Assim como o Peru, a Bolívia também oferece excelentes passeios de montanha. Ambos os países andinos possuem algumas das mais belas montanhas da América do Sul. E se você está procurando um passeio saindo de La Paz, anote este nome: Montanha Charquini e a sua linda Laguna Esmeralda.

***

Durante a minha viagem pela Bolívia, eu fiquei alguns dias em La Paz, que ao lado de Sucre, é uma das capitais do país. Enquanto La Paz é a capital administrativa, Sucre é a capital constitucional do país e onde a Bolívia se tornou independente.

Mas falando de La Paz, que é o assunto deste artigo, a cidade oferece algumas opções de passeio de montanha, como as montanhas Chacaltaya, Illimani, Huayna Potosi e claro, a Montanha Charquini. Aliás, a Charquini e Chalcantaya são duas excelentes opções de passeios saindo de La Paz, que podem ser feitos em poucas horas.

Leia também:
Como é voar com a Boliviana de Aviación
Imigração e regras para entrar na Bolívia
O que fazer em Uyuni, a cidade base para conhecer o Salar de Uyuni
Salar de Uyuni na Bolívia: o maior deserto de sal do mundo

Voltando um pouco no tempo, em 2022 eu fiz um passeio até a Laguna de Humantay no Peru, a uma altitude de 4.200 metros. Eu sofri tanto naquela subida sem fim, que jurei para mim mesmo que jamais faria passeios de montanha em altitudes extremas novamente. Corta para 2024 e lá estava eu fazendo mais um passeio de altitude, dessa vez, na Bolívia.


Vídeo deste passeio

Passeio saindo de La Paz
Vídeo: como foi subir a Montanha Charquini

Passeios saindo de La Paz: Montanha Charquini

A Montanha Charquini fica distante 30 km de La Paz e chega a 5.390 metros acima do nível mar. Entretanto, antes de tudo, é importante sinalizar que este passeio saindo de La Paz não nos leva até essa atitude toda. Porém, chegamos a 5.000 metros neste passeio e para se ter uma ideia do que é isso, é praticamente a altitude do acampamento base do Everest.  

A Charquini faz parte da chamada “Cordilheira Real”, uma seção de montanhas que fazem parte da Cordilheira dos Andes e que, entre muitas características, ainda conservam picos nevados, lagoas escondidas e vistas espetaculares.

Compra do passeio

Eu comprei este passeio pela Get Your Guide. Eu gosto muito de comprar os meus passeios com eles pois se os meus planos mudarem, eu consigo cancelar facilmente as reservas sem maiores dores de cabeça. Aliás, vocês podem reservar o mesmo passeio através deste link.

Como é o passeio

O ponto de encontro deste passeio foi no escritório da agência parceira da Get Your Guide, que fica no centro de La Paz, próximo ao Mercado das Bruxas. Como o trânsito da cidade é caótico, os passeios normalmente não buscam os turistas em suas acomodações. Portanto, é muito importante se hospedar em alguma parte estratégica de La Paz. Eu me hospedei no Hotel Presidente, no centro da cidade e facilitou demais a minha vida todos os dias, de modo que eu não dependi de transporte para me locomover pela cidade.

Passeio saindo de La Paz
Primeira parada do passeio saindo de La Paz

O tour saiu do ponto de encontro às 8h da manhã, atravessamos a cidade, passamos por El Alto e fomos em direção a Montanha Charquini e o passeio todo dura entre 7 e 8 horas.

A primeira parada aconteceu cerca de 1 hora depois de sair de La Paz em um mirante de onde temos uma vista linda do Huayna Potosi, uma das mais belas montanhas da Bolívia e que segundo os bolivianos e um cineasta alemão, o formato da montanha teria inspirado o logo da Paramount Pictures.

O majestoso Huayna Potosi

Seguimos por estradas esburacadas e empoeiradas por mais 30 minutos até a segunda parada, ao lado de um lago que abastece a região metropolitana de La Paz e de onde também temos uma vista incrível do Huayna Potosi.

Passeio saindo de La Paz
Um dos lagos que abastecem La Paz
Uma vista ainda mais próxima do Huayna Potosi

Cemitério de Milluni

A terceira parada a caminho da montanha foi no Cemitério de Milluni. Foi neste lugar que aconteceu uma das maiores atrocidades do governo militar boliviano. Aqui existia uma vila povoada por trabalhadores e suas famílias que atuavam na extração de minérios. Em 1965, durante o governo militar, esses trabalhadores perderam todos os seus direitos trabalhistas e entraram em greve.  

Passeio saindo de La Paz
Cemitério de Milluni

O governo militar e ditatorial mandou exterminar todos os mineiros. Na vila viviam mais de 5 mil pessoas e um número incontável de vítimas perderam as suas vidas neste lugar. Muitos estão sepultados neste cemitério, nos túmulos maiores adultos e nos menores, as crianças. Um cenário triste e de dar um nó no estômago!

Cemitério de Milluni

Pouco a frente do cemitério fica um ponto de controle de acesso à montanha e onde podemos comprar alguma coisa para comer, tomar um chá de coca e usar os banheiros.

Subindo até a Montanha Charquini

Começamos a subida da montanha por volta das 11h da manhã. A trilha do estacionamento até a Laguna Esmeralda, o nosso destino é de cerca de 3 km. A nossa guia jurava que a distância é de pouco mais de 1 km. Acho que ela diz isso para não desanimar a gente. 

O primeiro trecho é plano e isso nos dá a falsa esperança de que o passeio será tranquilo. Mas à medida que subimos, o soroche vai ficando cada vez mais forte. Começo a ter muita dor de cabeça, falta de ar e enjoo. 

Passeio saindo de La Paz
Subida sem fim até a Laguna Esmeralda

Preciso parar para descansar a cada 20 metros de caminhada. A impressão que eu tenho, é que irei desmaiar a qualquer momento e isso seria um grande problema, já que não existe qualquer tipo de suporte de emergência nestes lugares.

Os guias recomendam subir devagar, passo a passo e controlando a respiração. Sempre respeitando os limites do corpo. Definitivamente, visitar a Montanha Charquini não é para todo mundo.

Passeio saindo de La Paz
Apesar do sofrimento, a vista da subida é incrível

Por várias vezes eu pensei em desistir, pensando no meu bem-estar acima de tudo. Mas segui em frente… passo a passo até vencer mais este desafio na minha vida. Mas não antes de receber o último golpe do soroche, o sangramento no nariz. Por fim, depois de 1h20 de subida, chegamos!

Laguna Esmeralda

A laguna é formada pelo degelo do glaciar localizado logo acima dela. E a medida que essa água vem descendo desde o topo da montanha, ela vem absorvendo minerais que junto dos minerais que já estão no fundo da laguna, dão a ela essa cor característica que varia do azul turquesa ao esmeralda.

Passeio saindo de La Paz: Laguna Esmeralda

Aliás, de acordo com a temperatura e o nível de água, as cores podem mudar. Além claro, do cenário ao redor que muda bastante no inverno com a incidência de neve. Eu fiz este passeio no fim de agosto de 2024.

E depois de tanto sofrimento para chegar neste lugar realmente único, eu só queria saber de descansar, respirar o ar puro e contemplar este verdadeiro espetáculo.

Laguna Esmeralda

O tempo de permanência na Laguna é de no máximo 1 hora e por volta das 13h já iniciamos a descida, que levou cerca de 40 minutos. Dizem que para descer, “todos santo ajuda”, não é mesmo? Ajuda sim, mas as pernas também sofrem bastante na descida.

Dicas para fazer este passeio

Use roupas confortáveis e quentes, faz bastante frio lá em cima em qualquer época do ano. Use calçados adequados, nada de chinelos ou sandálias.

Leve água e algo para comer. Balinhas de folhas de coca ajudam a combater o mal da altitude. Não esqueça o filtro solar, tanto o sol quanto o vento gelado queimam a pele.

Respeite os limites do seu corpo, se perceber que não dá mais, pare e peça ajuda. Se você tiver um smartwatch, fique atento aos batimentos cardíacos e a sua oxigenação. A minha chegou a 60% e os batimentos em mais de 180 por minuto. Tenha muito cuidado na trilha, os tombos são praticamente inevitáveis.


Reserve aqui o seu passeio saindo de La Paz

Powered by GetYourGuide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.