A Escadaria Selarón é um dos cantinhos mais fotogênicos do Rio, o que de certa forma acaba sendo uma informação redundante em uma cidade com tantos cartões postais, mas é difícil não encontrar uma imagem de algum amigo que tenha visitado a cidade e sem ter feito a tradicional foto sentado nos degraus cobertos de azulejos coloridos.
A Escadaria Selarón é uma obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, que começou a revestir os 250 degraus da escadaria que liga os bairros da Lapa e Santa Teresa no comecinho dos anos 90 e só parou em 2013, quando foi assassinado e seu corpo abandonado na escadaria.
Talvez, a maioria mais de 3 mil visitantes que sobem e descem os 125 metros da escada todos os dias nem saiba que o fim trágico do seu criador aconteceu bem ali, em frente a casa onde ele vivia e que foi justamente onde começou a obra.
Selarón começou a revestir os degraus com azulejos pois na época a escadaria estava em péssimo estado, o trabalho acabou virando um hobby. Nos anos 2000 a obra já era enorme e começou a ficar famosa depois de ser locação para videoclipes, filmes e editoriais de moda.
A beleza da Escadaria Selarón rodou o mundo e ele começou a ganhar azulejos de todos os cantos e hoje andando por ela a gente vê peças da Austrália, Jordânia, Casaquistão, França e de mais de 60 países.
Como chegar a Escadaria Selarón?
A escadaria fica pertinho dos Arcos da Lapa, a melhor forma de chegar é pela Rua Teotônio Regadas, ao lado da Sala Cecília Meireles. Você pode visitar a qualquer hora, mas claro, a noite essa região da cidade não é muito segura.
A estação de metrô mais próxima é a Cinelândia e dá pra ir a pé, esse foi o caminho que eu fiz, mas você pode pegar qualquer ônibus que passe pelos Arcos da Lapa e descer ali mesmo.
Procurando hospedagem no Rio?
Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.
***
Bondinho do Pão de Açúcar e a melhor vista do Rio
Parque Lage
Museu do Amanhã
Rio Star, a roda-gigante do Rio
Escadaria Selarón
Como usar o VLT Carioca
Como fazer uma conexão no Aeroporto Santos Dumont
Hotel perto do Aeroporto Santos Dumont
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Parabéns pelo excelente trabalho. Sempre que viajo procuro suas dicas, que são muito claras e objetivas. Valeuuu!!
Opa! Obrigado!