O Passeio de barco em Ushuaia pelas águas do Canal de Beagle é um daqueles passeios obrigatórios para fazer no fim do mundo. Certamente um dos cenários mais bonitos que você encontrará durante a sua viagem a Ushuaia. Neste artigo eu compartilho com vocês como é o passeio e explico como reservar o seu passeio com ótimos descontos, sem cair em ciladas.
***
Recentemente eu estive em Ushuaia e um dos passeios que eu fiz na cidade foi a navegação pelo canal de Beagle e se tornou uma das minhas atividades favoritas na Terra do Fogo.
O canal é uma ligação natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico, além de ser a fronteira natural entre Argentina e Chile. E existem diferentes passeios de barco em Ushuaia que percorrem o canal. Alguns mais rápidos e baratos e outros mais completos e também mais caros.
Leia também:
Passeio de helicóptero em Ushuaia com pouso nas Cordilheiras
Recomendo assistir o meu vídeo com o que fazer em Ushuaia. Nele eu mostro em detalhes como é o passeio de navegação pelo Canal de Beagle.
Tipos de passeios de barco em Ushuaia
Recomendo comprar os passeios pela internet e com antecedência, visto que muitos esgotam rapidamente. Aliás, eu achei mais barato reservar os passeios pela plataforma Get Your Guide do que pelas agências locais, incluindo, agências que atendem só o público brasileiro.
Passeio mais básico (3 horas)
O passeio mais bássico tem duração de 3 horas, passa pelas Ilhas Bridges, segue até a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos e finaliza o roteiro circundando o emblemático Farol Les Eclaireus, também chamado popularmente de Farol do Fim do Mundo. Entretanto, não existe o desembarque em nenhuma dessas ilhas.
Preço: 76 USD e Vocês podem reservar este passeio aqui.
Passeio intermediário (4 horas)
O passeio intermediário foi o que eu fiz em Ushuaia, ele tem 4 horas de duração e passa pelos mesmos lugares do passeio mais básico. Contudo, a diferença é que ele fica mais tempo nos lugares e inclui um desembarque e a caminhada de 20 minutos por uma das Ilhas Bridges. Depois da caminhada o barco segue para a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos e finaliza o roteiro no Farol do Fim do Mundo.
Preço: 96 USD e você pode reservar este passeio de barco em Ushuaia aqui.
Passeio mais completo com pinguins (5 horas)
O passeio mais completo passa exatamente pelos mesmos lugares dos passeios anteriores, como a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos, o Farol do Fim do Mundo. Em seguida o barco passa pela área dos destroços do transatlântico SS Monte Cervantes que naufragou ali em 1930. Em seguida o passeio segue até a Isla Martillo, onde vive uma colônia de pinguins-de-magalhães. O barco fica parado por cerca de 30 minutos para observação das aves.
Preço: 163 USD e você também pode reservar o passeio de navegação com observação de pinguins aqui
Entretanto, se você quer descer na ilha para fazer uma caminhada junto com os pinguins, existe um passeio só com esta atividade, o “caminhada pinguinera”. Recomendo reservar com bastante antecedência pois este é um passeio que se esgota muito rapidamente, inclusive, eu não consegui fazer justamente por deixar para reservar na última hora.
Preço: 298 USD e você pode reservar este passeio com os pinguins aqui.
O barco que faz o passeio
Escolha um catamarã, pois eles são mais estáveis no mar geralmente agitado do Canal de Beagle. Os catamarãs também tem um salão interno aquecido, algo muito importante especialmente durante o inverno.
Além disso, o barco que eu fiz o passeio também tem lanchonete com várias comidinhas, bebidas e snacks, incluindo empanadas deliciosas.
Dicas para fazer o seu passeio de barco em Ushuaia
Por conta da localização, entre as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle, Ushuaia é fria na maior parte do ano.
A cidade já registrou -20 graus de temperatura durante o inverno. Mas normalmente, as temperaturas ficam entre 5 graus e -5 graus durante o período mais frio do inverno, com incidência de neve.
Durante o verão, a temperatura oscila em torno dos 10 graus. Mas o que torna a experiência ainda mais gelada é o vento constante e as mudanças climáticas bruscas. Sol, chuva, neve, vento… às vezes, tudo isso ao mesmo tempo.
Aliás, no pico do inverno, o dia tem apenas 6 horas de sol. O sol nasce por volta das 10h da manhã e vai se pôr lá pelas 15h30. Tenha essa informação em mente quando organizar os seus passeios.
Como foi o meu passeio
Os passeios de barco em Ushuaia acontecem normalmente em dois momentos do dia, pela manhã e à tarde. Eu escolhi o passeio da tarde pois a luz do fim do dia deixa tudo ainda mais bonito e tive a sorte do sol estar brilhando naquele dia.
Eu já estava na rua na hora do passeio, mas a maioria dos passeios incluem o transfer do seu hotel até o píer. O barco saiu por volta das 15 horas e depois de cerca de 40 minutos de navegação, fizemos uma parada nas Ilhas Bridges.
Foi em ilhas assim que os antigos povos habitavam antes da chegada dos europeus. E várias placas espalhadas pelo lugar explicam que quando os navegadores chegaram, eles avistaram muitas fogueiras à distância e daí que veio o nome “terra do fogo”.
O ponto alto do passeio
Em seguida fomos até a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos, onde vive uma enorme colônia de lobos marinhos. O barco se aproxima bastante da ilha e podemos observar estes animais bem de perto.
A parte final é até o Farol do Fim do Mundo, o Farol Les Eclaireurs. Os argentinos contam que este é o farol que teria inspirado Júlio Verne a escrever a obra “O Farol no Fim do Mundo”, mas é puro marketing. Ele foi construído em 1918 e a primeira publicação do livro de Júlio Verne foi em 1905.
Durante todo o trajeto, podemos observar uma das regiões mais bonitas do continente americano. Por todos os lados vemos montanhas colossais cobertas de neve, em contraste com o azul do mar e do céu. Inegavelmente, um dos passeios mais legais em Ushuaia.