Quem vai visitar a região dos Lençóis Maranhenses e já fez os principais roteiros pelas dunas e lagoas, existem outros bons passeios que podem ser feitos e um deles é o tour de lancha pelo Rio Preguiças até a localidade de Caburé, na foz do rio com o Oceano Atlântico. Caburé é um desses lugares perdidos no meio do nada e reza a lenda que a Ana Maria Braga visita a localidade pelo menos uma vez por ano.
Passeio pelo Rio Preguiças até Caburé
A lancha sai de Barreirinhas por volta das 8h30 da manhã e seguimos pelo Rio Preguiças em direção ao mar. A viagem até lá demora mais de 1 hora de barco e estamos falando de uma lancha que vai a uns 80km/h. É uma boa distância.
Durante o percurso, a gente fica impressionado com a exuberância da mata intocada nas margens do rio que vai ficando cada vez mais largo a medida que nos aproximamos do mar.
Antes de chegar a Caburé, fazemos uma parada na localidade de Vassouras na região que é chamada de Pequenos Lençóis, só para que você possa entender melhor, a foz do Rio Preguiças separa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses da região dos Pequenos Lençóis, que é um prolongamento das dunas e lagoas, mas que está fora do parque.
Vassouras é esse povoado com várias dunas e algumas lagoas também. A parada lá durou uns 40 minutos, dá para andar nas dunas, dar um mergulho em uma das lagoas e tomar uma água de coco. O lugar é cheio de macacos e faz a alegria da turistada.
Depois de Vassouras seguimos para o vilarejo de Mandacaru. Lá fica o Farol Preguiças ou Farol de Mandacaru como algumas pessoas se referem. É um povoado bem simples, com ruas de areia e muitas lojinhas de artesanato. O farol estava fechado para reforma, mas normalmente poderia ser visitado.
Do lado oposto a Mandacaru já fica Caburé, a travessia demora uns 5 minutos e atracamos na areia mesmo. Ali já ficam vários caras oferecendo passeios em quadriciclos pela praia que custa R$50,00 a meia hora. Achei puxado.
O vilarejo de Caburé tem vários restaurantes que servem um ótimo peixe. Mas fica ligado, os restaurantes mais afastados dessa vilinha servem os mesmos pratos pela metade do preço.
O ponto alto de Caburé é a praia, ótima por sinal. Água morna e longos trechos de mar raso. A praia estava tão boa que daria para pular a parada em Mandacaru e vir direto para Caburé.
Depois do almoço longo e preguiçoso com um grupo que eu conheci no passeio, voltamos para Barreirinhas.
Como fazer o passeio
O passeio sai de Barreirinhas às 8h30 da manhã e retorna às 15h30. Os passeios podem ser comprados nas pequenas agências de Barreirinhas ou pela internet nos links abaixo:
A cidade de Barreirinhas é a melhor base para quem deseja explorar os Lençóis Maranhenses.
E Barreirinhas tem ótimas ofertas de hospedagem. Eu fiquei e recomendo o Porto Preguiças Resort. É mais caro, porém tem um excelente custo benefício. Nada melhor do que um quarto confortável depois de um dia visitando os Lençóis.
Outra boa opção para quem quer economizar é o Hotel Rio Preguiças, quem tem diárias a partir de R$ 130. O hotel tem uma localização excelente, no centrinho da cidade, pertinho do ponto final do ônibus que vem de São Luiz.
Outros lugares recomendados na cidade é a Pousada Barreirinhas e a Pousada D’ Areia.
Um hostel super procurado é a Casa do Professor, o dono é amigo meu e eu o visitei durante a minha passagem por Barreirinhas. Super descontraído, é aquele tipo de lugar onde os hóspedes se sentem em casa. Vem gente de todos os cantos do mundo para a casa do Rodolfo, o professor e o Vagalume, seu cachorro.
Veja aqui a lista de hotéis em Barreirinhas
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
Dicas dos Lençóis Maranhenses para organizar a sua viagem
Passeio de lancha pelo Rio Preguiças até Caburé
Roteiro da Lagoa Bonita e Lagoa Azul
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.