Não dá para pensar em Portugal e não lembrar do bacalhau e doces a base de ovos e visitar a terrinha sem comer essas delícias é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Preparei um post especial com dicas de café da manhã, almoço e jantar na cidade.
Onde comer no Porto
Café da Manhã
Se o seu hotel não serve o café da manhã, ou você simplesmente quer que a sua primeira refeição do dia seja especial, a minha dica é o Café Restaurante Guarany, na Avenida dos Aliados, em frente a Praça da Liberdade. O lugar foi aberto em 1933 e claro, que o nome vem das tribos indígenas que habitavam partes do Brasil e América do Sul. Além disso, foi numa época em que o Brasil era o maior produtor de café do mundo.
O interior do café preserva muito da arquitetura original e mobiliário. O lugar é luxuoso até hoje e para minha maior surpresa, os preços são excelentes. Com menos de 10 euros, podemos tomar um ótimo café da manhã. Dica: o crepe de chocolate quente com morangos e chantili é de comer rezando.
Almoço
Quando a gente fala de Portugal, automaticamente pensamos nos pratos com bacalhau e doces a base de ovos. Você pode ter certeza que em nenhum outro lugar do mundo vai encontrar bacalhau melhor do que na terrinha. Minha dica de almoço é o Bacalhau Gomes de Sá servido em um pequeno restaurante familiar chamado A Tasquinha que fica quase em frente a Igreja do Carmo. Com 15 euros eu comi um prato imenso de Bacalhau com Natas e para beber, meia garrafa de Vinho Verde, além do cafezinho.
Nesse restaurante aconteceu um fato muito curioso. Como o prato servido é enorme, eu não consegui comer tudo, notando que eu ia deixar meio prato para trás, o dono do restaurante veio até a minha mesa e me perguntou se não estava bom. Eu respondi que estava ótimo, mas que já estava bem satisfeito. Aí ele puxou uma cadeira, se sentou na minha mesa, pegou o resto da comida e colocou no prato e disse: “Ora pois, mocinho, aqui em Portugal não desperdiçamos comida, vais comer tudinho”. Eu fiquei incrédulo e claro, comi. Dado momento, o restaurante estava fechando e só eu estava ali e aí que toda a família, pai, mãe e dois filhos se sentaram a mesa comigo e ficamos todos jogando conversa fora. É esse clima hospitaleiro do Porto que definitivamente me conquistou, eles tem um carinho especial com nós, brasileiros. Tem esse clima de família o tempo inteiro.
Jantar
Para fechar com chave de ouro seu dia, um bom jantar em um dos vários restaurantes no Cais da Ribeira é a dica. São vários lugares que oferecem pratos internacionais e claro, uma variedade enorme do bacalhau: à Lagareiro, Gomes de Sá, com Natas, à Falcão, à Narciso. Variedade é o que não falta. Eu optei por um Bacalhau com Natas, com queijos e bolinhos de bacalhau de entrada, para beber uma garrafa de Vinho do Porto além de sobremesa. Preço desse jantar incrível? 20 euros e de graça uma vista noturna incrível do principal cartão postal da cidade.
Leia mais:
O que fazer no Porto (roteiro de 2 dias)
Roteiro do Porto a Lisboa de carro ou de trem
Onde ficar no Porto
Como é passar pela imigração no Porto
Como usar o metrô do Porto
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal
Onde ficar no Porto
Eu escrevi um post explicando as melhores partes para se hospedar no Porto e também onde evitar. Recomendo a leitura.
Compre aqui seus passeios no Porto
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Ola!
Qual é esse restaurante que você sugeriu para o jantar???
Não localizei o nome.
Obrigada
É o “A Tasquinha” que fica quase em frente a Igreja do Carmo.
Oi o tasquinha foi no almoco,qual foi o rtaurante no Cais da Ribeira?
O Avó Maria, também tem o Filha de Mãe Preta, são ótimos.