Há alguns anos eu vi uma foto linda no Instagram, daquelas que deixa a gente hipnotizado e com vontade de ser transportado imediatamente para aquele lugar. Mas curiosamente este lugar não é óbvio como uma bela praia ou um daqueles recantos paradisíacos em algum lugar exótico do mundo, o lugar é uma biblioteca! O Real Gabinete Português de Leitura.
***
Encravado no centro do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura é remanescente da época em que a cidade respirava os ares da independência do Brasil, mas que ainda conservava as heranças – boas e ruins – deixadas pelo reino português.
Finalizado em 1837, 16 anos após a debandada da realeza portuguesa, o Real Gabinete Português de Leitura foi construído por 43 imigrantes portugueses que por aqui ficaram, para ser um centro de conhecimento e convivência da comunidade lusitana no coração do Rio de Janeiro.
O projeto arquitetônico do Real Gabinete é inspirado no belíssimo Mosteiro dos Jerônimos e na Torre de Belém, ambos em Lisboa. E as pedras usadas na edificação vieram de navio de Portugal e são as mesmas pedras usadas na construção dos edifícios lisboetas.
Na imponente fachada localizada na Rua Luís de Camões – mais sugestivo do que isso, é impossível – erguem as estátuas de Pedro Álvares Cabral, Dom Henrique, Vasco da Gama e claro, de Luís de Camões.
Se por fora a fachada já impressiona, é no seu interior que as pessoas ficam literalmente de queixo caído. Os olhos percorrem os pisos ricamente desenhados, adentram o grande salão com suas estantes em madeira majestosamente esculpidas a mão e chegam ao teto, onde um imenso lustre de cristal desce de uma claraboia de ferro e vidro.
A luz filtrada pelos belos vitrais, que lembram as mais clássicas catedrais da Europa, entram pelo prédio criando uma atmosfera que nem os filmes mais bem trabalhados conseguiriam reproduzir.
Nas estantes, uma coleção única de 350 mil livros, de todos os cantos do mundo. É o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal. E entre as preciosidades está a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, publicado em 1572. Certamente o maior tesouro literário de um prédio que já por si só já representa uma das jóias de origem portuguesa ao redor do mundo.
Desde 2014 o Real Gabinete Português de Leitura é considerado a quarta biblioteca mais bela do mundo e de acordo com a Civitatis, o Real Gabinete é a segunda mais bonita do mundo.
Como visitar o Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete fica no número 30 da Rua Luís de Camões, centro do Rio. A melhor maneira de chegar até lá é de Uber. Contudo, eu fui pelo VLT Carioca, existem duas estações próximas: Tiradentes (linha verde) ou Candelária (linhas azul e amarela). A estação Tiradentes é a mais próxima, entretanto, exige uma pequena caminhada.
Outra opção é usar a estação Uruguaiana do Metrô do Rio, que também fica nas proximidades.
O Real Gabinete fica aberto das 10h às 16h de segunda a sexta e a entrada é gratuita. Por conta da pandemia, a visitação é organizada em grupos de 15 pessoas. Eu visitei o lugar numa tarde não fiquei mais do que 10 minutos na fila esperando para entrar.
***
Bondinho do Pão de Açúcar e a melhor vista do Rio
Parque Lage
Museu do Amanhã
Rio Star, a roda-gigante do Rio
Escadaria Selarón
Como usar o VLT Carioca
Como fazer uma conexão no Aeroporto Santos Dumont
Hotel perto do Aeroporto Santos Dumont
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Boa noite, Fabricio! Grata pelas informações. Estava procurando se precisava agendar, mas pelo seu texto não precisa. 😉
Oi Renata, obrigado pela mensagem! Não precisa, é só chegar!
Gostaria de visitar após o checkout do hotel, sabe se pode entrar com mala ou se há algum guarda volume?
Não tem guarda-volumes, mas acho que pode entrar com mala sim.
pode entrar de bermuda ?
Sim, pode.