Várias pessoas me pediram um post sobre como é voar com a Latam dentro do Brasil e como está funcionando a cobrança serviço de bordo da empresa e as principais mudanças desde o fim da TAM e o nascimento dessa nova empresa aérea.
Bom, provavelmente você sabe que a TAM foi comprada pela chilena LAN Airlines e dessa fusão surgiu a Latam Airlines. Quem estava habituado a voar com a TAM, estranhou muito todas as mudanças que a companhia passou até agora. Realmente é outra empresa e infelizmente, mudou para a pior.
A Latam é uma empresa com preço de companhia aérea premium e com serviço de low-cost. Se antes, na TAM, a gente tinha balinhas de boas vindas e serviço de bordo gratuito, hoje a gente tem que pagar para despachar as malas e pela comida.
Eu já fiz vários voos dentro do Brasil com a Latam, de São Paulo para Belém, São Luís, Rio, Curitiba e recentemente ida e volta para Porto Seguro na Bahia. Nesse post, eu vou falar como é voar com a Latam dentro do Brasil na rota de São Paulo (Guarulhos) a Porto Seguro.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Latam dentro do Brasil
Compra da passagem
Eu comprei as passagens direto no site da Latam e não tem mistério, só que a gente precisa ficar atento as faixas de preços pois a tarifa Light – a mais barata – não possui despacho de bagagem incluída. As tarifas Flex e Top possuem despacho de bagagem de 1 ou 2 malas de até 23kgs e algumas outras facilidades, além de outras faixas de acúmulo no programa de fidelidade.
Eu voei só com a mala de mão e com a tarifa Light o passageiro pode levar uma mala de mão de até 10 quilos e uma mochila ou bolsa. Para mim, estava perfeito. A tarifa Light também permite a marcar a poltrona e acumular milhas no Latam Fidelidade.
Check-in
Eu fiz o check-in pelo aplicativo da Latam, de maneira simples e rápida. Como não ia despachar a mala, eu cheguei no Aeroporto de Guarulhos faltando pouco mais de 1h para o embarque e entrei direto para a sala de embarque doméstico no Terminal 2.
Embarque
Eu estava na sala de embarque quando foi anunciado que o voo teria um atraso em razão das condições climáticas em Porto Seguro. Chovia muito forte na cidade e a pista daquele aeroporto por ser curta, não oferece condições seguras para as operações de pouso e decolagem com chuva intensa. Bom, as horas foram passando até que o voo foi cancelado e remarcado para o dia seguinte. O que fazer, né?
A Latam providenciou hotel, transporte e jantar para todos os passageiros. Mesmo morando em São Paulo, eu optei pela acomodação da empresa, para facilitar o retorno para Guarulhos no outro dia.
No dia seguinte o voo estava marcado para sair às 13h30, voo JJ3602 e lá fomos nós. Embarque de prioridades, seguido dos demais passageiros em fila única.
A aeronave
Os voos ida e volta foram operados pelos Airbus A321 configurados em classe única com 220 poltronas na tradicional cross section 3-3. A aeronave, prefixo PT-MXI (que curiosamente cumpriu o voo de ida e volta) ainda está com a pintura da TAM.
A aeronave foi fabricada em 2011 e entregue nova a TAM, por tanto, já tem aí 6 anos de uso e está bem conservado.
Estas aeronaves não são equipadas com sistema de entretenimento individual, apenas as telas coletivas e que só tinham o mapa de voo sendo exibido. Por outro lado, os A321 estão equipados com o Latam Entertainment, o sistema de entretenimento da Latam e que pode ser acessado com o aplicativo Latam Entertainment para iOS e Android.
Voo e serviço de bordo
O voo partiu com 30 minutos de atraso, em nenhum momento a companhia explicou a razão. Já o voo de retorno estava previsto para sair às 14h45 e às 14h43 estava alinhado na pista para a decolagem, acho que foi meu primeiro voo da Latam sem atraso.
Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo pago, o Mercado Latam. O modelo é semelhante ao das empresas aéreas do segmento low-cost, ou seja, é tudo pago mesmo.
Eu fiz algumas fotos do cardápio, para vocês verem as opções e os valores. Eu achei os preços medianos, nada baratinho, mas também nada absurdo, considerando o preço de aeroporto que é de doer nos bolsos.
O pagamento é feito em dinheiro, preferencialmente trocado ou no cartão de crédito. O cardápio tem algumas boas opções de lanches, snacks e bebidas.
Eu tomei uma cerveja e um mix de castanhas por 18 reais. Não é exatamente baratinho, mas não é proibitivo.
Depois do lanchinho eu fui explorar o Latam Entertainment. É uma versão mais compacta do sistema que vem embarcado nas aeronaves Boeing 767, 777, A320 e A350 que cumprem os voos internacionais. Tem alguns filmes, lançamentos, séries, música, mapa de navegação. Achei interessante uma opção no menu com programas de até 30 minutos de duração, bom para voos curtos.
Quem quiser assistir a programação no notebook ou sem baixar o app, é só se conectar a rede wi-fi da aeronave a digitar http://entertainment no navegador.
Nas poltronas ficam disponíveis o menu do Mercado Latam e a revista Vamos, que é bem interessante e sempre achei muito bem feita.
O voo foi tranquilo e em 1h50 depois estávamos pousando em Porto Seguro.
Conclusão
Para quem estava acostumado a voar com a TAM, viajar com a Latam é uma decepção. Justamente por eles oferecerem um serviço low-cost e high-fare. Mas infelizmente é a tendência do mercado, né?
Leia mais
Como é voar com a Latam para o México
Como é voar com a Latam para o Chile
Como é voar no Airbus A350 da Latam
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Boa tarde Fabricio
Obrigada pelo relato, bem esclarecedor.
Eles servem água de graça no voo?
Obrigada.
Oi Andreia, obrigado pela mensagem.
Sim, mas tem que pedir, não passam servindo.
Nunca viajei pela Latam, depois do seu depoimento acho que vai ficar a desejar. 🙁
Depois que eu escrevi esse post ainda piorou mais.
Não recomendaria a Latam ultimamente, pelo menos quando se trata de Vitória Espirito Santo, que decepção, que transtornos nos causaram, o Vôo que estava programado para Brasília 17:00 não tinha vaga e relocaram para um vôo paras as 22:00 hs, já imaginaram ficar mais 5 horas no aeroporto, sem contar que já tínhamos chegado 2 horas antes, e tem mais, na vinda de Brasília para Vitória fazendo conexão em Belo Horizonte houve um atraso de 2 horas, sendo melhor vir de carro, que gastaria o mesmo tempo, ou uma empresa aérea competente
Pior que todas estão no mesmo patamar, Carlos. No Brasil e fora. Eu voei de Lisboa para Varsóvia na Executiva da TAP e eles perderam a minha mala, para completar, me deixaram 6h esperando no aeroporto.
Que medo to fora mesmo nem quero.
Medo de que, gente? hahaha
A TAM não foi comprada pela LAN chilena, foi simplesmente uma fusão, ninguém comprou ninguém.
Quanto ao serviço, realmente é de low cost, mas tem que se ver que hoje em média são as tarifas mais baratas no Brasil para a maioria das rotas.
Olha, Alvaro, sinto te informar, mas foi uma compra sim, e por 3,8 bilhões de dólares. https://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/lan-compra-tam-por-us-38-bilhoes/n1237748113936.html ou você pode ler essa matéria ótima da Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/economia/compra-da-tam-pela-lan-chile-ameaca-soberania-aerea-e-integracao
VIAJAR COM A LATAM PARA O BRASIL E CARISSIMA EM DUAS PESSOAS 3.840,00 EUROS.
TENHO QUE IR AO BRASIL EM JULHO 2019. NAO POSSO VIAJAR COM A LATAM POR CAUSA
DO VALOR DAS PASSAGENS. PARA LEVAR AS BAGENS 480.00, PERDEMOS O DIREITO DE LEVAR AS BAGAGENS E UM ABSURDO QUEM VIAJA PRECISA LEVAR AS ROUPAS COISAS
PESSOAL E UM DIREITO NOSSO.