Você não precisa ir até a Antártida ou ao Polo Norte para conhecer uma das maiores geleiras continentais do mundo. Basta pegar um voo até a Argentina para testemunhar com os seus próprios olhos, um dos fenômenos naturais mais impressionantes do planeta. Neste artigo eu explico como visitar o Glaciar Perito Moreno na Patagônia.
***
Conhecer a geleira Perito Moreno foi uma das experiências mais incríveis que eu já tive em El Calafate, na Argentina. Na ocasião, eu fiz dois passeios que eu vou explicar melhor ao longo deste texto.
Inclusive, é bem comum combinar a visita a El Calafate com Ushuaia, onde eu estive no ano passado. Eu vou deixar aqui embaixo alguns links do conteúdo de Ushuaia para que você possa organizar melhor a sua viagem.
O que fazer em Ushuaia em 3 ou 4 dias
Onde se hospedar em Ushuaia
Passeio no Parque Nacional Terra do Fogo e passeio de trem
Como é o passeio de barco no Canal de Beagle
Passeio de helicóptero em Ushuaia: sobrevoando os Andes
Lá no canal do Vou na Janela no Youtube eu publiquei um vídeo super completo sobre a minha visita ao Glaciar Perito Moreno.
O que é o Glaciar Perito Moreno?
O Glaciar Perito Moreno é uma das maiores geleiras continentais do mundo, tem uma área de 250 quilômetros quadrados, que chega a ser maior que a cidade de Buenos Aires. Um mar de gelo com mais de 30 km de extensão e paredões que podem chegar até 60 metros de altura e que está em constante movimento.
Enquanto a maior parte das geleiras do mundo está derretendo por conta do aquecimento global, a Perito Moreno é uma das raras geleiras que ao invés de encolher, ela continua crescendo E isso se deve em razão das condições climáticas muito particulares da região onde ela está localizada.
Para se ter uma ideia do crescimento dela, em contraste com as geleiras que estão derretendo, a Perito Moreno avança 2 metros por dia. E quando ela chega próxima da península onde ficam as passarelas, acontece a famosa ruptura do gelo.
O Glaciar fica no Parque Nacional Los Glaciares, que foi criado em 1937 e abriga várias geleiras, como a Perito Moreno, Spegazzini e Upsala. Mas certamente a grande estrela dessa constelação gelada é a Perito Moreno, que recebeu este nome em homenagem ao explorador argentino, Francisco Moreno, que era um especialista, um “perito”, em ciências naturais e grande explorador patagônico.
Além disso, mais uma das características que tornam a geleira única, é o seu fácil acesso. Você não precisa fazer uma exploração perigosa por lugares inóspitos, ou viajar até os extremos do planeta para ver uma geleira dessas dimensões de perto. É possível visitar de forma confortável e no fim do dia, retornar para o conforto do seu hotel.
Onde fica o Glaciar Perito Moreno?
Este verdadeiro tesouro da natureza está localizado na província de Santa Cruz, na Patagônia argentina e a base para conhecer o Glaciar Perito Moreno é a cidade de El Calafate.
A cidade fica a uma distância de 2.500 quilômetros de Buenos Aires (cerca de 3 horas de voo) e operam na cidade as Aerolineas Argentinas, Flybondi e JetSmart. A cidade também recebe voos vindos de Ushuaia, distante 900 km e assim fica muito prático combinar as duas cidades ao seu roteiro.
O Aeroporto de El Calafate fica distante 25km da cidade e eu contratei um transfer de ida e volta. E o motorista da empresa responsável, a Patagônia Dreams estava me esperando no desembarque com uma plaquinha com o meu nome. Muito prático e cômodo! Pelo transfer eu paguei 12 dólares e vocês podem reservar por aqui.
Onde se hospedar em El Calafate
El Calafate é uma cidade pequena, escolher onde se hospedar não é uma tarefa muito difícil. Eu optei por me hospedar no Hotel Mirador del Lago, que fica um pouco fora do centrinho, uma curta caminhada de 15 minutos. Uma parte bem sossegada e de frente para o Lago Argentino. Eu fui conquistado pela localização e pela paisagem lindíssima.
Eu cheguei ao hotel por volta das 9h da manhã e a diária só começaria às 15h, mas o pessoal da recepção foram muito prestativos e aprontaram o quarto em menos de 1 hora para eu poder descansar e não cobraram nada a mais por isso.
O hotel tem uma ótima relação custo-benefício, quartos confortáveis e ótimo café da manhã. Vocês podem reservar através deste link.
Como é a visita ao Glaciar Perito Moreno
Eu passei quatro dias em El Calafate e visitei a geleira em dois dias.
Primeiro dia: Travessia de barco + trekking na geleira + 1 hora visitando as passarelas do Parque Nacional Los Glaciares. Reserve este passeio aqui.
Segundo dia: Visita ao parque nacional. Reserve este passeio aqui.
No segundo dia foi oferecido o passeio de barco opcional, com duração de 1 hora e que é bem interessante pois o barco navega bem próximo aos paredões de gelo. Vocês podem reservar este passeio aqui.
Compra da entrada
Na chegada ao parque precisamos comprar a entrada que não está inclusa nos passeios e atualmente a entrada custa 30 mil pesos argentinos e vale por 3 dias. Ou seja, você poderá visitar o parque durante 3 dias com a mesma entrada.
O pagamento pode ser feito em dinheiro ou no cartão de crédito. Lembrando que estes valores são referentes ao mês de junho de 2024 quando este artigo foi publicado.
Quando eu fiz a visita em abril de 2024, estava custando 12 mil pesos. Na Argentina, os preços mudam praticamente todos os dias, leve isso em consideração.
Dá para comprar a entrada do parque pela internet, mas não é muito interessante porque haverá cobrança de IOF e você pagará no câmbio oficial. De qualquer forma, o link está aqui.
Primeiro dia
Depois de comprar as entradas para o parque, fizemos uma paradinha em um mirante para ver a geleira pela primeira vez e o tempo não estava ajudando muito.
Daqui já começamos a ter noção das dimensões desse gigante gelado. E sobre a chuva, tenha em mente que o clima na região da geleira é muito instável e muda o tempo inteiro, como vocês poderão ver mais adiante. Então, se estiver chovendo, não desanime.
A etapa seguinte é a travessia de barco de 20 minutos até o ponto onde faremos o trekking na geleira. E nem a garoa fina e o vento congelante foram impedimentos para testemunhar a grandiosidade dos paredões com até 60 metros de altura e 5 km de largura.
O primeiro trecho do passeio é uma caminhada de 2 km até a base da geleira. E daqui, já temos algumas vistas impressionantes do Glaciar.
Para caminhar pela geleira precisamos colocar os grampos nos calçados, sem eles, é impossível caminhar no gelo. E existe toda uma técnica para caminhar na geleira, fincando os pés no gelo, para conseguir caminhar.
Vale ressaltar que essa é uma atividade de nível médio de dificuldade, é recomendável que você tenha bom condicionamento físico.
E aqui vai uma dica muito importante, independente da época do ano, use roupas e calçados adequados para fazer este passeio, pois as temperaturas na geleira ficam constantemente abaixo de zero graus. Como roupas térmicas e impermeáveis, luvas e calçados adequados para trekking. É como andar dentro de um congelador. Falando em luvas, elas são obrigatórias pois o gelo muito fino pode cortar as mãos.
A experiência de caminhar em uma das maiores geleiras do mundo é algo que vai além de qualquer expectativa! Certamente uma experiência que eu vou guardar pra sempre. E para finalizar o trekking, um brinde com whisky e o gelo centenário da Perito Moreno.
Depois do trekking, iniciamos o retorno para o barco, mais 20 minutos de travessia para finalizar o passeio visitando as passarelas do Parque Nacional. O tempo livre é de apenas 1 hora, por isso eu comprei um segundo passeio para eu passar a tarde toda visitando as passarelas.
Segundo dia
No segundo dia, depois de caminhar nas geleiras, eu queria ver a Perito Moreno de outro ângulo. O ônibus passou no meu hotel por volta das 10h da manhã e o dia estava incrivelmente lindo, perfeito para conhecer as famosas passarelas do parque.
Logo na entrada temos uma grande estrutura para o visitante com lanchonete, loja de souvenir e banheiros.
Fazer o circuito das passarelas é muito fácil pois é tudo bem sinalizado, ao todo são 5 trilhas identificadas por diferentes cores e que totalizam quase 4 quilômetros. Dá para passar uma tarde tranquilamente circulando pelas trilhas e admirando este que é um dos lugares mais especiais do mundo.
Dos diversos mirantes temos vistas espetaculares da geleira em diferentes níveis. Mas o que atrai a atenção de todo mundo é o desprendimento das colunas gigantescas de gelo. E não é algo raro de se ver, basta ficar atento por alguns minutos para testemunhar este espetáculo. No meu vídeo sobre essa visita ao Glaciar Perito Moreno, eu mostro vários desprendimentos de gelo, um verdadeiro espetáculo.
***
Foram dois dias incríveis visitando o Parque Nacional Los Glaciares, mais um sonho realizado. E a minha experiência fica agora na memória e eternizada no vídeo que eu compartilhei lá no Youtube. Um lugar que certamente eu voltaria novamente.