Singapura é uma cidade onde tudo funciona muito bem, um verdadeiro case de sucesso para um lugar que surgiu praticamente do nada. E claro, o metrô de Singapura funciona super bem e com certeza é a melhor forma de se locomover pela cidade-estado.
O MRT, abreviatura de Mass Rapid Transit é formado por cinco linhas que cobrem a cidade inteira e faz ligação com o Aeroporto Internacional Changi. As linhas são: Circle Line (amarela), Downtown Line (azul), East West Line (verde), North South Line (vermelha) e a North East Line (roxa).
Além do MRT, existem outras três linhas integradas do LRT, um monotrilho que circula pelas regiões periféricas da cidade. Ao todo, o sistema tem mais de 100 estações, em um território relativamente pequeno. Certamente você terá uma estação por perto em qualquer canto da cidade.
Honestamente, o metrô de Singapura é um dos mais perfeitos que eu já vi, seja pela abrangência, facilidade de uso e limpeza.
Como usar o metrô de Singapura
As passagens para o metrô de Singapura são vendidas nas máquinas de autoatendimento nas estações, o sistema está disponível nos idiomas oficiais da cidade, incluindo o inglês.
As máquinas aceitam alguns cartões de crédito, moedas e notas de baixo valor, até 10 Dólares de Singapura. Se você não tiver novas menores, o pessoal dos balcões de atendimento do MRT podem trocar para você, é um serviço que eles oferecem normalmente.
Para comprar o bilhete você precisa informar a sua estação de destino na opção “Buy Standard Ticket” de duas formas: pelo mapa da rede ou digitando o nome da estação, é muito prático.
O valor é de acordo com o trecho percorrido, diferente de outros lugares onde a tarifa é fixa independente da distância da viagem. Você pode optar também por comprar já a ida e a volta, considerando voltar pela mesma estação de destino.
Depois é só fazer o pagamento pelas opções que eu disse acima, uma luz verde vai piscar no dispenser e liberar o bilhete em forma de cartão e o troco, caso tenha.
Esse cartão do metrô de Singapura custa 10 centavos e o preço já é cobrado na tarifa, ele é recarregável, mas a validade é pequena, só 6 viagens durante 30 dias. Vale dizer que esse valor pago, apesar de pequeno, é reembolsado automaticamente na tarifa na terceira viagem e vira desconto na sexta viagem.
Também existem passes ilimitados, o Singapore Tourist Pass, para 1 dia (10 SGD), 2 dias (16 SGD) e 3 dias (20 SGD). Para que for andar muito pelo sistema e ficar mais de um dia na cidade, vale a pena. Mais informações, clique aqui.
A gente precisa passar o cartão no leitor da catraca para entrar na plataforma e também para sair da plataforma na estação de destino. É legal ter o cartão em um lugar de fácil acesso para não atrapalhar as outras pessoas e criar filas.
Usar o metrô de Singapura é muito fácil, as estações tem vários mapas, displays informativos nas plataformas e dentro dos vagões. O site da SMRT ( Singapore Mass Rapid Transit) tem uma página onde a gente consegue planejar a viagem, inserindo a origem e o destino, e o site mostra quais linhas usar. Clique aqui.
Também existe o APP oficial do sistema, é facinho de baixar, só procurar na loja virtual do sistema operacional do seu smartphone e baixar, é de graça.
O metrô de Singapura tem algumas regras e que se não forem cumpridas geram multas, é proibido comer e beber dentro do metrô (500 SGD), fumar (1000 SGD), transportar líquidos inflamáveis (5000 SGD) e transportar Durians, que é uma fruta típica dessa região da Ásia e que tem um dos cheiros mais desagradáveis que eu já senti. O sabor também é horrendo e não entendo como as pessoas podem comer aquilo.
Como vocês leram, usar o metrô da cidade estado é muito fácil, as estações além de fáceis de usar, são lindas e cheias de obras de arte. Além disso, o ar condicionado poderoso delas é um belo refresco no calorão de Singapura.
Vídeo
Reserve aqui seus passeios em Singapura
Confira o nosso post completo com dicas de onde ficar em Singapura clicando aqui ou siga as dicas abaixo.
Quando falamos de lugares para se hospedar em Singapura a primeira imagem que vem em mente é o espetacular Marina Bay Sands, um dos hotéis mais famosos e desejados do mundo. E a fama dele se deve ao luxo e a sua piscina, que é nada menos que a maior piscina de borda infinita no topo de um prédio em todo o mundo.
Nesta mesma região fica o The Fullerton Hotel Singapore, um hotel cinco estrelas incrível e que tem uma das melhores localizações de Singapura.
Do outro lado da Marina Bay fica o The Ritz-Carlton Millenia Singapore e além de todo o luxo de um Hilton, ele tem uma das melhores vistas de Singapura.
Se você não quiser gastar tanto no Hilton, coladinho nele fica o Marina Mandarin Singapore, que tem a vista igualmente boa
Chinatown, como o nome diz, é o bairro chinês de Singapura. Ele fica coladinho em Marina Bay e tem hotéis igualmente excelentes e mais baratos. Nessa região fica o excelente Orchid Hotel, um quatro estrelas super confortável, com uma piscina deliciosa.
Pertinho dele fica o Amara Singapore, eu já me hospedei no Amara de Bangkok e é maravilhoso. Um cinco estrelas com preço de 3 estrelas.
Para quem pretende ficar em hostel, as cápsulas são a melhor opção pois garantem mais conforto e privacidade que os hostels. A mais famosa delas é a MET A Space Pod, que tem filiais em Boat Quay, Chinatown e na Arab Street. Vale dizer que todas tem ótima localização, apesar de que eu acho a de Boat Quay melhor localizada.
Em Chinatown tem um hotel cápsula bem famoso, o Galaxy Pod e o bacana é que ele tem cápsulas para casais a partir de R$ 190,00. Nada mal, heim?
Chegando em Singapura: visto, imigração e transporte
Como usar o metrô de Singapura
Regras e leis de Singapura, cuidado para não ser multado
Onde ficar em Singapura
O que fazer em Singapura
Gardens by the bay e as super árvores de Singapura
Cloud Forest
Bairro Árabe de Singapura
Little India, o bairro indiano de Singapura
Singapore Flyer, a roda gigante mais alta do mundo
Parque Marina Barrage
O seguro viagem é obrigatório para visitar Singapura, além de ser é altamente recomendável caso você tenha algum incidente e precise se auxílio médico ou apoio. Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
1 thought on “Tudo que você precisa saber para usar o metrô de Singapura”