Se tem algo que não falta no Rio de Janeiro, são lugares fotogênicos e o Parque Lage, coladinho no Jardim Botânico não foge a esta regra. Mas ele acaba passando batido pela maioria das pessoas que optam por visitar o vizinho mais famoso. Por outro lado, o Parque Lage está sempre mais vazio, algo ótimo em uma cidade turística como o Rio de Janeiro.
Em comparação com o Jardim Botânico, o Parque Lage é bem menor, são 52 hectares de área e boa parte dela são formadas por trilhas que segue para o morro do Corcovado. Toda essa área nasceu como um engenho de cana de açúcar e desde 1957 é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro.
Mas o que todo mundo procura quando visita o Parque Lage vai em busca da foto que o deixou famoso, esta que ilustra a imagem de capa deste post. A vista de dentro do casarão do sério XIX emoldurando o Corcovado e o Cristo Redentor. E não vai ser incomum vocês encontrarem uma pequena fila de pessoas fazendo a foto hypada.
Mas indo um pouco mais além da bela foto, no casarão funciona a Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro, dá para visitar o casarão e a minha dica é chegar cedo e tomar um belo café da manhã no Bistrô Plage. Super charmoso, de frente para o espelho d’água que fica dentro do casarão. O preço não é exatamente baratinho, o café da manhã para dois custa 76,00 reais. Mas acho que vale a experiência.
Depois do café, vale explorar os caminhos e jardins do parque, um sopro de paz e tranquilidade fora do tumulto das ruas do Rio de Janeiro.
Como visitar o Parque Lage
O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 no Jardim Botânico. Eu fui até lá de Uber saindo de Botafogo e a corrida custou 18 reais. Como naquela área não tem metrô, chegar lá de ônibus é fácil. Na página RioTur dedicada ao parque tem um simulador onde você consegue colocar o seu ponto de origem e ele mostra as opções de transporte até lá. Link: http://visit.rio/que_fazer/parque-lage/
A entrada do parque é gratuita e ele abre diariamente, das 8h às 17h (no horário de verão ele fica aberto até às 18h). O Restaurante abre de 2ª a 6ª feira – 09h às 23h. No Sábado das 13h às 23h e no domingo das 09h às 23h.
Dica: combine a visita com o Jardim Botânico e depois dê uma esticadinha até a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro
O Rio tem hospedagem para todos os bolsos, dos hotéis mega luxuosos até os hostels charmosos. Dá uma olhada na nossa lista de hotéis abaixo.
Não encontrou o hotel acima, dá uma olhada na nossa lista completa de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui
***
Bondinho do Pão de Açúcar e a melhor vista do Rio
Parque Lage
Museu do Amanhã
Rio Star, a roda-gigante do Rio
Escadaria Selarón
Como usar o VLT Carioca
Como fazer uma conexão no Aeroporto Santos Dumont
Hotel perto do Aeroporto Santos Dumont
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Muito show! Vou visitar