O Camboja é um dos países que exigem visto de turista para brasileiros, mas diferente de alguns países onde conseguir do visto é uma tarefa complicada, o visto para o Camboja me surpreendeu pela facilidade e praticidade. Nesse post eu vou falar das duas maneiras de obter o visto e no fim vou dizer qual vale mais a pena.
Visto para o Camboja
Pela internet
Uma das maneiras de conseguir o visto para o Camboja é pela internet. O curioso é que um dos países mais pobres do mundo tem um sistema moderno e sem burocracias para emissão de vistos.
O E-Visa funciona assim: primeiro você deve acessar o site oficial, que é esse aqui. Temos que tomar cuidado, pois na internet existem vários outros sites que se parecem com o site oficial, mas que são de atravessadores e que cobram uma tarifa de serviço para a emissão do visto.
O site é muito fácil de usar, nele você deve preencher com seus dados, informar a data e o aeroporto de chegada ao Camboja, fazer o upload de uma foto de rosto nítida, sem óculos e sem chapéu, gorro ou boné. Pagar a tarifa de 37 dólares com cartão de crédito e pronto.
Eles pedem até 3 dias úteis para enviar o visto, mas eu recebi em menos de 2 dias. Aí basta imprimir, colar no passaporte e apresentar na chegada ao Camboja. Junto do visto, eles enviam algumas orientações, como os balcões corretos para E-Visa nos aeroportos do Camboja.
Note que, nem todas as portas de entrada do país aceitam o E-Visa, como algumas fronteiras terrestres, fica ligado para você não ter problemas. O visto é válido por 30 dias e só permite uma entrada no país.
Na chegada
Outra maneira de conseguir o visto para o Camboja é na chegada, o chamado “on arrival” e é possível conseguir dessa forma nos aeroportos de Siem Reap e Phnon Phen.
Funciona assim: antes de seguir para o balcão de imigração, siga as placas “visa on arrival”, lá, você deverá preencher um formulário de pedido de visto, eles farão basicamente o mesmo processo do E-Visa, vão tirar uma foto sua, cobrar uma tarifa de 40 dólares em dinheiro, isso aqui é super importante, eles não aceitam cartão de crédito. Se não tiver como pagar pelo visto em dinheiro, o turista pode ser deportado em seguida.
Qual é a melhor opção?
Com certeza o E-Visa é a melhor opção para conseguir o visto para o Camboja, não só pela facilidade, mas por ser até um pouco mais barato que o Visa on Arrival.
Quando eu cheguei em Siem Reap no Camboja, a fila para conseguir o visto na chegada era enorme, praticamente uns 80% de todos os passageiros do meu vôo não tinham o E-Visa e ficaram horas na fila para conseguir o visto de chegada.
Onde ficar em Siem Reap
Aqui no blog tem um post completinho com todas as dicas de onde ficar em Siem Reap. Você pode ler esse post aqui
Lá no post tem também algumas dicas bem importantes. E eu vou deixar aqui embaixo a lista de alguns hotéis que eu fiquei nas minhas duas viagens e outros que eu recomendo.
- Koulen Hotel – Onde eu fiquei na minha primeira viagem. É um 5 estrelas com preço de Ibis. Recomendo muito esse hotel.
- Victoria Angkor Resort & Spa – Eu fiquei nesse hotel na minha segunda viagem. Também é um 5 estrelas mas com preço muito baixo para o padrão dele.
- Angkor Holiday Hotel – Ótima opção com diárias por menos de 200 reais o casal.
- Shinta Mani Angkor – Hotel 5 estrelas onde a Angelina Jolie fica quando vai ao Camboja.
- Lavender Angkor Boutique – Excelente hotel 3 estrelas com preço de hostel. Esse é imbatível!
Reserve aqui os seus passeios em Siem Reap
Leia mais
Roteiros
O que fazer no Camboja
O que fazer em Siem Reap (fora Angkor)
Roteiro em Angkor Wat e Angkor Thom
Para organizar a sua viagem
Como conseguir o visto para o Camboja
Como é passar pela imigração no Camboja
15 coisas que você precisa saber antes de visitar o Camboja
Como se locomover por Siem Reap
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Fabricio, boa noite.
Como faço esse upload de foto? Tem q ser aquela de passaporte?
Obrigado!
Oi Gustavo, tudo bem? Na terceira tela vai abrir uma caixinha para fazer o upload da foto. Pode ser um foto tirada na hora, com a câmera do celular mesmo, só tem que mostrar bem o seu rosto, sem chapéu/boné ou óculos escuros.
Obrigado, Fabricio! Vou providenciar. Estarei lá no dia 7 de julho… só preocupado com as chuvas!
Fabricio, Boa tarde!
Fiz o e-visa e saiu em menos de 12 horas a aprovação.
Fiquei com uma dúvida. No texto enviado junto, eles pedem para imprimir duas vias.
A via que você diz acima que pode ser colada é feita por nós mesmos ou na hora da entrada pelo fiscal?
Muito obrigada pelas dicas!
Oi Carolina, tudo bem? A gente cola o E-visa e a leva outra impressa. Pq isso? Pq uma é pra ele carimbar e a outra é pra vc ter no seu passaporte como comprovante de que está autorizada a permanecer no país. Dica: no avião, a empresa costuma distribuir 3 formulários, 2 deles são para pedir o visto na hora (visa on arrival o que não é o nosso caso), um é de alfândega e a gente tem que preencher só esse.
Oi Fabrício. Estou escrevendo apenas para agradecer a preciosíssima dica do eVisa e também para elogiar o seu site lindo e competente!
Obrigada, parabéns e muuuuito sucesso para você!
Opa, eu que agradeço, Cristine =)
Olá Fabrício !!
A via do visto que colo no passaporte, deve ser totalmente colada, como se fosse impressa no documento?
Oi Alcidio, pode colar sim. Do lado dela eles vão carimbar também.
Só mais uma coisa: o visto deve ser impresso em cores ?
Grato pela.atenção e parabéns pelo “serviço prestado”. Excelente !!!
Olá, Fabricio, boa tarde!
Vou na Janela é muito legal, sua abordagem sobre o assunto visto é muito útil, só que nao se aplica no meu caso. Chegarei em Bangkok por via aérea, onde não terei tempo de resolver o visto na embaixada, e entrarei no Camboja por mar, numa parada de um dia apenas em Sihanoukville. O cruzeiro apenas informa da necessidade de visto e que será tirado na chegada… pede pra termos mais informaçoes no site da embaixada.
Estou perdida, porque não queria deixar pra última hora e só encontro alternativas chegando em aeroportos do país.
Você sabe de outra possibilidade?
Muito obrigada pela atenção!
Norma
Oi Norma, tudo bem?
Eu sei que em alguns portos você pode tirar o Visa on Arrival e custa 25 dólares + 5 dólares a foto se você não levar. Não sei se nesse porto por onde você vai entrar funciona dessa forma. Manda um email pro órgão de turismo que eles respondem tudo certinho: http://www.tourismcambodia.com/contact/
Oi, Fabrício. Estou um pouco chocada: 40 dolares?? É isso mesmo?
Li em um blog que era 20 e em outro que era 30. Existem tipos diferentes de visto (e que fazem o preço variar) ou esses blogs estão desatualizados?
Vc pagou esse valor de 40 dolares há pouco tempo?
Obrigada!
Esse ano, em abril
Boa tarde Fabrício. Você entrou pelo aeroporto de Siem Reap? Estou tentando confirmar o valor de 40 dólares, mas em muitos lugares aparece 30. Caso fosse 30 pra mim seria vantagem tirar lá, ja que chego de noite e não perderia muita coisa.
Sim, entrei por lá mesmo. Lembro que lá era mais barato, mas eles cobravam pra tirar a foto, talvez não compense muito.
Fabricio, bom dia.
Cara, estou com uma dúvida. Neste site aqui (https://www.evisa.gov.kh/) tem as informações sobre o visto para entrar no camboja. Pergunto, este site é confiável? Segunda, na seção Visa Exemption, lá esta Vietna, significa que este mesmo visto serve para os dois países? Eu li em outros sites que para entrar no Vietna é necessário visto.
Obrigado.
Oi Daniel, tudo bem? Esse site é oficial do governo do Camboja, é o único em que você pode confiar. O “Visa Exemption” são nacionalidades que tem isenção de visto para entrar no Camboja. E o visto do Camboja não vale pro Vietnã.
Ola Fabrício, Boa noite.
Eu irei à Ásia em março/17 mas vou descer em Hanoi, mas estou pensando em ir por via terrestre eu quero ir a Laos Tailândia e entrar em Camboja. Eu não tenho como falar que dia eu irei estar em Camboja, mas por terra eu consigo este visto na fronteira?
Ola Fabrício, Boa noite.
Eu irei à Ásia em março/17 mas vou descer em Hanoi, mas estou pensando em ir por via terrestre eu quero ir a Laos Tailândia e entrar em Camboja. Eu não tenho como falar que dia eu irei estar em Camboja, mas por terra eu consigo este visto na fronteira? Tem como voce me passar esta informação?
Oi Anderson, o e-visa só é válido para desembarque nos aeroportos de Siem Reap e da capital Phnom Penh. Algumas fronteiras terrestres e fluviais não emitem visto. Fica ligado.
Obrigado pelo artigo, me ajudou muito
Estou planejando uma viagem pro Camboja, mas quero ficar 2 meses. E a viagem já seria bo final do mês. Sabe me dizer como posso conseguir um visto por esse tempo?
Rebeca, você só consegue para 30 dias, chegando lá você pode pedir o prolongamento do visto no serviço de apoio ao turista.
oi , muito informativo , parabéns ! Eu vou para o Camboja de navio voce teria como me informatizar alguma fonte onde eu possa pesquisar sobre visto por via fluvial ?
Oi tudo bem? Depende de onde será a sua entrada. Dá uma olhada nesse site: https://www.cambodiaonlinevisa.org/visa-information
Olá, boa tarde!
É possível o visto pelas fronteiras?
Para passaporte brasileiro, não.
OLA FABRICIO vou a DOHA fico 12 dias ja tenho passagem de ida para SINGAPURA e pretendo ir de ONIBUS até MALACA e capital da MALASIA depois ir até THAILANDIA BANKOK COMPREI SOMENTE A IDA ATÉ DOHA e SINGAPURA saida 12 dias depois tenho ja os hoteis reservado em DOHA E SINGAPURA pergunta não tenho a volta pois pretendo ficar na região por 5 meses o que me diz não ter a volta, viajo com milhas da gol, e estou pensando em comprar a volta para 5 meses de DOHA pra VENEZA. tenho passaporte italiano e brasileiro. E como provar minha vida financeira que posso ficar 5 meses na região. Viajo com cartões de credito, bitcoins e devo levar dolares juntos ou retiro nas maquinas ?
Oi Gilberto, a vida financeira vc comprova com dinheiro e cartões de crédito. É melhor levar dinheiro, mas eles não costumam pedir para ver.