Montmartre para mim é o bairro mais charmoso de Paris! Mas em uma cidade tão grande e famosa pelo charme e encantamento das suas ruas, o que faz de Montmartre tão especial?
Se você já assistiu o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, sabe do que eu estou falando, se não viu, recomendo muito. A obra de Jean-Pierre Jeunet e Audrey Tautou no papel da protagonista imortalizou o bairro parisiense.
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça o seu aqui com desconto
Montmartre fica no norte de Paris, é salpicado de bares e restaurantes ótimos e super divertidos, as ruas são cheias de artistas, pintores e poetas. Cada cantinho é um verdadeiro cenário de cartão postal.
E voltando a falar em Amélie Poulain, na Rue Lepic fica o famoso café onde acontece boa parte do filme. Claro que você pode imaginar que o lugar é lotado de turistas, mas vale a pena enfrentar as filas e tomar pelo menos um café. Há quem diga que a comida não é boa, além de ser absurdamente mais caro que em outros lugares de Montmartre. Dica: se for ao banheiro, leve a câmera fotográfica ou o celular.
O famoso Moulin Rouge, que também já foi tema de filme, é o mais famoso cabaré de Paris e fica ali pertinho, no boulevard de Clichy.
No bairro fica também a famosa Basílica de Sacré-Coeur, abarrotada de turistas, mas dá um desconto pois ela vale muito a visita. Ela fica no topo do Monte Martre (que, adivinha? Dá nome ao bairro), é o ponto mais alto de Paris e de lá a gente tem uma vista linda da cidade. Bom, se o tempo ajudar né? Olha a minha foto abaixo.
A basílica do Sagrado Coração (em português) foi toda construída com mármore branco que veio lá da região de Seine-et-Marne, e começou a ser erguida em 1875 e ficou pronta em 1914.
Para entrar na Basílica a gente não paga nada, só uma revista minuciosa que é feita pois vale lembrar que a França está vivendo em constante estado de alerta por causa de ataques terroristas e lugares como a Sacré-Coeur são alvos em potencial.
Em uma das cúpulas da igreja tem um mirante, a entrada é paga, mas como o tempo em Paris estava fechado nesse dia, preferi não pagar pois não daria para ver muita coisa mesmo.
Porém, o mais gostoso de Montmartre certamente é caminhar pelas ruas, sentir a atmosfera única do bairro e se puder, faça como eu, se hospede lá (link aqui).
Como chegar a Montmartre e a Basílica de Sacré-Coeur
Eu recomendo começar a visita pela basílica, e se você for chegar de metrô, a melhor estação é a Anvers (linha 2). Veja aqui como usar o metrô de Paris.
Saindo do metrô, atravesse a avenida Boulevard de Rochechouart e siga pela Rue de Stainkerque e você já vai ver a basílica ao fundo.
No pé dela ficam alguns imigrantes africanos aplicando golpes nos turistas, tenha muito cuidado. Saiba mais sobre este e outros golpes aqui.
Se você não quiser subir os longos degraus até o topo do monte onde fica a Sacré-Coeur, tem um funicular que faz o trajeto, a estação dele fica no lado esquerdo do pátio de entrada da praça da igreja.
Depois de visitar a basílica, vale se perder pelas ruelas do bairro e descobrir todos os cantinhos lindos de Montmartre.
Se você estiver procurando onde ficar em Paris, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui. Mas deixo algumas dicas abaixo.
Na minha primeira vez em Paris me hospedei no hotel Bonséjour Montmartre, que tinha nada menos que 4 estações do metrô perto e ficava a uns 15 minutos de caminhada da Gare du Nord. Eu paguei o equivalente a 280 reais na diária com café da manhã.
Já na minha segunda vez em Paris eu fiquei no sensacional Hotel Saint-Louis Pigalle. O hotel também fica em Montmartre, coladinho na estação Pigalle do metrô. Entretanto o que eu mais gostei nesse hotel, é que os quartos tem uma atmosfera de casa.
Tem hotéis que não tem como errar e o Mercure Paris Pigalle Sacre Coeur é certamente um deles. O hotel fica coladinho na Basílica de Sacré-Coeur e com estação de metrô ao lado.
A rede Novotel não tem como errar, são hotéis confortáveis e com preços acessíveis. A dica aqui é o Novotel Paris Les Halles, que fica pertinho do Louvre e tem instalações modernas e muito confortáveis.
O Hotel Opera Maintenon é um verdadeiro achado, um hotel duas estrelas, mas com conforto de hotel 4 estrelas e ótimo preço.
Já pensou, ficar hospedado do lado da Torre Eiffel em Paris e sem pagar uma fortuna? A dica é o Hotel Royal Phare, um hotel super charmoso e confortável localizado a uma quadra da Champ de Mars e a uns 700 metros da Torre Eiffel.
Outro hotel que é um pequeno achado em Paris, o Hotel De Suede Saint Germain é pequeno, aconchegante e fica em uma rua bem tranquila de Paris.
Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Como ir do aeroporto de Orly até o centro da cidade
Como é passar pela imigração em Paris
Como usar o metrô de Paris
Conheça os 5 golpes mais comuns em Paris
30 lugares para visitar em Paris
O que fazer em Paris em 4 ou 5 dias
Como visitar a Torre Eiffel
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
Dicas para visitar o Museu do Louvre pela primeira vez
Como visitar o Arco do Triunfo
Île de La Cité e Catedral de Notre-Dame
O que fazer em Montmartre
Cemitério do Père-Lachaise
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.