Eu estava viajando de São Paulo para Paris com a Alitalia, e como os procedimentos imigratórios para quem viaja para a Europa continental (países Schengen) são feitos no primeiro aeroporto de chegada, eu tive que passar pela imigração italiana em Roma.
Eu já tinha lido relatos de que a imigração em Roma pode ser pesada, mas também li que eles são mais rigorosos quando você diz que vai ficar em Roma. De qualquer forma, nesses anos viajando tanto, eu deixei de ter medo de imigração. Estando com tudo certinho, não tem razão pra ter medo.
Antes de entrar no assunto, vale dizer também que o Aeroporto de Roma tem 4 terminais (T1, T2, T3 e T5). Todos os voos operados pela Alitalia chegam e partem do Terminal 1, assim como os voos das companhias parceiras e da aliança Skyteam.
Como é passar pela imigração italiana
Logo após sair do avião, seguimos por longos corredores e aqui veio a primeira surpresa: o aeroporto Leonardo da Vinci–Fiumicino em Roma é lindo e enorme. Por conta disso, se você tiver uma conexão com curto tempo, vale acelerar o passo. Inclusive na volta, nosso voo saiu de uma área que para acessar é preciso pegar o trem interno do aeroporto (Sky-train) e por isso chegar até o portão é praticamente uma viagem.
Em um ponto do aeroporto nós passamos pelo raio-x e logo após existe uma divisão: quem segue reto vai fazer a imigração e desembarcar em Roma. Se este for o seu caso, siga em frente e logo após o setor de imigração fica a restituição de bagagens.
Se você for fazer uma conexão para outro destino dentro da Europa, vire a direita e siga as placas “transiti / connections”. Você vai cair na enorme sala de embarque do Fiumicino, cheia de lojas de marcas carésimas e restaurantes.
Vale dar uma paradinha nesse ponto para ver o portão do qual sairá o seu voo, Terminal 1 do aeroporto de Roma tem áreas separadas por letras (B, C, D e E). Meu voo chegou no setor E e o voo para Paris partiria do setor B. Ou seja, tive que atravessar todo o terminal.
Segui para o setor B, lá existe um ponto onde é feia a imigração. Estava bem vazio, pois não era o setor imigratório principal do aeroporto. Tinham apenas oficiais atendendo, notei que faziam poucas perguntas e o procedimento parecia andar rápido.
Vou reproduzir aqui exatamente as perguntas que o oficial de imigração me fez:
– Você fala inglês?
– Qual o motivo da viagem?
– Já esteve na Europa antes?
– Qual seu destino final?
– Posso ver sua passagem de retorno?
– Posso ver a reserva do hotel?
Foi exatamente isso! Carimbou meu passaporte e… arrivederci!
Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.
Como eu sempre digo aqui no blog, cada caso é um caso e só para dar um exemplo, eu tinha dois amigos nesse mesmo voo e na vez deles o cara vez menos perguntas. A gente sempre precisa estar preparado e com a papelada toda na mão caso seja necessário comprovar algo.
Aqui no blog tem um post super detalhado com dicas para você passar pela imigração na Europa sem medo: clique aqui.
Depois disso eu segui o meu portão de embarque para o trecho final da minha viagem até Paris, que neste caso já é considerado um trecho doméstico, chegando em Paris é só desembarcar e pegar a mala, nada de imigração de novo.
Imagem de capa: Shutterstock
Procurando hospedagem em Roma
Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui
Leia nosso post com dicas para escolher um bom lugar para se hospedar em Roma. Clique aqui.
Reserve aqui os seus passeios em Roma
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
fui com minha irma para roma com escala em casablanca.na imigração em casablanca foi um porre muitas perguntas e implicaram com a minha irma.em roma estavamos com todos documentos na mão esperando o agente de imigração pedir.era um italiano muito mal humorado mas pasmem não pediu nada.e nem fez sequer uma pergunta.apenas olhou para a gente e carimbou nosso passaporte
Para você ver como imigração é uma caixinha de surpresas, a gente nunca sabe o que vai acontecer.
Fabricio, achei seu blog pesquisando sobre conexão da Alitalia e farei da mesma forma, vou descer em Roma com destino final para Paris. Acontece que de um voo para outro são 0:45 minutos! Será que dá tempo de correr para o outro voo? Obrigada!
Oi Danyela, tudo bem? Infelizmente não dá, no voo de volta eu tinha 1h20 e quando cheguei no avião o embarque já estava quase acabando.
Olá Danyela,
farei o mesmo voo que você com tempo de conexão de 45 min dia 18/02 em Roma para Paris. Quando é sua viagem? Poderia me contar se deu tempo heheheh. Estou bem apreensiva com esses 45 minutos só de conexão. Obrigada!
Bethania, sinto dizer que não vai dar tempo. 45min é muuuuito pouco. Leia o meu post: http://www.vounajanela.com/companhias-aereas/como-e-voar-na-classe-economica-da-alitalia/
Bom dia Daniela,
Você conseguiu fazer a conexão em Roma para Paris???
Deu tempo de fazer???
Aguardo retorno.
Obrigado.
Flávio
Fabrício, boa noite! Irei para Paris em maio, com conexão de 1h10. Dá tempo para fazer todo o procedimento de imigração?
Oi Lino, boa noite! Corrido, mas dá tempo sim.
A conexão é em Roma
você respondeu as perguntas em ingles ou italiano?
Em inglês.
Fabricio, volto Marselha para Roma e tenho um tempo de 55 Min para pegar o Voo para o Rio de Janeiro, toda a rota pela Alitalia, é suficiente esse tempo de 55min ?
Bem arriscado, acho pouco tempo.
Em caso de eu perder a conexão a responsavel será a Alitalia ?
Quais alternativa eu teria ?
A empresa tem que alocar você no próximo voo.
Muito boa a matéria, eu e minha família vamos do rj para roma, dia 02 de fevereiro, vamos na janela pois gostamos de ver a vista, depois de passar pela imigracao posso passear dentro do aeroporto ?
Pode sim, Tania.
Olá Fabrício tudo bem.estou pretendendo ir para italia mas como ainda há restrições. estou pensando em ir para croacia e de lá seguir de trem.vc acha q seria possível…
Fábricio, eu vou para Amsterdam pela Alitalia. Chego em Roma ás 12:30 e saiu ás 14:30, pelo que li é o tempo necessário para fazer a conexão, mas estou com dúvida caso tenha um atraso muito grande para decolar aqui no Brasil, a companhia que se responsabiliza em alocar para um próximo voo sem custo correto? Na imigração eles falam português ou apenas inglês e italiano?
Oi Gabriela, tudo bem? Qualquer atraso por culpa da empresa, eles te encaixam em um próximo voo de acordo com a disponibilidade sem custo adicional.
Fabrício, na imigração eles falam só italiano e inglês?eu estou indo em março e não falo nada em inglês e italiano,Super nervosa com isso.
Ih Carina, só inglês e italiano mesmo.
Olá Fabrício. Obrigada pelas dicas. Tenho uma dúvida… Vou para Milão via Roma, porém não é conexão, é um vôo independente com 3 horas entre a chegada em Roma e partida para Milão. Acredito ser tempo suficiente. Meu caso é como o seu? Passo na imigração em Roma com passageiro “em transito”? (Depois tenho que retirar a mala e despacha-la novamente para o vôo para Milão.) Obrigada.
Oi Lena, bom dia! Exatamente isso! Esse é o caminho e 3 horas de conexão é o suficiente.
Olá Fabrício, meu nome é Renato e vou para Madrid com minha família com escala em Roma. Quando a Alitalia me enviou em Agosto de 2017 meu comprovante de compra falava que a chegada do voo do Rio era no terminal 3 e vôo para Madrid no terminal 1. Você disse que todos os vôos da Alitalia chegam e partem do T1, houve alguma mudança? Meu tempo de escala é de apenas 1 hora e estava me conformando em não conseguir fazer, mas se for no mesmo terminal pode até ser que dê certo. Ótimas informações no seu blog. Parabéns!
Oi Renato, pode ter mudado sim, pois todos os voos a Alitalia hoje chegam e partem do T1.
O meu comprovante diz a mesma coisa, vou do Rio para Paris dia 14/03 com conexão em Roma. E no comprovante que a Alitalia me mandou também está escrito que o voo Rio X Roma chega no T3, e o voo Roma X Paris sai do T1. Você tem certeza que esta informação está correta? Grato desde já…
Oi Leon, olha só, eu estou agora em Roma. Acabei de desembarcar no T3 e vou pegar um voo no T1. O Terminal da Alitalia é o T3, mas eventualmente eles usam o T1. Todos os terminais são unidos, você nem sabe quando sai de um e entra em outro. Fica tranquilo que dá tempo, é mais simples do que você imagina.
Olá Leon Mioduski. Vc teve que mudar de terminal? A transferencia foi tranquila? Qto tempo mais ou menos demorou? Grata!
Olá Fabrício! vou para Pisa em 27/05 mas com escala em Roma. Terei que passar pela imigração então em Roma mesmo? vou somente pela Alitalia então pelo que mencionou será desembarque/embarque no mesmo terminal? Tenho 2:45h entre um voo e outro, pelo que falou acredito ser tempo suficiente.
A mala preciso retirar em Roma e despachar de novo, ou pego ela somente em Pisa?
Desde já muito obrigada.
Oi Alessandra, tudo bem? A imigração é em Roma. Esse tempo é suficiente sim e a sua mala vai direto para Pisa.
Com conexão em Roma e destino final em Paris, só se pega as malas na França, certo?
Sim.
Oi Fabrício! Amei seu blog! Vou acompanhar sempre agora.
Me ajuda com uma dúvida? Tenho um voo para Barcelona, com escala em Roma de 8 horas. Sabe dizer se é possível nesse período sair do aeroporto para dar uma volta na cidade, e voltar a tempo de embarcar no voo para Barcelona? Como funcionaria a imigração nesse caso? Não poderia sair do aeroporto, e seria obrigada a ir para a área de conexão, será?
Muito obrigada desde já!
Oi Juliana, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Bom, a sua imigração já vai ser em Roma mesmo, pois ela é a sua cidade de entrada na europa continental. De Roma a BCN é considerado doméstico. Aí você pode decidir ou não sair do aeroporto. Em 8h dá para ver alguma coisa sim. Sugestão: Pegue o Expresso Leonardo (trem do aeroporto) desça no centro de Roma pertinho do Coliseu, faça uma visita, uma bela refeição e volte para o aeroporto. É corrido, mas dá pra ver alguma coisa.
Boa tarde!
Será que 700 € em espécie é um valor baixo para a estadia de uma semana em Roma? Levarei também cartão de crédito. Irei só. Li todas as mensagens acima e já anotei as dicas, pois é minha primeira viagem internacional. Morro de medo da imigração. Rsrsrs….
Oi Gisele, é um valor excelente. Fica tranquila e boa viagem.
Obrigada!
Oi Fabrício!
Vc saberia informar quanto tempo leva em média entre desembarque, imigração e coleta de malas?
Chegarei em Roma em voo da Latam às 9:05h e queria agendar o mais cedo possível o horário do transfer que nos levará a Nápoles.
Oi Karla, entre 1h e 1h30 por aí.
Boa noite Fabrício, também chego no vôo da Latam as 9:05 e quero pegar um trem para Bolonha as 11:05 na estação de trem do aeroporto. Vc acha que dá tempo ou é arriscado fazer esta conexão em 2 horas?
Oi Marlete, se o voo não atrasar dá tempo sim, mas tem que correr.
Boa noite, vou chegar em Roma 4:55 e querendo comprar o voo para Malta as 7:00, acha que dá tempo? Obrigada.
Dá sim!
Fiz uma viagem de 30 dias por alguns países da Europa e nossa primeira parada foi em Roma. Estávamos em 5 pessoas todas da mesma família (adultos com idade média de 34 anos). Ficamos um pouco preocupados com o processo de imigração, tanto que imprimimos todos os comprovantes de reserva de hoteis, vôos e passeios para mostrar para o agente imigratório. Quando chegou a nossa vez, fomos todos os 5 e colocamos todos os passaportes em cima do balcão. O agente não falou absolutamente nada com a gente. Simplesmente olhou para a nossa cara, olhou para os passaportes e os carimbou. Depois nos entregou e nos desejou um bom dia. Saímos dali rindo muito, pois esperávamos pelo menos algumas perguntas. Não sei se foi sorte, mas bem que isso poderia acontecer sempre. Rsrs
Nossa, que experiência ótima. Mas para quem viaja em grupo é bemmmm mais tranquilo mesmo. Os caras sabem que é em geral família.
Olá Fabrício, fui a Paris e achei muito tranquilo a imigração, quase não fazem perguntas, de Madrid já um pouco mais “chato´´ porém se estiver tudo em dia sem problemas, só que em 2011 aconteceu um fato curioso! estava com um amigo da empresa onde eu trabalhava e ele fica muito tenso quando vai voar, então foi parado em Madrid pois questionaram o porque de tanto nervosismo…aí já viu praticamente teve que provar que focinho de porco não é tomada, e com ele sempre acontece isso, até mesmo na Cidade do México no Aeroporto Benito Juarez ele foi abordado pelo mesmo motivo.
Quem tem medo de voar não tem jeito, sempre irá demonstrar um pouco de nervosismo e ansiedade antes de embarcar e isso pode dar problemas. Pretendo conhecer as praias da Albânia e terei que passar pela Itália por isso foi bom conhecer seu Blog pois vai me ajudar muito essas informações que você passou. Abraço!
Obrigado, Adriano. Que bom que ajudei. Mas olha, você está certo, não pode demonstrar nervosismo ou ansiedade, mas eu mesmo cometi esse erro em março. Estava volta da Hungria para São Paulo e na imigração de saída em Roma eu estava um pouco ansioso por conta do horário, a fila não andava e o oficial de imigração percebeu isso e pegou no meu pé. Achou que o meu passaporte era falso, que eu não era brasileiro (hahaha oi?). Pior que eu acho que não tenho cara de nada (meu é pai português e minha mãe espanhola), mas já me confundiram com italiano, francês, árabe e até uma dona na Tailandia perguntou se eu era indiano hahahha. Enfim, não pode demonstrar ansiedade mesmo.
Boa tarde, Fabrício. Adorei suas dicas!
Irei à Paris em Dezembro, a viagem será de Lua de Mel. Iremos viajar pela Alitalia com conexão em Roma, então pelo o que li nos comentários a imigração será em Roma mesmo, né?
Temos 1h10 de conexão de Roma para Paris e 1h20 de Paris para Roma, será que dá tempo? Fiquei um pouco nervosa com alguns comentários.
Você acha que com 3 mil euros e cartão de crédito dá para nos manter em Paris durante 7 dias? Visto que iremos com passagem e hospedagem pago.
Desde já agradeço pelas informações.
Oi Hallana, tudo bem? Que lua de mel de sonho, né? Olha só, o tempo é realmente bem curto, pois a imigração em Roma é bemmmm lenta. Em março quando eu voltava de Budapeste para São Paulo via Roma, na imigração de saída (só carimbar o passaporte), eu fiquei uns 40min na fila. Sobre o dinheiro é mais que suficiente.
Bjs
Ooi Fabrício, tudo bem e você?
Mas, se caso não der tempo de alcançarmos o voo, teremos que comprar outra passagem ou a companhia aérea nos encaminha para o próximo voo?
Desde já agradeço pela informação.
Oi Hallana, a companhia automaticamente te aloca no próximo voo, de acordo com a disponibilidade.
Olá, gostaria de saber o seguinte, eu vou pra lisboa e tenho conexão em roma de aproximadamente 9horas. Eu não vou ficar em hotel, vou ficar na casa dos parentes de uma amiga que vai em outro voo direto. Minhas perguntas são: se eu levar a carta de estadia na casa deles a imigração me barra? É necessário pegar as malas em roma devido ao tempo de conexão ou só pegarei em lisboa? Com esse tempo de conexão consigo fazer algum passei turistico pelo centro? Obrigada.
Raissa, as malas seguem direto para Lisboa. Em 9h em Roma você não vai fazer muita coisa. Imagina que você precisa de 1h para desembarcar e fazer a imigração + 1h do aeroporto até o centro de Roma (onde chegam os trens). Lembrando que você precisa estar no aeroporto 2h antes do seu voo e tem mais 1h de deslocamento de volta da cidade para o aeroporto. Só aí são 5h de vai e vem. Em 4h você vê o Coliseu e almoça, esquece a casa da sua amiga.
Bom dia vou para Toma dia 19 de maio com conexão para Veneza ! ! Tenh 2 horas e estarei com 2 crianças ! Vou mudar do terminal 3 para o 1! O que vc acha? Estou com medo do tempo!
Dá tempo sim, fique tranquila.
Bom dia!
Vou viajar com minha filha agora dia 25 de JUlho. iremos para Londres mas a conexão será em Roma. Eu terei que fazer imigração em Roma mesmk, ou só em londres? Você saberia me dizer? Obrigada!
Oi Myllena, tudo bem? Só em Londres.
Olá vou para Paris porém minha conexão será em Roma , como são os agentes de imigração são de Boa ou barra pesada.
Oi Ednei, sempre são ríspidos né? A minha experiência está contada no post, foi assim comigo.
Boa tarde, Fabrício.
Meu esposo e eu iremos viajar para Paris e iremos ficar uma semana lá, você acha que com 1500 a 2000 Euros dá pra gente passear e se alimentar por lá durante esse período?
Boa tarde, Fabrício.
Meu esposo e eu iremos para Paris, iremos ficar uma semana. Você acha que com 1500 a 2000 Euros dá pra passear e se alimentar nesse período?
Oi Mariana, dá sim. =)
Olá Fabricio!!!
Eu e duas amigas (Lúcia e Beth) estamos nos preparativos finais para nossa viagem a Europa em Setembro, com sua assessoria é claro. Desde já gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e dizer que estamos muito satisfeitas. Lendo seu blog sobre imigração surgiu uma dúvida: faremos a imigração em Roma, será que podemos nos apresentar, as três juntas para a imigração?
Obrigada!!!!
Oi Kátia, tudo bem? Fico muito feliz com a satisfação de vocês. Está chegando heim? Que ansiedade! Sobre a imigração em Roma, família pode passar juntp, já grupos de amigos não existe uma regra, vai muito de policial para policial. Eu já vi grupos de até 4 pessoas passando juntos, mas já vi também 1 por 1.
Olá Fabrício já fui 3 vezes a Espanha por Paris só que a última vez a seis anos ñ deixaram eu entrar estava cm tudo creio q é porque estava com minha filha de 11 anos na época agora em março d 2019 pretendo volta sozinha será q posso t algum problema por Roma ou Milão q é lugares q pretendo entrar
Problemas qualquer um de nós sempre pode ter, mas faz tempo, vai com fé que vai dar certo.
Olá. Estou pensando em visitar Paris. Mas a maioria dos voos fazem escala em Roma ou zurich. Caso eu tenha muito tempo de escala em Roma poderei sair do aeroporto? Uma das opções é de 8 horas.
Pode sim, Bruno.
Olá Fabrício, gostei muito do seu blog. Por favor pode me ajudar com algumas dúvidas?
Eu estarei indo para Valência Espanha, em novembro com conexão em Roma, pela Alitalia, com meus filhos menos. Minha dúvida é imigração, liguei na Alitalia e me disseram que vou passar na imigração só no destino final. Então como devo proceder?
Nossa, que informação mais errada que eles te deram, os caras são muito perdidos. Você vai passar pela imigração em Roma sim, só não faria a imigração em Roma se você fosse para algum país fora do Espaço Shenghen (Inglaterra, Irlanda, etc).
E neste caso é preciso pegar as malas em Roma e despachar novamente?
Olá, Fabrício estou acompanhando agora seu blog e achando muitas informações valiosas!
Poderia tirar uma dúvida, é minha primeira viagem de avião e sozinha e estou indo para Lisboa ficar uma semana agora em Outubro, tenho uma conexão em Roma de 4 horas, mas estou com muito medo pois dizem que mulheres jovens viajando sozinha com passaporte recente (Estava programada a viagem para Dezembro, mas adiantaram minhas férias e tive que correr para tirar passaporte e mudar a data da passagem) e como nunca viajei você acha que corre algum risco?
Estou com comprovante do Hostel em que vou ficar, vou levar aproxidamente 600 euros em espécie.
Respondido acima.
Olá, Fabrício estou acompanhando agora seu blog e achando muitas informações valiosas!
Poderia tirar uma dúvida, é minha primeira viagem de avião e sozinha e estou indo para Lisboa ficar uma semana agora em Outubro, tenho uma conexão em Roma de 4 horas, mas estou com muito medo pois dizem que mulheres jovens viajando sozinha com passaporte recente (Estava programada a viagem para Dezembro, mas adiantaram minhas férias e tive que correr para tirar passaporte e mudar a data da passagem) e como nunca viajei você acha que corre algum risco?
Estou com comprovante do Hostel em que vou ficar, vou levar aproximadamente 600 euros em espécie.
Oi Adriana, tudo bem? Infelizmente você está certa, eles desconfiam mesmo. Minha dica é levar todos os comprovantes: hospedagem, dinheiro, seguro viagem, passagem de volta e comprovante de vínculo com o Brasil, pode ser um IR. Uma dica boa é pedir uma carta do seu empregador (em inglês) dizendo que você está de férias no período da viagem.
Olá Fabríco!
Parabéns pelo blog, suas dicas tem sido fundamentais para a viagem que estamos organizado para à Europa, principalmente em relação à imigração, escalas e vôos…. Estamos planejando visitar Madri e Lisboa com um grupo de sete pessoas (família e amigos), no período de 14 a 29/03/19, e nas consultas das passagens a Alitalia é que oferece os melhores preços. Já vi seus comentários sobre a experiência de voar nesta empresa, mas vi também alguns comentários na internet que pelo fato de ela estar em processo de venda, a compra das passagens agora, com antecedência de seis meses, pode representar um grande risco. Pela sua experiência, o que vc acha desta situação?
Obrigado!!!
Oi Marcio, tudo bem? Olha, eu acho bem arriscado comprar passagens com tanta antecedência para voar com a Alitalia. No ano passado ela quase fechou, isso só não aconteceu pois o governo italiano fez um empréstimo para ela continuar voando por mais alguns meses enquanto o processo de venda não se concretizava. Por outro lado, a Qatar Airways assumiu o controle da Air Italy e está colocando rios de dinheiro na nova empresa, o que tem feito a vida da Alitalia ainda mais difícil. Como você pode ver, o cenário não é nada favorável, mesmo ela tendo registrado um pequeno crescimento no primeiro semestre desse ano. Mas mesmo assim, eu honestamente não arriscaria comprar com tanta antecedência. Se Pan Am, Varig e tantas outras empresas emblemáticas fecharam as portas né? Não dá para confiar.
Olá, eu vou para Malta e tenho conexão em Roma Fco. Quando chega lá tem que pegar a mala despachada e passar na imigração?
Oi! Imigração sim, mala se estiver no mesmo localizador, não.
Oi Fabricio,
Meu filho de 17 anos vai sozinho fazer conexao em Roma de apenas 1h30min. De la segue ainda com Alitalia para Torino. Chegaremos antes dele porque ele esta fazendo vestibular. To com medo de ser apertado 1h30. O que acha?
Ja estivemos em Roma algumas vezes.
Oi Livia, não vai dar tempo, os procedimentos em Roma são muito lentos. Se possível, recomendo ver a possibilidade de trocar por um voo mais tarde.
Olá Fabrício
Estou indo dia 28 agora para Polonia. Porém meu vôo pela Alitalia termina em Milão (conexão em Roma). Irei chegar dia 29 em Milão e me deslocarei até Bergamo para pegar outro voo para Polonia no mesmo dia. A Cia que me levará para Polonia é Ryanair. Enfim, fiz dessa maneira porque fica mais barato.
Porém estou um pouco preocupado, terei que explicar isso na imigração? Se sim, eles irão entender?
Obrigado
Oi Felipe, a gente não consegue prever o que vão te perguntar na imigração, normalmente perguntam qual o seu destino final. Agora, se vão entender, não consigo te responder.
Oi Fabricio bom dia querido !
poderia me orientar o que devo fazer quando desembargar em Roma ? vou ficar em Roma mesmo , meu portão de desembarque é o 3 – vou pela Alitalia no dia 20 proximo
tem algum video do caminho que devo fazer para chegar a Imigração e retirada de bagagens ?
Oi Ermides, tudo bem? Olha, o portão de desembarque você só vai saber na hora que o avião pousar, pois é só nesse momento que a torre de controle libera o portão que estiver vago para a aeronave. Sendo assim, é difícil traçar o caminho que você terá que fazer, mas o aeroporto de Roma é bem sinalizado.Siga sempre as placas de “immigration” e “baggage claim”
Fabrício, parabéns pelo blog! Muito bem escrito e detalhado.
Eu vou para o aeroporto de Linate mas antes faço uma conexão em Roma. Eu ficarei 1 semana na casa de um amigo (que vai me buscar em Linate) e depois me juntarei a um grupo de amigos brasileiros por mais uma semana em hotéis já reservados. Eu não tenho uma carta convite para apresentar na imigração, mas tenho o endereço e telefone do meu amigo, será que isso basta caso perguntem? 2 horas entre a chegada e o voo para Linate (tudo pela Alitalia) é muito corrido?
Um forte abraço!
Oi Augusto, tudo bem? Olha, a regra é clara, precisa ter a carta convite. Não sei como o oficial de imigração vai agir no seu caso. Mas leve todas as reservas de hotéis que você tiver e passagem de volta. Em 2h de conexão dá tempo.
Sendo a conexão e imigração em Roma e o destino final França, valem as regras de imigrações francesas ou italianas? Vou ficar no apartamento do meu namorado na França. A França exige uma carta de convite oficial feita pela prefeitura (a qual não estou conseguindo fazer por não ter a área mínima) e a Itália uma carta redigida pelo próprio anfitrião. Será que basta o modelo italiano?
As regras valem sempre para a cidade/país onde você estará fazendo a imigração, no seu caso, Itália.
Ola tenho uma duvida tenho uma duvida referente ao raio x porq estou gravida mais queria muito viajar antes de ganhar nenem.mais nao poderei passar no raio x como devo fazer ?quero ir para valencia com conexao em roma.
Oi Leisla, tudo bem? Leve um atestado do seu médico dizendo que você deve passar pela revista pessoal, que é a alternativa para mulheres grávidas. É um procedimento normal. Mas fique atenta, pois tem companhia aérea que proíbe gestantes embarcar a partir do oitavo mês de gestação.
Olá. Parabéns pelo blog. Tudo muito bom e vc é um cara super legal.
Vou de São Paulo para Roma. Você poderia me detalhar os passos desde a descida do avião, imigração, malas… até que eu encontre meu transfer? Aliás onde normalmente os motoristas ficam aguardando? Também pretendo comprar um chip Tim no terminal 3. Não falo ing nem italiano. Muito obrigado. Um abraço. Giuliano
Oi Giuliano, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Saindo do avião você vai seguir para a imigração (siga as placas “immigration”), chegando lá existem duas filas: uma para cidadãos com passaporte europeu e outra para os demais passaportes. Depois você deve seguir para a esteira de bagagens (siga as placas “baggage claim”), depois é só passar pela saída por dentro da alfândega. Os transfers ficam espalhados pela área de desembarque, não dá para dizer com precisão onde eles ficam.
Oi Fabricio, td bom? Bacana seu blog e falar desses detalhes é muito importante. Eu tenho um voo para Milão com escala em Roma. Da previsão de chegada até a partida para Milão há um intervalo de apenas 1:10hr. Grande questão: dá tempo? Não conheço o aero de Roma. Abraço.
Oi Renato, tudo bem? Bem justo esse tempo, viu?! Acho um pouco difícil, avise a tripulação sobre a sua conexão antes do pouso.
Oi, Fabrício. Estou com um voo na mesma situação que o Renato (comentário acima) descreveu: tenho 1h10min para pegar o avião para Milão (destino final). Neste caso, passaríamos pela imigração em Roma, né? E só depois iríamos para a área de voos locais com destino a Milão? Obrigada desde já por compartilhar essas informações!
Oi Priscilla, sim, imigração em Roma e depois conexão para Milão.
opa fabricio, estou indo para milão com conexão em roma
2 perguntas…
tenho 5 horas de conexão… dá pra ir ao centro de metro e voltar?
estou indo com minha esposa que não fala ingles nem italiano,
como funciona o procedimento, podemos passar juntos na imigração?
Oi Thiago, fica no aeroporto, não dá tempo de sair não. Imigração lá é lenta, aeroporto um pouco tumultuado, conexões longas… Só a ida do aeroporto até Estação Termini demora 1h20 pra ir, fora a volta. Podem passar juntos na imigração.
Olá, você poderia me ajudar?
Vou fazer uma conexão longa em Roma, de 11 horas, e queria fazer um tour por Roma. Em qual imigração eu passo?
Pela imigração da conexão ou pela outra?
Desde já muito obrigada.
Oi Josi, tudo bem? Siga em direção ao desembarque.
Olá,
Tudo bem?
Eu tenho um voo de volta pela Alitalia de veneza para São paulo com conexão em roma de 01h40min. A imigração acontecerá em veneza ou roma? Este tempo de conexão é suficiente?
Muito obrigado, um abraço
Em Roma, dá tempo sim, mas seja ligeiro.
Boa tarde! Tenho um voo Brasília-Lisboa-Roma que chega às 12:55 e gostaria de pegar um trem para Nápoles no Roma Termini às 15:28.
Você acha que dá tempo?
Muito obrigada,
O tempo é justo, se não tiver atrasos, dá sim.
Fabricio adorei seu blog e já peguei varias dicas, muito muito obrigada mesmo.
Eu vou fazer meu primeiro voo internacional sozinha agora semana que vem para Veneza e minha escala é em Roma
Tudo pela Alitalia você poderia me dizer por favor
Como funciona?
Estou com dúvida por exemplo, vou sair do avião lá em Roma e vou mudar de terminal e depois fazer a imigração ?
Ou primeiro é a imigração e não mudo de terminal ?
Obrigada
Oi Fransciane, tudo bem? Você vai sair do avião e vai direto para a imigração, depois da imigração é só seguir as placas até o portão de embarque do seu próximo voo. Os terminais do aeroporto de Roma são todos unidos, as vezes a gente nem sabe quando sai de um e entra em outro, fica tranquila, não é como em alguns lugares onde os terminais são prédios separados e tem que pegar trem ou ônibus para se deslocar entre eles.
Estou indo para Itália em julho,viagem de 15 dias. tenho passagem ida e volta, seguro, e reserva no hotel. Minha imigração vai ser em Lisboa, minha dúvida é o seguinte, o vôo tá previsto a chegar na Itália de 00:30, e minha reserva no hotel está com o check in de 14h, vou ter problemas na imigração por conta do horário? Ou devo fazer uma reserva pra passar a madrugada? Pois o hotel não recebe de madrugada.
Outra dúvida, é que vou na minha férias da faculdade, devo levar um comprovante e uma declaração que estou matriculada na faculdade? Pois fiquei sabendo que tenho q levar algum vínculo que tenho com o Brasil, eu não trabalho, só estudo e quem está pagando é meu pai.
Fabrício, boa tarde. Parabéns pelo seu trabalho, sempre ajudando a todos nas muitas dúvidas.
Poderia me ajudar também? Rs…
Em dezembro tenho um voo de Guarulhos a Roma pela Alitalia que chega às 12:05, segundo informações, no T3. Meu destino inicial será Paris, e o voo que pretendo pegar é um que sai de Roma às 13:50 do T1 por outra cia. Aqui surgem as dúvidas: a imigração farei em Roma mesmo? O tempo entre os voos é suficiente para mudar de terminal, pegar as malas e passar pela imigração? Nunca estive na Europa, chegarei em Roma e vou a Paris, seguindo de lá para Amsterdã e Bruxelas, de onde pego o voo ao Brasil com conexão em Frankfurt voando LATAM.A única imigração que farei será em Roma ou em cada país que visitar farei uma imigração? Existe um valor mínimo em Euros diário para se fazer uma viagem a Europa? Quanto gasta em média com alimentação e transporte em Paris/Amsterdã? São muitas dúvidas!!
Agradeço muito se puder me ajudar. Muito obrigado.
Boa tarde Fabricio, td certo?
tenho voo do Brasil para Veneza com conexão em Roma…..
lendo alguns comentários aqui ainda fiquei em dúvida e acho q mais gente ficou……..
duas situações…….
1- passageiros com conexão doméstica se dirigem ao setor reservado de conexões e lá seria feita a imigração para então se dirigir ao terminal de embarque sem pegar malas (mesmo localizador Alitalia por exemplo)….
2- passageiro mesmo com conexão doméstica passa pela imigração (como se fosse desembarcar em Roma), redespacha as malas no balcão da cia e então se dirige ao embarque……
qual das duas situações acontece para quem tem conexão?
me parece mais lógico e racional se fosse a primeira alternativa, mas na Africa do Sul me ocorreu a segunda………
Oi Marcel, tudo bem? Vindo do Brasil, você vai fazer a imigração e seguir para o setor de conexões. Estando todos os trechos no mesmo código localizador, as malas seguem até o destino final, sendo ele dentro da Itália (o seu caso) ou nos países vizinhos que fazem parte do Acordo de Schengen. Na Europa funciona assim, mas como você mesmo viu, em alguns países é diferente, é o caso da Africa do Sul e até mesmo do Brasil.
Boa tarde Fabricio, tudo bem?
Em setembro vou a Paris pela Alitalia com conexão em Roma, mas vou ficar na casa de um amigo.
Como não tenho hospedagem reservada, como faço nesse caso? Consegue me ajudar?
Um grande abraço
Oi João, tudo bem e com você? Seu caso é simples, você precisa que seu amigo faça uma carta convite (em inglês) para você apresentar na imigração em Roma.
Abs.
Olá, viajo em setembro para Roma , meu vôo tem conexão em Lisboa, farei imigração em Lisboa ou no meu destino final no caso Roma? Como proceder em Roma? Irei com meu filho de dois anos, será mais embaraçoso?
Oi Michelle, tudo bem? Recomendo ler esse post: http://www.vounajanela.com/para-iniciantes/onde-vou-fazer-a-imigracao-na-europa/
Fabrício, por favor, pode me tirar uma dúvida? É a minha primeira viagem internacional. Vou fazer uma conexão em Roma de mais de 10h com destino final Cairo. Nesse tempo, gostaria de aproveitar e visitar o Coliseu. Após descer do avião, sigo na fila da imigração como se fosse ficar em Roma ? (Desembarque?), apenas explico que gostaria de sair do aeroporto, comprovando com as passagens que Roma não é meu destino final, correto? Na volta, é só se dirigir direto ao saguão de embarque para o Cairo, não é? Obrigado desde já.
Oi Christian, é praticamente isso. A diferença é que (como você disse), na chegada você vai ter que fazer a imigração de entrada na Europa e ao voltar pro aeroporto você vai ter que fazer a imigração de saída da Europa antes de seguir para a sala de embarque.
Olá Fabrício, Boa noite!
Estou indo para Paris com conexão de 3h em Roma. Devo seguir para “transiti/connections” e depois passar pela imigração, pois dessa forma é só aguardar o voo para Paris?
Obrigado desde já!
Olá Fabrício, bom dia!
Estou indo para Paris com conexão de 3h em Roma. Devo seguir para “transiti/connections” e depois passar pela imigração, pois dessa forma é só aguardar o voo para Paris?
Obrigado desde já!
Isso mesmo, Gabriel.
Olá Fabricio, boa tarde.
Vou para Paris, com conexão em Roma pela Alitalia, uma pergunta que me intriga muito, pois é meu primeiro voô internacional. Esses voos tem muitas turbulencias por serem demorados? E, outra pergunta, posso solicitar um tradutor porque nao domino nem italiano e nem inglês?
Fabricio Rocha de Sousa, Pedro Afonso TO
Oi Xará, tudo bem? Olha, turbulência é imprevisível, mas pode acontecer especialmente quando estamos sobrevoando o oceano ou na região entre o oceano e os continentes, pois (entre outros fatores) a diferença da temperatura da terra para o mar ajuda a causar as turbulências. Mas não costuma durar muito. Sobre a imigração, só em italiano ou inglês mesmo.
Olá Fabrício, tudo bem? Parabéns pelo blog…muitas informações úteis 🙂
Tenho uma dúvida: Vou para França e farei escala de 3h em Roma. Sei que o processo imigratório será feito na Itália, mas o meu amigo (a pessoa que irá me acolher é francês e residente na França)…nesse caso a carta redigida por ele (não italiano e não-residente na Itália) tem valor aí na Itália?
Muito obrigado,
Um abraço 🙂
Oi Ronaldo, feliz 2020! A carta tem valor, mas precisa ser escrita em inglês ou italiano.
Amigo b dia
Estou vendo suas dicas e agradeço a ajuda. Tenho um voo de retorno com a Alitalia, na verdade a TAP que vai fazer o primeiro trecho Lisboa/Roma e depois parto de Roma/Rio, o prazo entre conexão é de 1:20h já vi que falou que é apertado, mas da, como vou com crianças me fala se do terminal 3 ao terminal 1 leva qto tempo caminhando? E se ao desembarcar em Roma precisa passar por algum tipo de imigração ou é correria para o terminal do embarque destino Rio.
Abraço
Oi Eduardo, é um caminhadinha de uns 30min + um trem interno. Você também vai fazer a sua imigração de saída em Roma antes de seguir para o satélite da Alitalia de onde saem os voos intercontinentais. Sobre a imigração, ela costuma ser bem tumultuada. Na minha última vez lá eu gastei uns 35 minutos.
Boa tarde Fabrício, tudo bem? Tenho um voo pela latam do Brasil para Milão chegando 9hrs e tenho outro voo para Paris 10:35.. vc acha que dá tempo? Qual seria o terminal? Obrigadaaa desde já
Complicou! Em 1h35 não vai dar tempo de fazer a imigração e embarcar no próximo voo. Lembre-se que 10:35 é o horário da decolagem, o portão de embarque fecha meia hora antes da partida.
Como passar pela imigração em Roma sem falar inglês nem italiano?
Alguns aeroportos tem interpretes, não sei se é o caso da Itália. No mais, tem que ir no improviso ou aprender algumas falas básicas.
Boa tarde Fabricio, tudo bem?
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Está me ajudando muito para montar meu roteiro de viagem.
Tenho uma dúvida e queria que você me ajudasse.
Em outubro tenho um vôo pela ITA que chega em Roma às 11:40am. Quero pegar um trem no aeroporto direto pra Nápoles. A partir de que horário você me indica pra comprar o bilhete? Fico na dúvida porque não sei quanto tempo vou levar entre desembarque, imigração, retirada de bagagens…
Obrigado
Bom dia, Fabrício. Tudo bem?
Tenho um vôo da ITA em outubro para Milão com conexão em Roma de apenas 01 hora. Dá tempo de descer da aeronave no T3, passar pela imigração e embarcar no vôo doméstico no T1 para Milão? Acho curto o tempo. Caso eu perca o vôo por conta desse tempo curto, a companhia deve me alocar no próximo vôo, correto? E a minha mala, corre o risco de extraviar? Aguardo suas orientações e dicas e desde já lhe agradeço. Abraço.
Olá! Tudo e com você? É pouco tempo! Chances reais de você perder o seu voo. Sobre a reacomodação, a empresa faz, mas você ficará em uma lista de stand-by aguardando e isso pode levar horas ou até mesmo um dia de espera e não quero te assustar, mas sim, sua mala pode ser extraviada.
Olá amigo. Tenho um voo pela ITA em dez/2024. Sou ítalo-brasileiro e tenho o passaporte europeu, mas minha companheira não. Previsão de chegada em Fiumicino, Roma é às 11h40 e, logo em seguida, 1h20 depois, às 13h tenho q embarcar p/Milão. Vc acha q dá tempo? Minha companheira tem q ficar na fila da imigração separada ou é possível ela passar junto comigo na fila de italianos. Se falei algo errado pode me corrigir pq é a primeira vez q estou indo. Obrigado.
Olá, tudo bem? Ela precisa passar na fila separada, já que a imigração para passaporte europeu neste aeroporto é feita em catracas automáticas e o sistema só reconhece os passaportes europeus. Mas se você quiser, você pode passar com ela na imigração geral.