Buenos Aires é uma cidade de muitas facetas. De um lado temos a modernidade cosmopolita de Palermo, o charme da Recoleta, o luxuoso Puerto Madero, as influências francesas do século 19 no centro, a latinidade raiz de San Telmo… E temos em outro extremo este que é o lugar mais colorido e dos mais tradicionais de Buenos Aires. El Caminito!

Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Onde se hospedar em Buenos Aires
Como ir do Aeroporto de Ezeiza até o centro da cidade
Perigos e golpes em Buenos Aires

Hoje o Caminito é um dos lugares mais visitados de Buenos Aires e também um dos mais fotografados e a grande maioria são brasileiros em busca de fotos coloridas para as suas redes.

Vídeo: El Caminito em 2024

Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar

A história de El Caminito

A maioria dos visitantes que circulam por esses becos coloridos, talvez não tenham ideia da história por trás desses casarões centenários revestidos com chapas de zinco e muitas cores. O Caminito é uma das regiões mais tradicionais de Buenos Aires e também uma das mais periféricas e já foi a mais abandonada da capital da Argentina.

Ele fica em La Boca, o lugar onde Pedro de Mendoza fundou pela primeira vez a cidade de Santa María de los Buenos Aires, em 1536. A título de curiosidade, Buenos Aires foi fundada pela segunda vez em 1580, mas isso é uma longa história.

Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar
Os conventilhos de chapas de zinco

La Boca nasceu em torno do porto da cidade e recebeu este nome por estar na desembocadura do Rio Riachuelo no Rio da Prata. E La Boca cresceu como um bairro de imigrantes, na sua maioria italianos, da região de Gênova. Que desde a chegada, já viviam em condições precárias.

Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar
O colorido de El Caminito

Mas para entender o contexto de onde estamos, precisamos voltar lá no final do século XIX, quando o centro da cidade ganhava um banho de loja parisiense. E a personificação dessa identidade era a Avenida de Mayo. Inaugurada em 1894 como símbolo de modernidade, ela foi toda desenhada para remeter à Paris, com suas fachadas inspiradas na Belle Époque, Art Nouveau e Art Déco. Desde sua inauguração, a avenida enfatizava ao mundo que Buenos Aires era uma cidade cosmopolita.

Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar
Conventillo

Mas enquanto o centro vivia essa efervescência europeia, lá no distante bairro portuário de La Boca, a história era bem diferente. O povo passava fome, não existia rede de esgoto, água encanada e mal tinha onde morar. 

Foi aí que surgiram os Conventillos, cortiços remendados com folhas de zinco e que serviam de moradia compartilhada para até 30 pessoas por casa.

Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar
Os antigos casarões que hoje abrigam restaurantes e muitas lojas de souvenir

A transformação

Na década de 1950, um grupo de moradores, incluindo o famoso pintor Benito Quinquela Martín, decidiu restaurar a região. Foi o pintor que batizou a rua como “Caminito”, nome de um popular tango de 1926, de Peñalosa e Filiberto.

Em 1959, El Caminito virou um museu a céu aberto, que ajuda a contar a história de Buenos Aires e dos imigrantes que trabalharam na construção da cidade. 

Uma coisa é certa, sem La Boca e o Caminito, não existia Buenos Aires. E o bairro soube se moldar e se adaptar aos tempos, digamos, instagramáveis. Onde uma imagem vale mais que séculos de história.

Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar
De lugar abandonado a um dos mais coloridos e visitados da cidade

Como chegar ao Caminito


A região não é atendida pelo metrô, a forma mais econômica é de ônibus, as linhas número 29, 33, 64, 53 e 152 passam na entrada da rua. Você também pode ir de taxi ou Uber se achar mais cômodo. Sobre como usar os transportes públicos de Buenos Aires, recomendo ler esse post.

Recomendo não ficar zanzando pelo lugar no fim de tarde ou depois do anoitecer, a região não é a mais segura de Buenos Aires.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

2 thoughts on “El Caminito em Buenos Aires: como chegar e o que visitar

  1. Olaaa, tudo bem ? Vou comemorar meu aniversário com o tema argentina .. .e Eu estou procurando uma foto do caminito , anoitecendo e adorei a sua … mas precisava com uma resolução melhor … você poderia me eprestar ela ??

Comments are closed.