O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo e uma das maiores atrações turísticas da América do Sul. Localizado no deserto boliviano, é natural surgirem dúvidas sobre como chegar a Salar de Uyuni. Qual é o melhor caminho para conhecer o Salar, pela Bolívia ou pelo Chile? Neste artigo eu conto tudo para vocês.

***

Antes de mais nada, o Salar surgiu quando lagos pré-históricos de água salgada evaporaram há milhares de anos. Quando esses lagos secaram, deixaram para trás a imensa planície de sal e que hoje forma o Salar de Uyuni. E ao contrário do que muitos pensam, o Salar não era um oceano e não fazia parte do Oceano Pacífico.

Uma área de mais de 10 mil km² que se estende da cidade de Uyuni na Bolívia, até perto da fronteira com o Chile. Por tanto, é possível conhecer o Salar pela Bolívia ou começar a viagem pelo lado Chileno. 

Leia também:
Como é voar com a Boliviana de Aviación
Imigração e regras para entrar na Bolívia
O que fazer em Uyuni, a cidade base para conhecer o Salar de Uyuni
Salar de Uyuni na Bolívia: o maior deserto de sal do mundo

Vídeo

Como chegar ao Salar de Uyuni
Vídeo: Salar de Uyuni

Onde fica o Salar de Uyuni

Localizado no sudoeste da Bolívia, próximo à Cordilheira dos Andes, ele ocupa uma área de mais de 10 mil km² que se estende da cidade de Uyuni, até perto da fronteira com o Chile. O Salar fica no departamento de Potosí, a uma altitude de cerca de 3.650 metros acima do nível do mar. 

Como chegar o Salar de Uyuni pela Bolívia

Para chegar ao Salar de Uyuni pela Bolívia, a melhor opção é começar pela cidade que dá nome ao lugar, a pequena Uyuni. Uma cidade que nasceu no meio do deserto em 1890 por conta da exploração mineral no país e com a ferrovia.

A maneira mais comum e barata de chegar em Uyuni é de ônibus. Existem saídas das principais cidades do país, como La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra. A rota mais comum é saindo de La Paz, uma viagem de 10 a 12 horas e custa a partir de 100 Bob. 

As passagens podem ser compradas no Terminal Rodoviário de La Paz e os ônibus na sua maioria saem pela noite e chegam no Terminal de Uyuni por volta das 5h da manhã.

Aliás, as passagens também podem ser compradas no site Tickets Bolívia que é bastante confiável, ou comprar um tour completo de dois dias saindo de La Paz para Uyuni, é outra opção bem usada e evitar dores de cabeça.

Entretanto, a maneira mais cômoda e mais rápida é de avião, e foi o que eu fiz. Eu peguei um voo da Boliviana de Aviación de La Paz para Uyuni. O pequeno aeroporto da cidade recebe de um a dois voos por dia saindo de La Paz ou Santa Cruz de La Sierra. A Ecojet, outra empresa aérea boliviana, opera na cidade em alguns dias da semana.

Como chegar ao Salar de Uyuni
A Boliviana de Aviación voa para Uyuni

Conhecendo o Uyuni pelo lado Boliviano

Eu usei a cidade de Uyuni como base para conhecer o Salar e fiz o passeio de um dia inteiro. Eu comprei esse passeio com a Get Your Guide e custou 64 USD, o que dá cerca de R$ 350 reais e vocês podem reservar o mesmo passeio através deste link. Lembrando que o valor do passeio varia de acordo com a época do ano. 

O tour é feito em veículos 4×4 e sempre com grupos pequenos, de no máximo 6 pessoas, que é a capacidade destes veículos, mais o motorista, que aliás, também é o guia.

Neste link eu mostro como é o passeio e também tem um vídeo completo no canal do Vou na Janela no Youtube.

Como chegar ao Salar de Uyuni
Ilha Incahuasi

Como chegar o Salar de Uyuni pelo Chile

Para chegar ao Salar de Uyuni pelo Chile, a forma mais comum é saindo da cidade de San Pedro de Atacama, no norte do Chile. E para chegar em San Pedro, saindo do Brasil, a melhor opção é ir para Calama, fazendo uma conexão em Santiago.

Entretanto, Calama fica distante 100 km de San Pedro, o que pode representar um dificultador a mais. Você pode reservar o seu transfer aqui, que vai facilitar muito a sua vida.

Mas partindo de San Pedro não é possível fazer o passeio em um dia. Quem opta por conhecer o Salar de Uyuni começando pelo Chile, faz a travessia do Salar que dura de 3 a 4 dias dependendo do roteiro.

Preciso sinalizar também que o pernoite é feito em acomodações com pouco conforto no meio do deserto e na maioria, sem banho ou com acesso somente à água gelada em condições de temperatura negativa durante a noite. É para os mais aventureiros mesmo!

Claro que existem alguns lugares lindos que só é possível acessar fazendo essa travessia do Salar e como tudo na vida, existe um ônus e um bônus.

Para fazer a travessia do Salar, eu recomendo reservar a viagem com antecedência através deste link e evitar cair em golpes bem comuns neste tipo de situação.


Reserve aqui o seu passeio

Powered by GetYourGuide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.