Aeroporto de Santiago

Novo terminal do Aeroporto de Santiago

Quem já foi ao Chile sabe que o Aeroporto de Santiago é um grande problema para os passageiros. São filas intermináveis...

Quem já foi ao Chile sabe que o Aeroporto de Santiago é um grande problema para os passageiros. São filas intermináveis, longas esperas para fazer a imigração, restituição de bagagens e check-in.

É notório que Santiago precisava de um novo terminal, ou até mesmo de um aeroporto completamente novo para poder acomodar a demanda crescente de voos e as operações do principal centro de conexões da Latam Chilena.

Leia mais:
Como ir do aeroporto de Santiago até o centro da cidade
Como é passar pela imigração em Santiago
Onde ficar em Santiago


O novo Aeroporto de Santiago


E este “novo” aeroporto começou a ser construído em 2016 e teve a sua primeira fase entregue no fim de 2018. Na minha última viagem para o Chile eu fui conhecer essa parte recém inaugurada.

Para que vocês possam entender, o novo terminal do aeroporto de Santiago está sendo construído no entorno do antigo terminal, mas totalmente conectado a ele. O novo terminal terá um enorme prédio principal e 4 píers de embarque e desembarque que eles chamam de “espigones”

E a parte que foi aberta no fim do ano passado é o Espigon C, ou seja, o Píer C, e foi essa parte que eu fui visitar enquanto esperava meu voo de retorno para o Brasil.

A caminhada do prédio principal do aeroporto até lá levou aproximadamente 20 minutos, pela imagem abaixo vocês conseguem ver a distância.

O Píer C, o futuro prédio principal e lá no fundo o antigo terminal

Quando a gente sai das instalações do antigo aeroporto e entra no novo prédio, a diferença é gigantesca. Em nada lembra o antigo terminal do aeroporto Internacional de Santiago. A obra é bem semelhante aos modernos terminais mundo afora.

Notei que não faltam lugares para sentar, mas achei que faltam tomadas para recarregar os dispositivos eletrônicos. Para entreter as crianças, o lugar tem um playground com várias atividades. O Píer C tem uma ótima quantidade de restaurantes para todos os bolsos e paladares. No centro do terminal um conjunto de esteiras facilitam a locomoção pelo espaço. A internet é gratuita e funcionou muito bem.

Não faltam lugares para sentar

Notei que a maioria dos voos partindo do Píer C eram rotas internacionais da Latam, entre eles Bogotá, Sydney, Rio de Janeiro e Cidade do Panamá pela Copa Airlines. Não sei como o aeroporto está distribuindo esses voos.

O problema para quem vai usar o novo terminal é a longa caminhada até a imigração, restituição de bagagem e desembarque ou do check-in até lá. Pois enquanto o prédio principal do novo Aeroporto Internacional de Santiago não estiver pronto, todos os procedimentos ainda serão feitos no antigo terminal.

Novo Aeroporto Internacional de Santiago

Quando finalizado, o terminal será o maior da América Latina em estrutura, mas ainda será menor em tráfego em comparação com o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo e o Aeroporto da Cidade do México, que hoje são os maiores da região.

Quando finalizado, o novo Aeroporto de Santiago terá um aumento de 18 para 67 pontes de embarque. Os postos de controle de passaporte passarão de 34 para 64 balcões e com isso, eliminar as longas filas tanto na imigração de chegada, como na de saída.

Esteiras que facilitam o deslocamento

Mesmo com uma pequena parte inaugurada, a experiência do passageiro do Aeroporto Internacional de Santiago já será melhorada, mas ainda está longe de resolver todos os problemas enquanto esta obra imensa não estiver totalmente concluída.


Reserve um passeio em Santiago



Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Para mim, a Providencia é o melhor bairro para ficar em Santiago. No bairro temos fácil acesso a maioria das atrações da cidade.

Na minha primeira viagem eu fiquei no Hotel Boutique Tremo e foi uma excelente escolha. Era um hotel pequeno, com tudo novinho, confortável, com bom café da manhã e uma bela banheira de hidromassagem no quarto.

Na segunda viagem eu fiquei em um outro hotel ali pertinho, o Mito Casa Hotel Boutique, que também foi uma ótima escolha. Na terceira vez que eu estive em Santiago, eu me hospedei no NH Ciudad de Santiago, que por ser um bom hotel de rede, não tem muito como errar e eu recomendo muito.

Outro bairro muito procurado é a Bella Vista, eu tenho amigos que ficaram no The Aubrey Boutique Hotel e amaram. Em uma próxima ocasião eu tentaria me hospedar nele.


Como é passar pela imigração em Santiago
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago


O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno
Termas Colina e Embalse El Yeso
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra


O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.