Economizar ao máximo na compra das passagens aéreas já é meio caminho andado para uma viagem mais econômica, já que elas costumam ser a parte mais cara de uma viagem.
Como comprar passagens aéreas mais baratas? A primeira coisa que você precisa saber, é que não existe uma fórmula mágica. Mas sim, existem algumas dicas que podem te ajudar bastante nessa tarefa.
Como conseguir passagens aéreas mais baratas
Sites de comparação de preços
Pode parecer óbvio, mas esse é o seu ponto de partida para conseguir tarifas melhores. A dica principal aqui é nunca ficar restrito a um único site de buscas, já que as companhias aéreas mantém diferentes acordos com esses sites. Geralmente eu pesquiso no Decolar, Kayak s Skyscanner.
Não encontrou boas tarifas? Faça diferentes combinações de datas. Use a função de alertas do Skyscanner, ele avisa quando uma passagem baixar de preço ou entrar em promoção.
Feito isso, eu compro direto no site da companhia, pois esses sites costumam cobrar uma comissão sobre a venda. Além disso, esses serviços estão começando a cair na lista negra das empresas aéreas, O grupo KLM / Air France e Lufthansa estão cobrando uma taxa extra para passagens compradas nesses sites. No caso da Lufthansa, a tarifa é de 16 euros.
Com qual antecedência comprar?
Não existe uma regra exata, passagens aéreas oscilam de acordo com a demanda, mas eu opto sempre por 45 dias para vôos domésticos e 90 dias para vôos internacionais.
O melhor dia para comprar
Novamente aqui não é uma regra, mas um ótimo dia para comprar passagens aéreas é na terça-feira, pois é quando muitas empresas lançam promoções para equalizar as vendas. Eu sempre pesquiso diariamente os trechos que pretendo voar e vou analisando a oscilação dos valores. Quando estou a menos de 3 meses da viagem e o preço começa a subir aos poucos, dia a dia, está na hora de comprar. Pode parecer cansativo ter que pesquisar todos os dias, pesquise a cada três dias. Comigo funciona muito bem e o esforço vale a pena.
Voar durante a semana é mais barato
Os dias mais caros da semana são a sexta-feira e o domingo, pois são dias escolhidos para aquele bate-volta de fim de semana. Essa regra vale mais para viagens domésticas ou internacionais de curta duração. Em viagens internacionais, eu sempre opto por viajar entre terça-feira e quinta-feira, e já encontrei preços incríveis de volta da Europa para o Brasil no domingo.
Seu navegador pode ser seu maior inimigo
Uma dica é limpar os cookies. Acessar os sites de forma anônima (no caso do Chrome, clique aqui) não tem nenhuma comprovação técnica. Dizem que os sites das empresas usam essas informações para monitorar as suas preferências e cobrar valores mais altos das passagens. Eu nunca constatei uma diferença navegando como anônimo.
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram