La Paz é uma cidade peculiar, que carrega vários títulos. É uma das capitais da Bolívia, é a capital mais alta do mundo, com mais de 3.600 metros acima do nível do mar e também possui a maior rede de teleféricos do mundo. Se você está procurando o que fazer em La Paz, este post foi feito para você.

***

A cidade de Nuestra Señora de La Paz – nome original de La Paz – cresceu em um vale apertado, cercada de montanhas e encostas que atingem 400 metros de altura. Olhando a cidade, a impressão que temos é de que ela brotou na cratera de um vulcão. 

E dentro deste “vulcão” e na sua borda, vivem pouco mais de 2 milhões de habitantes. É a segunda região mais densamente povoada do país, ficando atrás somente de Santa Cruz de la Sierra. Uma capital, com ares provincianos, mas que busca se modernizar e melhorar as condições de vida de seus moradores.

Mas antes de entrar neste artigo com o que fazer em La Paz, eu vou deixar alguns links importantes para organizar a sua viagem. Aliás, vou deixar também alguns vídeos que eu gravei na cidade e que certamente serão muito úteis.

Leia também:
Como é voar com a Boliviana de Aviación
Imigração e regras para entrar na Bolívia
Como usar os teleféricos de La Paz
Passeio em La Paz: Montanha Charquini
O que fazer em Uyuni, a cidade base para conhecer o Salar de Uyuni
Salar de Uyuni na Bolívia: o maior deserto de sal do mundo

Vídeo

Um dia em La Paz

Como chegar em La Paz

Mesmo La Paz não sendo o principal polo turístico da Bolívia, a cidade é bastante usada como base para conhecer o Salar de Uyuni e também visitar o lado boliviano do Lago Titicaca e a cidade de Copacabana. Assim sendo, não existem voos diretos do Brasil para a cidade.  

A rota mais comum é voando com a Boliviana de Aviación (BoA) a partir de São Paulo, fazendo uma conexão em Santa Cruz de la Sierra ou em Cochabamba. Já que ambas as cidades recebem voos diretos de São Paulo. Outro caminho utilizado é voando com a Latam e fazendo conexão em Lima no Peru ou em Santiago no Chile.

Boliviana de Aviación

Onde se hospedar em La Paz

Considerando que o trânsito da cidade é caótico, escolher bem onde se hospedar em La Paz vai ser fundamental para facilitar a sua locomoção e você não ficar refém do trânsito.

Eu me hospedei no Hotel Presidente, que fica localizado no centro da cidade e facilitou demais a minha vida todos os dias, de modo que eu não dependi de transporte para me locomover pela cidade.

O hotel é um 4 estrelas mais antigo, mas com quartos modernizados e atendimento impecável. Aliás, uma curiosidade é que o café da manhã começa a ser servido às 3h da manhã, pois a tripulação de várias companhias aéreas se hospedam nele. Só por isso já é possível imaginar que se trata de um bom hotel.

Internet na Bolívia

Ao invés de comprar um chip telefônico em cada um dos países, eu tenho optado por usar o e-Sim, o chip virtual da Airalo. A compra é simples, dá pra fazer tudo pelo app e ainda gerenciar o uso da franquia de dados. Pelo app eu consigo também recarregar os créditos caso os meus dados tenham acabado. E a conexão é impecável, o 5G funcionou muito bem na Europa inteira. 

Eu também já usei Airalo na África e na Ásia, até mesmo no Laos, um dos países mais pobres e mais isolados do mundo, o sinal funcionou muito bem.

Aqui eu explico como comprar o e-Sim da Airalo e ainda tem um cupom com 3 dólares de crédito na sua primeira compra.

Mas se você tem um plano com cobertura internacional no seu celular, é bem provável que ele funcione na Bolívia. Testamos a rede da TIM e da Claro que funcionou bem até mesmo no Salar de Uyuni.

O que fazer em La Paz
A internet funciona muito bem em La Paz

O que fazer em La Paz

Mercado das Bruxas

La Paz era historicamente dividida ao meio. De um lado (onde fica a Plaza Murillo) ficavam os colonizadores e no lado oposto viviam os povos indígenas. E foi nesse ínterim que surgiu o Mercado das Bruxas (Mercado de las Brujas). 

Mercado das Bruxas

As “bruxas” ou “yatiris”, que na verdade são xamãs e curandeiras indígenas que trabalham com a medicina tradicional e o espiritualismo. Que são muito procuradas e respeitadas pelos bolivianos para fazer oferendas e cerimônias à Pachamama (Mãe Terra), para atrair boa sorte, saúde, proteção e prosperidade.

O que fazer em La Paz
Mercado das Bruxas

Nas barraquinhas encontramos todo tipo de oferenda montadas em cestos, mas o que chama muita atenção e que de fato, choca muita gente, são os fetos de Lhamas mumificados.

Outras bancas que vendem uma grande variedade de produtos místicos e esotéricos, o que inclui ervas medicinais, amuletos, poções, talismãs, incensos e palo santo. Além de vários outros itens ligados à cultura boliviana e a espiritualidade andina.

Mercado das Bruxas

Apesar de sua tradição ritualística, Mercado das Bruxas se tornou um lugar mais turístico com uma infinidade de lojas vendendo todo tipo de souvenir e artesanato, do que as tiendas das brujas. O mercado se espalha pelas ruas Linares e Sagárnaga, bem no centro histórico de La Paz.

O lugar mais colorido de La Paz
O que fazer em La Paz
Mercado das Bruxas

Plaza Murillo

Como eu disse na abertura deste artigo, La Paz não é a única capital da Bolívia. A cidade divide essa responsabilidade com Sucre, que é a sua capital constitucional. Entretanto, a cidade de La Paz é a capital administrativa da Bolívia e o epicentro do poder, fica na Plaza Murillo.

O que fazer em La Paz
Plaza Murillo

Ela carrega esse nome como uma homenagem a Pedro Domingo Murillo, personagem que foi um dos líderes da luta pela independência da Bolívia. Murillo foi executado em 1810 durante os conflitos contra o domínio espanhol e não chegou a ver a Bolívia independente, o que aconteceu em 1825.

Ao redor da praça ficam três importantes construções do país, como o Palácio Presidencial, chamado de Palacio Qemado (Palácio Queimado) por conta de um incêndio sofrido no século XIX.

Plaza Murillo

Ao lado do Palácio Presidencial fica a Catedral Metropolitana, um dos mais importantes templos religiosos de La Paz e a Assembleia Legislativa Plurinacional, sede do parlamento boliviano.

Palácio Presidencial

Catedral Metropolitana de La Paz

A construção da imponente Catedral Metropolitana de La Paz para homenagear a padroeira da cidade, Nossa Senhora de La Paz, começou em 1835, no local onde havia uma igreja menor construída. Mas a obra levou 90 anos para ficar pronta e foi finalizada em 1925 para comemorar o centenário da independência da Bolívia. 

O que fazer em La Paz
Catedral Metropolitana

A demora na conclusão deveu-se a vários fatores, incluindo mudanças de projeto, instabilidade do governo boliviano e dificuldades financeiras ao longo dos anos.

Catedral Metropolitana

Embora a fachada tenha mantido o estilo clássico neoclássico inspirado pela arquitetura europeia, várias reformas e adições ao longo dos anos trouxeram influências locais, resultando em uma mescla única de estilos arquitetônicos.

A entrada na catedral é gratuita.

Calle Jaén

La Paz é uma cidade que infelizmente não soube preservar muito bem a sua arquitetura original. Muitas ruas coloniais do centro histórico perderam a sua identidade e ganharam prédios modernosos e de mal gosto. Contudo, a Calle Jaén é um dos raros exemplos de rua colonial bem preservada em La Paz.

O que fazer em La Paz
Calle Jaén

A pequena rua pavimentada com pedras originais guarda casarões coloridos dos séculos XVII e XVIII. Uma pequena viagem no tempo na rua mais pitoresca da cidade. E a ruazinha possui vários pequenos museus, com o a Casa Murillo (dedicada a Pedro Domingo Murillo), o Museu de Instrumentos Musicais de Bolívia, o Museu do Litoral Boliviano (que fala da Guerra do Pacífico, quando a Bolívia perdeu o acesso ao mar), além de outros pequenos museus.

Calle Jaén

Mirador Kili Kili

O Mirador Kili Kili fica a pouco mais de 1 km da Plaza Murillo, mas considerando a altitude de La Paz e os efeitos dos Soroche, chegar até lá caminhando é uma tarefa árdua e que certamente eu não recomendo. Todavia, você pode pegar um táxi por 10 Bob e poupar o seu organismo desse sofrimento.

O que fazer em La Paz
Arco de Pedra no Mirador Kili Kili

O Mirador Kili Kili fica a mais de 3.700 metros de altitude e de lá temos uma vista praticamente em 360 graus de La Paz. Dá para ver o centro da cidade, El Alto, as comunidades e até o Vale da Lua, mais a distância.

Killi Killi é o nome de uma ave típica da região andina e, aliás, esse local foi usado como ponto estratégico no século XIX durante a batalha de La Paz, por conta dos conflitos pela independência do país.

A entrada é gratuita e o lugar possui banheiros, contudo, estavam fechados quando eu estive lá.

Vista do centro de La Paz e de El Alto ao fundo
O que fazer em La Paz
Vista em direção a zona sul da cidade e o Vale da Lua ao fundo

Igreja e Convento de São Francisco

Quando os colonizadores espanhois chegaram na América Latina, uma das primeiras ações foi construir templos religiosos para sufocar as tradições e crenças locais. E na Bolívia não foi diferente. E nesse ínterim surge a imponente construção da Igreja e Convento de São Francisco. 

Igreja e convento de São Francisco

A localização não poderia ser mais estratégica, no coração do centro histórico de La Paz. De um lado o Mercado das Bruxas e do outro lado a parte colonial da cidade. 

A construção dela começou por volta de 1548, logo após a fundação da cidade. No entanto, parece que a natureza queria castigar os colonizadores e a primeira igreja foi destruída e reconstruída várias vezes por conta de fortes chuvas e até terremotos. Essa versão atual da igreja e que podemos visitar foi finalizada apenas em 1784.

A entrada é gratuita, mas não pode fazer fotos ou vídeos dentro da igreja.

Teleféricos de La Paz

Em La Paz os Teleféricos fazem a vez do metrô, que por conta da topografia da cidade, a sua construção era inviável. Atualmente existem 10 linhas organizadas por cores e que atravessam toda a cidade. Inegavelmente melhorou muito a locomoção pela cidade e ajudou a desafogar um pouco o trânsito, mas ainda assim, não resolveu completamente os problemas de mobilidade de La Paz.

Cabine da linha roxa (morada)

Hoje o teleférico de La Paz é o maior sistema de teleférico urbano do mundo. Ele conta atualmente com mais de 30 quilômetros de extensão e planos de construção de novas linhas.

E ao mesmo tempo que o teleférico melhorou a vida dos bolivianos, ele também virou uma atração turística da cidade. Eu fiz vários trajetos no teleférico de La Paz e pude apreciar vistas que não seria possível sem ele, como as espetaculares montanhas ao redor de La Paz, incluindo o imponente Monte Illimani.

Leia mais sobre os teleféricos de La Paz aqui.

O que fazer em La Paz
O Monte Illimani visto ao fundo

Montanha Charquini e Laguna Esmeralda

A Montanha Charquini fica distante 30 km de La Paz e chega a 5.390 metros acima do nível mar. Entretanto, antes de tudo, é importante sinalizar que este passeio saindo de La Paz não nos leva até essa atitude toda. Porém, chegamos a 5.000 metros neste passeio e para se ter uma ideia do que é isso, é praticamente a altitude do acampamento base do Everest.  

O que fazer em La Paz
Primeira parada do passeio

A Charquini faz parte da chamada “Cordilheira Real”, uma seção de montanhas que fazem parte da Cordilheira dos Andes e que, entre muitas características, ainda conservam picos nevados, lagoas escondidas e vistas espetaculares.

Uma vista ainda mais próxima do Huayna Potosi

Eu comprei este passeio pela Get Your Guide. Eu gosto muito de comprar os meus passeios com eles pois se os meus planos mudarem, eu consigo cancelar facilmente as reservas sem maiores dores de cabeça. Aliás, vocês podem reservar o mesmo passeio através deste link.

Laguna Esmeralda

O ápice do passeio é a Laguna Esmeralda, localizada no meio da montanha. Ela é formada pelo degelo do glaciar localizado logo acima dela. E a medida que essa água vem descendo desde o topo da montanha, ela vem absorvendo minerais que junto dos minerais que já estão no fundo da laguna, dão a ela essa cor característica que varia do azul turquesa ao esmeralda.

Você pode ler tudo sobre este passeio aqui, incluindo o vídeo da minha visita que está no canal do Vou na Janela no YouTube.

Vale da Lua

O Vale da Luna (Valle de la Luna) é uma formação rochosa localizada na zona sul de La Paz, ainda no perímetro urbano da cidade. O aspecto desértico, com formações rochosas pontiagudas leva esse nome por ser semelhante à superfície da lua. E de acordo com uma lenda local, o nome foi dado pelo astronauta americano Neil Armstrong que foi a primeira pessoa a pisar na Lua em 20 de julho de 1969, durante a missão Apollo 11 da NASA. 

O que fazer em La Paz
Vale da Lua

Já a “lua” boliviana fica distante 10 km do centro de La Paz e não é preciso uma missão para chegar até lá, só enfrentar o trânsito pesado de La Paz, o que não deixa de ser um feito.

O que fazer em La Paz
Vale da Lua

Montanha Chalcantaya

O passeio de um dia até a Montanha Chalcantaya é outra atração muito popular e não poderia ficar de fora do meu roteiro com o que fazer em La Paz. A montanha fica distante 30 km do centro de La Paz a uma altitude de 5.421 metros acima do nível do mar. 

A Chacaltaya foi durante muitas décadas a estação de esqui mais alta do mundo e pessoas de todos os cantos do mundo visitavam o Chacaltaya em busca de aventuras na neve e lindos cenários nos Andes. Mas infelizmente a Montanha Chalcantaya foi uma das vítimas do aquecimento global e em 2009 o glaciar desapareceu e a estação de esqui foi fechada.

Montanha Chalcantaya

Hoje o tour na Montanha Chalcantaya ainda revela paisagens lindas dos Andes e vistas privilegiadas do Huayna Potosi e da Montanha Charquini. É possível ver até o Lago Titicaca no horizonte, mas neve… não mais!

Você pode reservar o tour pela Montanha Chalcantaya com parada no Vale da Lua aqui.

Procurando o que fazer em La Paz? Reserve aqui o seu passeio

Powered by GetYourGuide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.