas experimentais com réplicas de moais apoiam essa ideia, mostrando que é possível mover grandes pedras dessa forma.

Inclusive, se você perguntar aos descendentes dos Rapa Nui como os moais eram transportados, eles responderão: andando! O que coincide com essa técnica.

Os ETs

Há quem defenda que os Rapa Nui foram visitados por seres de outros planetas e os Moais são imagens de adoração desses seres. O que explicaria o fato deles terem a aparência humanoide, porém, com características sobre humanas como a cabeça maior que o corpo e membros pequenos.

E essas estátuas teriam sido transportadas ao longo da ilha usando tecnologia de outro mundo. Já que estátuas tão grandes e tão pesadas não poderiam ser transportadas tão facilmente. 

E aí, qual é a teoria mais aceitável na sua opinião?

Os mistérios da Ilha de Páscoa
As estátuas estão por toda ilha

Os chapéus dos Moais

Mas existe ainda um mistério dentro dos mistérios da Ilha de Páscoa.

Em dado momento, os Rapa Nui decidiram colocar chapéus de pedra de algumas toneladas na cabeça dos Moais. Naqueles que representavam figuras mais importantes na sociedade Rapa Nui.

Os chapéus dos Moais

Os chapéus eram esculpidos em Puna Pau, uma pedreira de rochas vulcânicas avermelhadas, distante quase 20 km de Rano Raraku, onde os moais eram esculpidos. O transporte dessas peças eram mais simples, já que elas eram arredondadas, como uma roda. Mas a pergunta que fica, é como esses chapéus de algumas toneladas foram colocados no topo da cabeça de alguns Moais? Este é o outro grande mistério da ilha. 

Onde ficar na Ilha de Páscoa

Eu me hospedei no Hotel Altiplanico Rapa Nui que fica um pouco afastado do centro de Hanga Roa, mas para mim não foi um problema, já que eu aluguei um carro. Mas eu fui várias vezes a pé do hotel até o centrinho ou até o Ahu Tahai, de onde temos uma vista incrível do pôr do sol.

Leia o artigo completo com dicas de hospedagem na ilha ou use a caixa abaixo para encontrar onde se hospedar.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.